NFTs ou Tokens não fungíveis são ativos digitais registrados em uma blockchain (que é um banco de dados que registra as transações desses ativos).
O NFT tem como objetivo certificar digitalmente a propriedade de um item exclusivo, sendo que somente o item que tem esta certificação pode ser vendido, os outros serão só cópias sem valor comercial.
É importante explicar que, por ser não fungível, isso implica que o item não pode ser trocado, ele é único. Isso fica explícito no Código Civil Brasileiro, que define itens fungíveis como aqueles “que podem substituir-se por outros da mesma espécie, qualidade e quantidade”, como por exemplo cadeiras, mesas, computadores. Já obras de artes e músicas, por exemplo, são não fungíveis, pelo fato de não poderem ser substituídas.
Outra característica é que essa certificação de propriedade não pode ser alterada. Ou seja, após a transferência validada e registrada serão eternas, sem possibilidade de alteração.
É importante ressaltar que esse registro na blockchain, que é o comprovante de autenticidade, é um código de computador gerido por meio de contratos inteligentes, que são programas mantidos em redes descentralizadas, não permitindo assim a cópia desse código de autenticidade.
Como comprar?
Para comprar NFTs, só é necessário se cadastrar em uma plataforma, ter fundos em criptomoedas no valor do NFT que queira adquirir, e pronto!
É importante ressaltar que cada plataforma tem suas regras dos ativos que são aceitos. Então, antes do cadastro, é importante analisar qual se encaixa melhor no tipo de ativo que você tem ou deseja adquirir. Aqui vão alguns marketplaces que você pode comprar:
Como cadastrar NFTs e o que pode ser cadastrado?
Para poder cadastrar um item com NFT, basta fazer um cadastro em um dos marketplaces comentados anteriormente e upar o projeto. É importante analisar as restrições que tem a plataforma que irá hospedar o projeto. Por exemplo, o tamanho do projeto que é permitido upar no marketplace, as personalizações que são possíveis fazer (como nome e descrição), e também as taxas que serão cobradas para fornecer esse serviço.
Alguns exemplos do que pode ser cadastrado como um NFT:
- Quadros físicos e digitais;
- Músicas;
- Itens de jogos;
- Memes;
- Domínios de sites.
Riscos de adquirir NFTs
Assim como todo investimento, NTFs também têm riscos. Veja algumas informações que são importantes para levar em consideração quando for adquirir um NFT:
- Liquidez: A liquidez de NFT é baixa. Por isso, para vender requer um maior esforço, pois demora mais tempo para encontrar algum comprador;
- Volatilidade: NFTs são muito voláteis. Isso acontece pelo fato de esse segmento ainda estar em construção, então acaba afetando na formação de preços desses investimentos;
- Fraudes: Existe o risco de um fraudulento transformar trabalhos de outras pessoas em NFT como se fossem dele, por isso é importante pesquisar se o token é correspondente ao autor.
Vantagens dos NFTs
É importante também relatar as vantagens de investir em NFTs. Dentre todas, algumas são:
- Valorização: NFTs podem se valorizar com o tempo. Porém, é importante lembrar que isso não acontece com todos os NFTs, assim como obras de arte. Pense bem antes de investir;
- Facilidade: A transferência do token pode ser feita em minutos, independente da distância que as pessoas envolvidas no negócio estiverem;
- Escassez: NFTs são escassos e, mesmo que todo mundo possa ter uma cópia, somente o dono do material pode comercializar aquele projeto.
Sobre a EESC jr.
Além do artigo sobre NFTs, nós temos aqui no nosso blog diversos artigos sobre os temas mais recentes de Engenharia Elétrica, Engenharia de Computação, Arquitetura e outras Engenharias.
Confira já alguns de nossos artigos sobre tecnologia!
Texto escrito por Brena Marques, consultora do Núcleo de Tecnologia da EESC jr. – Empresa Júnior de Engenharia e Arquitetura da USP de São Carlos.
Postado por:
0 comentários