Arranjo Físico: As empresas vivem em um ambiente extremamente concorrido. Por isso, é muito importante se sobressair perante os concorrentes. Uma das maneiras para isso é organizar o espaço físico da sua empresa ou fábrica. Essa prática é muito importante e falaremos sobre seu funcionamento e benefícios a seguir.
A organização do espaço físico da empresa para que você atinja melhores resultados pode ser feita a partir do projeto de Layout Industrial, um serviço que pode melhorar o rendimento do tempo e do investimento com a disposição correta de cada elemento da sua fábrica ou empresa.
De forma geral, a reorganização do espaço físico é feita a partir de análises do funcionamento dos produtos e gestão da empresa. Ele envolve todos os setores, desde entrada e saída de produtos, estoque e espaçamento de máquinas. É diferente para cada tipo de empresa e é feito de modo que faça sentido para o estabelecimento. Portanto, ele determina a forma de organizar o maquinário e departamentos para alcançar a minimização de tempo de produção, a maximização do volume de negócios e maximização da capacidade produtiva. Empresas de consultoria fazem esse tipo de projeto.
É de extrema importância que o Layout Industrial seja feito de forma eficaz. Erros no projeto de layout podem gerar interrupções no fornecimento, levando à insatisfação do consumidor interno e externo, atrasos na produção, propiciando filas e estoques confusos e desnecessários, além de altos custos relacionados ineficiência da criação de sinergia entre o conjunto do arranjo físico (KANNAN, 2010; SINGH; YILMA, 2013).
Temos, portanto, como principais vantagens sobre a organização do espaço físico de um estabelecimento:
- Diminuição do desperdício de materiais e tempo durante os procedimentos no estabelecimento;
- Melhoria da produtividade e qualidade do estoque;
- Melhoria da qualidade do espaço físico da empresa;
- Diminuição da ociosidade de funcionários;
- Melhor controle dos processos feitos na empresa.
Conheça qual é o melhor momento para um projeto de layout Industrial
Pensamos que você também gostaria de saber sobre:
0 comentários