O que é Análise de Ciclo de Vida (ACV)?
A Certificação ISO 14040 define a Análise de Ciclo de Vida para as empresas e segundo ela a ACV estuda os aspectos ambientais e os impactos potenciais ao longo da vida de um produto, isto é, do berço ao túmulo, desde a aquisição da matéria-prima, passando por produção, uso e disposição.
Os fluxos de matéria e energia envolvidos no ciclo de vida de um produto são medidos e relacionados a diversas categorias de impactos ambientais como por exemplo:
- Aumento do teor de acidez do solo, água e ar (acidificação);
- Aumento dos agentes tóxicos que podem causar danos à biosfera (ecotoxicidade);
- Toxicidade humana;
- Esgotamento de recursos naturais não renováveis;
- Aumento dos buracos na camada de ozônio.
Ao final, é possível compreender quais danos ou benefícios da fabricação, dos processos produtivos e do uso de um produto específico .
A metodologia é sobretudo quantitativa: os resultados numéricos refletem as categorias de impacto e permitem, inclusive, comparações entre produtos semelhantes.
Assim é possível identificar os pontos críticos no ciclo de vida do produto e promover melhorias nos processos produtivos, além disso a partir da ACV a indústria/empresa pode verificar o que está fazendo de errado em termos ambientais, tentando corrigir falhas; e o consumidor pode escolher, dentro das suas possibilidades, produtos de companhias que se adequam a uma lógica mais sustentável. Com isso em mente, vamos entender como funciona uma ACV na prática!
Fases da Análise de Ciclo de Vida:
ACV é composta por quatro fases: definição de objetivo e escopo, análise de inventário, avaliação de impactos ambientais e interpretação.
Definição do escopo e objetivo (1° etapa)
É definido o produto a ser avaliado, sua função para comparação com outros produtos, bem como são definidos o nível de detalhe necessário.
Análise de Inventário (2° etapa)
Nesta etapa são coletados os dados de materiais e energia consumidos e das emissões geradas pelo ciclo de vida de um produto.
Avaliação de Impacto (3°etapa)
Fase dirigida à compreensão e à avaliação da magnitude e significância dos impactos ambientais potenciais de um sistema de produto,usando os resultados da análise de inventário do ciclo de vida. Em geral, este processo envolve a associação de dados de inventário com impactos ambientais específicos e a tentativa de compreender estes impactos.
Interpretação (4° etapa)
A interpretação de um ciclo de vida envolve revisão crítica, determinação da sensibilidade dos dados e reporte das oportunidades para redução de impactos ao longo de toda a cadeia de valor.
Quais as vantagens da Análise de Ciclo de Vida?
Muito se fala sobre a sigla ESG (Environmental, Security and Governance), mas poucas pessoas sabem o que realmente significa. A sigla que está em alta no mundo das empresas, trata das ações que as companhias devem tomar para equilibrar questões ambientais, de segurança e governabilidade, como diminuição de impactos ambientais, empregabilidade e ações voltadas à sociedade junto ao governo.
O ESG abrange várias áreas e nesse artigo, iremos tratar sobre um importante fator produtivo para empresas e que aborda justamente a letra E da sigla (Environmental): Análise de Ciclo de Vida (ACV).
Aplicando a ACV na sua empresa espera-se que haja possíveis mudanças como:
- Prever e reduzir impactos ao longo de todo o ciclo de vida do produto;
- Tomada de decisões estratégicas
- Seleção de indicadores ambientais;
- Marketing
Ter sua marca atrelada a uma boa imagem ambiental, eleva a confiança dos clientes em sua marca, pelo chamado “Marketing Verde”, que consiste numa divulgação do seu produto atrelado ao cuidado com o meio ambiente e redução dos impactos ambientais negativos, além de buscar impactar positivamente.
O uso da ACV inserido na produção de novos produtos pode trazer, ainda, vantagem competitiva para as empresas. De acordo com a ISO 14062, outras vantagens da ACV para a organização incluem:
- Redução de custos, pela otimização do uso de materiais e energia.
- Processos mais eficientes.
- Redução da disposição de resíduos.
- Estímulo à inovação e criatividade.
- Identificação de novos produtos.
- Atingir ou superar as expectativas dos clientes
- Melhoria da imagem da organização e/ou marca
- Incremento do conhecimento sobre o produto.
- Redução de riscos.
- Melhoria das relações com agências reguladoras.
- Melhoria das comunicações internas e externas.
A maior parte dos custos financeiros e impactos ambientais resulta das decisões tomadas na criação do produto, com o isso a ACV consegue trazer benefícios para a empresa através da redução de recursos e de desperdícios.
Como a EESC jr. pode ajudar sua empresa?
A ACV tem sido uma das principais ferramentas em sustentabilidade para identificar em que local da cadeia de valor acontecem os impactos ambientais mais relevantes. A identificação desses hotspots ambientais, representam uma oportunidade para melhorar a sustentabilidade de um processo ou produto da sua empresa.
Desta forma, nossa consultoria pode ajudar a tornar sua empresa mais competitiva, contendo processos mais otimizados e sustentáveis, além de melhorar sua imagem! Quer reduzir impactos negativos e corroborar positivamente com o meio ambiente e, de brinde, superar as expectativas de seus clientes? A EESC jr. conta com profissionais capacitados que podem te ajudar a realizar a Avaliação do Ciclo de Vida dos produtos da sua empresa. Entre em contato e faça um diagnóstico gratuito que pode mudar o rumo do seu negócio.
Texto escrito por Guilherme Lopes, consultor do Núcleo de Engenharia Ambiental da EESC jr.– Empresa Júnior de Engenharia e Arquitetura da USP de São Carlos.
Publicado por:
0 comentários