Blog

Saiba tudo sobre o Design de Interiores
20 de outubro de 2022
Saiba tudo sobre o Design de Interiores

Muitas pessoas questionam a importância do projeto de Design de Interiores, pois pensam que se trata apenas da escolha de decorações visando deixar os ambientes de uma construção mais bonitos. 

Porém, esse projeto busca resolver questões que vão muito além de tornar uma casa elegante ou de escolher um revestimento. Ele traz soluções projetadas para melhorar, de diversas formas, os espaços.

O que é design de interiores?

Design de interiores é o projeto que cria, conceitua e realiza espaços pensados para uma maior funcionalidade, aproveitamento do ambiente e qualidade para quem for utilizá-lo. 

Nesse projeto, o arquiteto distribui elementos, mobiliários e materiais no ambiente pensando na funcionalidade, segurança, estética, saúde e conforto térmico, acústico e de iluminação do local e dos usuários dele. Todos esses itens devem ser escolhidos de forma que se relacionem de maneira funcional e estéticamente harmoniosa, aproveitando ao máximo o espaço disponível.

Ademais, o Design de Interiores reflete os costumes, a rotina e a personalidade do usuário, uma vez que eles são representados na disposição de elementos e estilos ao longo do projeto. Ou seja, o espaço passa a ser uma expressão das pessoas e um ambiente que funciona da melhor forma possível para os costumes delas.

Desse modo, o Design de Interiores é a aprimoração de um espaço pré existente de maneira que ele passe a ter um uso funcional e confortável, além de ser estéticamente agradável.

Quais os benefícios?

Há vários benefícios em realizar um projeto de interiores, tendo em visto que esses espaços planejados refletem as personalidades das pessoas que utilizarão aquele ambiente. Algum deles são:

1. Economia para o bolso sem abrir mão da qualidade

Ao contrário do que muita gente acredita, você não precisa gastar uma fortuna com o projeto e, na verdade, ainda pode acabar economizando uma boa quantia.Isso acontece devido ao trabalho do designer de interiores, uma vez que ele inclui avaliar materiais, equipamentos e móveis com o melhor custo-benefício para você.

2. Melhor aproveitamento do espaço

Muito além da decoração e dos detalhes de acabamento, um projeto de interiores vai aproveitar cada espaço da sua casa da melhor maneira possível. O que permite gerar lugares mais funcionais, já que são analisados os aspectos de todo o layout do imóvel, permitindo uma definição melhor e mais eficaz para a distribuição de móveis, objetos e equipamentos para os cômodos.

3. Mais praticidade no dia a dia

A ideia é buscar soluções funcionais para aproveitar e otimizar cada espaço da casa, facilitando a sua rotina e, claro, a sua relação com os ambientes.Assim, a análise de todos os pontos já citados nos itens anteriores – e de muitos outros – faz com que o projeto seja muito mais completo do que parece e muito mais personalizado de acordo com suas necessidades. 

Como é o processo de criação de um design de interiores?

A criação de um ambiente por meio de um projeto de Design de Interiores começa pela busca e estudo de referências que dialoguem com o desejo e com as necessidades expressadas pelos clientes. Com base nessas informações, pode ser iniciado o processo criativo. 

Para isso, é necessário que o arquiteto esteja capacitado profissionalmente para fazer as melhores escolhas de utilização e detalhamento dos diversos tipos de espaços. Assim, ele terá referências de projetos bem resolvidos, conhecimento para partes técnicas do Design de Interiores e para a execução do projeto em softwares. 

Após a capacitação, o profissional inicia a sua criação e conceituação por meio de desenhos e rascunhos, os croquis. Assim, é possível transmitir ideias e fazer alterações de forma rápida até atingir uma ideia geral a ser seguida que atenda, com qualidade, às exigências do projeto. Nesse momento, os conhecimentos técnicos e a criatividade são fundamentais e serão muito utilizados.

Em seguida, é necessário transformar todas essas ideias e esses croquis em um projeto digital para maior detalhamento e qualidade deste. Para isso, existem diversos programas que podem ser utilizados. Porém, a melhor tecnologia que se encontra no mercado é a BIM – Building Information Modeling – que tem como exemplo o Revit, melhor software para esse tipo de projeto. Essa tecnologia permite que várias áreas consigam trabalhar em conjunto e que as informações do projeto sejam compatibilizadas.

Além disso, softwares de renderização, como o Lumion também são muito utilizados no final dos projetos de Design de Interiores para mostrar, de forma realista, como ficará cada ambiente. 

Quais as etapas para a realização de um design de interior?

  1. Briefing: É a etapa em que o profissional entende todos os desejos e necessidades dos clientes conforme suas rotinas e seus gostos por meio de uma reunião. Quanto mais detalhada for essa conversa, melhor, mais rápido e mais assertivo será o resultado final.
  2. Medição dos espaços a serem projetados: é o levantamento que os arquitetos terão que realizar para conseguir as medidas e informações técnicas sobre instalações existentes. Assim, é possível iniciar a criação das áreas.
  3. Estudos preliminares: nessa etapa, é definido o layout geral do ambiente com a setorização dos espaços e distribuição dos elementos que irão compor o espaço. Assim, os fluxos são definidos, as áreas de permanência são estabelecidas e é criada uma hierarquia entre os itens e áreas. 

Nesse momento, deve ser levada em consideração a acessibilidade e a ergonomia do ambiente.

  1. Anteprojeto: após a validação de todas as escolhas da etapa anterior, é necessário definir os detalhes do interior. Para isso, deve-se escolher os mobiliários, revestimentos,  acabamentos, iluminação, paleta de cores e tecidos que serão utilizados no ambiente, sempre pensando na relação entre eles.
  2. Executivo: é a etapa de detalhamento em pranchas de todas as escolhas feitas anteriormente de forma que todas as informações necessárias para a execução da obra estejam presentes. 

Como a EESC jr. pode te ajudar?

A EESC jr. realiza e cumpre todas as etapas e funções do design de interiores citadas nos tópicos anteriores, a empresa já realizou inúmeros projetos de casas, escritórios, lojas e outros estabelecimentos que garantiram o melhor aproveitamento desses espaços, sempre pensando no custo-benefício, na acessibilidade dos ambientes, na qualidade dos materiais, no conforto dos espaços e na satisfação do cliente com o projeto.Esses pontos levantados podem serem vistos no Case de sucesso do projeto de Reforma da Casa do nosso cliente Luis Lima.Confira as imagens abaixo:

Texto escrito por Gabriela Lotumolo Hartung e Samuel Correia Serejo, consultores do Núcleo de arquitetura e engenharia civil da EESC jr.– Empresa Júnior de Engenharia e Arquitetura da USP de São Carlos.

Postado por:

Caroline Kanehira

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Produção & Ambiental

Categorias