Blog

Trincas, fissuras e rachaduras: causas e soluções
30 de setembro de 2019
Trincas, fissuras e rachaduras: causas e soluções

Você sabe a diferença entre trincas, fissuras e rachaduras? E entre umidade e infiltrações? Saiba quais são as causas e como lidar com esse tipo de problemas quando aparecerem na sua construção.   

 

Muitas vezes as construções, mesmo que novas, apresentam problemas em suas paredes podendo ser graves ou não. A principal diferença entre as fissuras, trincas e rachaduras são seus tamanhos. As  fissuras chegam a ter até 1mm de espessura,as trincas chegam a ter um tamanho de 1mm a 3mm. Já rachaduras chegam a ser maior que 3mm. A origem desse tipo de problema são diversos, sendo eles: a dilatação térmica com a mudança de temperatura, infiltraçõesque falaremos masi pra frente. Também os tremores causados por terremotos,  o trânsito pesado com a passagem de caminhão e ônibus. Além de obras vizinhas onde ocorrem perfurações e onde passam maquinários pesados causando vibração no solo e principalmente devido aos recalques dos solos, um rebaixamento devido ao adensamento do solo sob sua fundação.

Para lidar com esse tipo de problema, primeiramente você deve verificar se sua fissura está aumentando e ver qual a gravidade do problema. Para fazer essa verificação, deve-se limitar as fissuras riscando as extremidades na maneira transversal, caso a fissura passe do risco ela ainda não obteve um cessamento de sua abertura. Outra maneira de conferir é colocando uma fita bem firme entre o vão, e caso ela arrebente, significa que o solo ainda continua cedendo e é preciso buscar ajuda.

Impacto e consequências de Trincas, Fissuras e Rachaduras

Um dos perigos que deve ser observado são os casos em que a rachadura está na diagonal, ângulo de 45 graus. Nesses casos a rachadura pode ser proveniente devido a um recalque no solo mas nem sempre. Por isso é preciso que um profissional avalie o caso para evitar que futuramente um novo problema aconteça e que danos maiores sejam evitados. Um outro problema mais grave que deve ser observado são nas as fissuras nos tetos e lajes. Isso porque pode ser que tenha ocorrido um rompimento da viga, deve-se portanto chamar uma empresa especializada para procurar a solução do problema e evitar que danos maiores não sejam causados.

Você identificou algum desses problemas na sua construção? Nós podemos te ajudar, clique aqui e faça um diagnóstico com um de nossos consultores.

Caso a fissura pare de crescer é possível de consertar, desde que não tenha afetado alguma parte estrutural da construção que possa colocar em risco as pessoas que utilizam o local. Já quando ela continua crescendo, na qual o solo ainda continua cedendo é preciso buscar ajuda. O ideal é que em ambos os casos um profissional seja chamado para consultar o problema para trazer a melhor solução. Para arrumar fissuras e trincas estagnadas, o conserto pode ser feito abrindo com espátulas, passando o selatrinca, material de silicone borrachoso, passando massa forte e massa corrida. Já para as rachaduras, deve-se  abrir de 10 a 15 cm, colocar uma malha, para que ela trabalhe junto com a trinca e tampar. Ou até mesmo usar grampos para grampear as paredes, isso faz com que elas não se movam mais e  por fim se usa massa forte para fechar e faz o acabamento.

Umidade e Infiltração

Falando agora sobre umidade, é um termo utilizado na construção civil para indicar infiltrações ascendentes por capilaridade da água presente no solo, pisos e paredes. Isso acontece pois quando foi feita a fundação, o baldrame não foi corretamente impermeabilizado. Normalmente esse problema é notado no primeiro andar da construção nas paredes, na qual surgem bolhas no sentido do chão para cima. Dependendo da região, o problema vai continuar ali, mas existem soluções que podem amenizar-lo. Para fazer isso deve-se tratar as paredes de forma a  impermeabilizá-la e fazer manutenção regularmente.

A infiltração ocorre quando tem água dentro da parede, nas lajes e alvenarias, podendo ser causado de duas formas.É possível sua identificação em focos pontuais como uma bolha na parede ou mofo. As infiltrações podem ser causadas de duas formas : de dentro para fora, sendo causada por vazamentos na rede hidráulica. Também na ausência de revestimentos adequados nas áreas molhadas ou de fora para dentro, que são causadas por água da chuva, umidade do solo ou ação do lençol freático.

No geral, em casos originados por infiltração de água da chuva na laje ou no telhado, aparecem goteiras no teto e são mais fáceis de serem identificadas do que quando causadas por problemas na tubulação. A infiltraçao, em sua maioria dos casos fica escondido atrás de uma parede.  Já as infiltrações na construção civil causadas pela ação do lençol freático costumam aparecer na parte inferior das paredes, acompanhadas de mofo e bolor.

Para ambos os tipo de infiltração deve-se chamar uma empresa especializada para ela fazer um diagnóstico detalhado do que acontece e oferecer a melhor solução.

Veja como resolvemos os problemas patológicos de um Monumento Histórico! 

Conclusão

Agora que você sabe a importância de evitar trincas, fissuras e rachaduras na sua construção, não deixe de investir em uma equipe especializada para reformar ou fazer a sua obra do zero. A EESC jr. conta com uma equipe de consultores na área de engenharia civil e arquitetura. Garantindo uma solução mais completa e personalizada para os nossos clientes.

Deseja realizar um projeto de construção civil? Receba um orçamento do seu projeto no seu e-mail !

[av_button label=’Faça um orçamento !’ link=’manually,https://conteudo.eescjr.com.br/quero-solucao-civil’ link_target=” size=’x-large’ position=’center’ icon_select=’yes’ icon=’ue832′ font=’entypo-fontello’ color=’orange’ custom_bg=’#444444′ custom_font=’#ffffff’]

 

Texto escrito por Lívia de Paula Yang,  Consultora do Núcleo de Arquitetura e Engenharia Civil da EESC jr.  Empresa Júnior de Arquitetura e Engenharia da USP São Carlos

Luiza Furlan

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Produção & Ambiental

Categorias