Blog

7 soluções de engenharia mecânica e mecatrônica para impulsionar seu negócio.
27 de agosto de 2018
7 soluções de engenharia mecânica e mecatrônica para impulsionar seu negócio.

No meio de uma economia altamente globalizada e competitiva, a busca por soluções inovadoras para estabelecimentos cresceu como nunca, entretanto tão importante como encontrar tais soluções é a forma como você irá aplica-las ao seu negócio. Assim sendo, abaixo iremos apresentar soluções simples que podem impulsionar seu negócio.

Aproveite e conheça os nossos serviços de Engenharia Mecânica!

1-Controle de recursos por sensores:

Atualmente, a logística é um desafio e tanto para as empresas, se o seu negócio necessita de uma gestão de suprimentos ou de frotas é fundamental colocar a tecnologia para trabalhar ao seu favor. Uma boa sugestão, é a aplicação de sensores que facilitam o monitoramento de ativos.

2- Fluxo de sua loja:

Em um mercado cada vez mais competitivo entender o comportamento do seu cliente é um ponto de suma importância. Nesse sentido, uma análise de fluxo de visitantes em seu estabelecimento pode ser uma ótima solução para ajustar pontos internos e crescer seu negócio. Tal analise gera muitos benefícios estratégicos, como por exemplo:

  • Identificar horários de pico em seu negócio, o que torna possível alocar maior número de pessoas para atendimento nesses períodos ou realizar economia de energia;
  • Monitorar eficiência de campanhas de marketing;
  • Atratividade das Vitrines, definir a razão entre quantidade de pessoas que efetivamente entram na loja e as que apenas passam na frente;
  • Dados assegurados, a analise fornece informações verídicas e confiáveis para o varejista;
  • Definir a efetividade de suas vendas, é possível identificar a taxa de conversão de visitantes em consumidores;

3-Controle de temperatura e Umidade:

Caso seu negócio apresente ambientes controlados como datacenters, estufas, estoques ou reservatórios de alimentos é recomendável a instalação de sistemas integrados de monitoramento de informações como temperatura e umidade, tais sistemas tornam possível:

  • Geração de alertas em caso de problemas de climatização, informando os operadores para a tomada de ações corretivas;
  • Controle das informações a distância, permitindo a verificação do status de seu negócio mesmo longe dele;
  • Economia de energia, ao utilizar apenas os recursos necessários;
  • Prever falhas em equipamentos;

4-Monitoramento de performance de equipamentos industrial:

Atualmente, os novos equipamentos industriais já vêm com kits tecnológicos destinados ao envio de suas informações de funcionamento para rede de dados, sendo possível assim monitorar sua utilização. Entretanto, os equipamentos e maquinas mais antigos não apresenta mecanismos de monitoramento de performance ou conexão com a internet, assim sendo, as vezes é mais rentável para o seu negócio a implementação desses recursos separadamente do que a aquisição de equipamentos ou maquinas novos. O conhecimento de tais dados permite:

Quer saber mais sobre como otimizar as suas máquinas e equipamentos industriais? Confira nosso artigo!

  • Otimização de tempo;
  • Melhoramento da linha de produção;
  • Redução de custos;
  • Redução de mão de obra;
  • Prever falhas em equipamentos;

5-Normatização:

A norma regulamentadora NR12 determina regras e medidas de segurança do trabalho com o objetivo de eliminar riscos de acidentes aos trabalhadores na instalação, operação ou manutenção de máquinas e equipamentos. Sendo assim, analisar o inventário de máquinas, desenvolver a logística do ambiente de trabalho e consultar os colaboradores permite obter informações essenciais para calcular riscos e propor um projeto de adequação.

Leia nosso artigo completo sobre Normatização e o porque se adequar à NR12

A principal vantagem de adotar tal solução em seu estabelecimento, é evitar acidentes e reduzir os riscos no local de trabalho, prezando pela segurança de seus colaboradores.nr 12

6-Sensores para agricultura:

Caso você tenha um negocio no setor agrícola, uma boa dica seria a aplicação de sensores que por exemplo, seriam capazes de detectar a temperatura e umidade do ar, acionar um sistema de irrigação e realizar o envio de informações para um banco de dados online. Além disso, seria possível acessar projeções meteorológicas e se preparar com antecedência, regular o uso de água, tornando assim as lavouras mais econômicas e sustentáveis.

sensores de agricultura

7-Tirar suas ideias do papel:

Em muitos casos, você mesmo já pensou e teve uma ideia inovadora, entretanto apresentou dúvidas de como executa-la ou sobre a viabilidade da mesma, nesses casos, empresas como a EESC jr. poderão auxilia-lo na tomada de decisão e realizar um estudo detalhado sobre sua ideia. Podendo assim ajudar a tira-la do papel e solucionar seus problemas.

tirar ideia do papel

Confira nosso artigo sobre Empreendedorismo e o desenvolvimento de protótipos!

Ficou interessado em uma dessas soluções? Procure a EESC jr. para executá-los!

Ficou interessado em alguma das soluções apresentadas? Entre em contato conosco para solicitar um orçamento!

agende um diagnostico

Texto Escrito por José Sepúlveda, graduando de Engenharia Mecânica e Consultor da EESC jr. – Empresa Júnior de Arquitetura e Engenharia da USP São Carlos

Caroline Kanehira

1 Comentário

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Produção & Ambiental

Categorias