Otimizando resultados através da consultoria

7 motivos para contratar uma consultoria

Muito se questiona qual o conceito e principal função de uma consultoria empresarial. Além disso, existe uma grande dúvida quanto ao momento certo e necessidade de contratação de um projeto de consultoria.

Afinal, o que é consultoria?

Uma empresa de consultoria é especializada em prestação de serviços para empresas de micro à grande porte por meio de projetos de consultoria. Tais projetos são realizados por consultores especializados a partir de diagnósticos, metodologia de trabalho e processos que visam sanar as necessidades dos clientes. Isso é feito através da identificação de soluções e da definição de planos de ação. Portanto, a principal função é a melhoria contínua de resultados dos clientes.

Muitos empresários buscam o serviço apenas quando há algo de errado em sua companhia. Por exemplo, quando há gestão financeira ineficiente e baixa no número de vendas. Entretanto, uma consultoria pode ser vista não apenas como uma solução em situações ruins, mas também como uma alavanca para gerar resultados através da manutenção preventiva – inclusive em situações que parecem confortáveis para empresas. Pode-se pensar no projeto de consultoria como prevenção e impulsão para bons resultados.

Mas, enfim, quais são as vantagens de se contratar um consultoria afinal?

  1. Neutralidade (olhar de fora): fechar os olhos para o que está errado na empresa certamente não ajudará a melhorar seu desempenho, certo? A solução, então, é ter olhos críticos e visão analítica. Distinções que nem sempre quem está envolvido em todas as instâncias consegue fazer. E é aí que entra a consultoria empresarial: Com olhar externo, sem visões viciadas de dentro da empresa, tem um melhor questionamento e uma análise crítica dos problemas.
  2. Soluções inovadoras e conhecimento amplo: uma consultoria traz conhecimentos novos e experiências adquiridas em outros clientes. Isso proporciona uma visão externa focada em resolver o problema que você está enfrentando com base na experiência de outros projetos. Assim, os aprendizados que um consultor acumula ao longo da carreira possibilitam maior agilidade no desenvolvimento das soluções que a empresa precisa para alavancar seus resultados.
  3. Economia de tempo e de dinheiro: o consultor precisa trabalhar dentro dos prazos definidos para o projeto acordado entre ele e seu cliente. Isso faz com que tudo fique mais rápido para ser esclarecido e resolvido. Além disso, o vínculo temporário com os consultores é muito mais barato do que a contratação de um especialista.
  4. Foco em resultado: o consultor, por ser uma pessoa de fora, não tem os “vícios” da empresa. Não precisa parar uma atividade e tirar o foco dos negócios. Além disso, por trabalhar com metas e objetivos específicos, o diagnóstico e a execução ficam mais fáceis e rápidos.
  5. Gasto temporário: o trabalho intensivo de um consultor atuando com dedicação exclusiva em prazos definidos minimiza o tempo para geração de resultados duradouros.
  6. Melhoria nas relações empresa/colaborador: além do gestor de cada setor, o consultor também se mostra um porta-voz da organização junto aos colaboradores. Isso deixa claro para as pessoas que a empresa de consultoria está preocupada com a melhoria contínua da empresa para qual presta o serviço.
  7. Vantagem competitiva: Ao contrário do que muitos empreendedores pensam, a consultoria empresarial é de extrema necessidade para a diferenciação do negócio no mercado. É uma ótima oportunidade de fazer melhorias e de se destacar no seu setor de atuação.

Podemos perceber que uma Empresa de Consultoria tem a função de alavancar os resultados de sua empresa. Porém, entendemos que o custo de seus serviços pode ser elevado. Por isso, as Empresas Juniores entram como solução para esse obstáculo. Conheça um pouco mais sobre elas no texto ‘Empresa Júnior – 5 vantagens em contratar uma’

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