Blog

O que é e por que fazer uma avaliação do ciclo de vida
31 de março de 2020
O que é e por que fazer uma avaliação do ciclo de vida

Diferentemente da natureza, a sociedade desperdiça energia. Implementou-se, ao longo dos anos de civilização, uma linearização do sistema de produção ,mantendo-se, até então, com a lógica insustentável: pegue, faça, use e disponha. Esse estilo de vida, porém, custa caro, por conta do elevado preço dos insumos, limitação dos recursos naturais e/ou aumento da quantidade de resíduos gerados.

Lixos que poderiam ser reduzidor com uma avaliação do ciclo de vida.

Frente a isso, estratégias revolucionárias como Produção + Limpa, Avaliação do Ciclo de Vida e economia circular ganham forças, porque propõem a quantificação dos impactos ambientais, a fim de repensar todo o sistema operacional. Essas tendências valorizam a integração, os serviços, além do aproveitamento máximo dos produtos e embalagens.

Uma dessas alternativas, é conhecida por ACV e significa: Avaliação do Ciclo de Vida do produto.

Mas o que significa a ACV?

Essa sigla (ACV) representa uma metodologia de alta especificidade, que exige um estudo de caso a caso para implementação de ferramentas e práticas mais sustentáveis dentro da cadeia produtiva de determinado produto ou serviço. Esse acompanhamento é atual e atende aos requisitos da norma ISO 14044.

Alguns estudos avaliam a extração e processamento da matéria prima, transformação, embalagem, transporte, reciclagem ou reuso (se possível) até a destinação final.

Quer entender também sobre sustentabilidade? Basta conferir nosso artigo!

Propriedades da Avaliação do Ciclo de Vida

A Avaliação do Ciclo de Vida é uma metodologia muito ampla e moldável, uma vez que existem aplicações para diversas complexidades e processos. Sobretudo, a mesma pode ser aplicada para qualquer procedimento que envolva transformação da matéria prima em um produto com valor agregado.

Existem diferentes variantes que dependem do escopo e objetivo do projeto. Dentre elas, destacam-se alguns exemplos: do berço ao túmulo, do berço ao portão de fábrica e por fim, do portão ao portão. Para fins de prestabilidade, as variantes são aplicadas conforme a complexidade requerida pelo responsável.

Especificamente no Brasil, uma aplicação relevante diz respeito ao desperdício de resíduos orgânicos em hortifrutis, supermercados e feiras livres, por exemplo. Portanto, trata-se de produtos orgânicos com ciclo de vida relativamente curto.

Feira que poderia ser melhor organizada com a avaliação do ciclo de vida.

Tem interesse em saber mais sobre como lidar com seus resíduos? Confira o artigo que um consultor nosso fez para a Química Jr.!

A ACV na prática

O estudo ACV é composto por quatro etapas principais:

  • Definição de objetivo e escopo

Para a definição do objetivo do estudo, consideram-se aspectos como a aplicação, motivação, público alvo e se existe interesse na divulgação pública do estudo. Por sua vez, para a definição do escopo, considera-se o sistema de produto como um todo, definindo detalhadamente as funções, unidades funcionais, fronteiras, procedimentos, aptidões e limitações.

Vale lembrar que a ACV é um procedimento iterativo. Isso significa que por mais bem definido que seja o plano de ação, ele pode ser alterado conforme o desenrolar da aplicação. Para cada avaliação, existe um nível de detalhamento e a determinação de fronteiras específicas para o sistema requerido.

  • Inventário de entradas e saídas:

Consiste em um acompanhamento junto ao processo produtivo. Levantam-se dados quantitativos a partir de análises de banco de dados sobre o fluxo de entradas e saídas representados pela quantidade por unidade adimensional.

  • Avaliação dos impactos ambientais associados às entradas e saídas:

Consiste na elaboração de cenários energéticos. Estabelece-se relações entre compostos equivalentes, por exemplo CO2, CFC, SO2, NO3 equivalente. Permite-se medir categorias de impactos como: mudanças climáticas, depleção de ozônio, aquecimento global, toxicidade humana, eco toxicidade, entre outros.

  • Interpretação dos resultados das duas anteriores:

Concluem-se as ideias, recomendações e limitações. A partir da interpretação dos “hotspots”, o principal responsável pelo prejuízo a qualidade ambiental, propõe-se medidas a fim de extinguir, mitigador, reduzir, reutilizar e reciclar.

Tem um restaurante? Confira como gerir seus resíduos!

Quais as vantagens da Avaliação do Ciclo de Vida?

Com a Avaliação do Ciclo de Vida do produto, é possível melhorar aspectos ambientais em todas as etapas da produção, através da identificação de oportunidade. Com isso, consegue-se eliminar ou mitigar processos ineficientes, reduzindo os gastos e maximizando os lucros.

O ACV está alinhado também com o planejamento estratégico da empresa, sendo relevante para o direcionamento das propriedades e estratégias, bem como das tomadas de decisões. Junto a isso, é possível construir um balanço contemplando o uso de matéria-prima, quantidade de energia necessária para a produção e o tipo de resíduo gerado e descartado, a fim de criar indicadores ambientais.

Por fim, há o marketing verde, com as ISOs 14020 e 14024, que podem beneficiar o seu negócio. Com certificações ambientais, demonstra-se que a empresa se preocupa com causas futuras e apresenta responsabilidade ambiental, mantendo-se a frente num mercado competitivo.

ACV: avaliação do ciclo de vida. Transforme seus negócios!

Entenda mais sobre energia solar e como sua rede elétrica pode lhe ajudar!

Mas e as desvantangens da Avaliação do Ciclo de Vida?

Visto que essa avaliação trabalha com dados, estes podem não ser apropriados ou adequados para cada categoria de impacto, o que interefeer na qualidade e confiabilidade dos mesmos. Pode ocorrer, também, interpretação errada e uso de críterios de modo incoerente, o que afeta os objetivos e escopo da análise.

Além disso, há limitações na fase de ICV (Inventário de Ciclo de Vida), parte mais nebulosa da metodologia, devido ao alto número de incertezas. Um exemplo é a definição de uma fronteira que não englobe todas as entradas e saídas. Além disso, divergências causadas pelo desencontro de informações no banco de dados analisado.

Como a EESC jr. pode lhe ajudar?

Nosso serviço é direcionado para empresas que buscam maior competitivade no mercado, otimização da produção e engajamento com as questões econômica, cultural e social. Tenha um diferencial que pode ajudar na sua promoção e no seu próprio desenvolvimento. Reduza os impactos ambientais que o seu negócio promove e garanta maior qualidade nos processos. Invista agora e tenha seu dinheiro retornando no futuro!

A EESC jr. conta com profissionais capacitados que podem ajudar a realizar a Avalição do Ciclo de Vida dos produtos da sua empresa. Contate-nos e faça um diagnóstico gratuito que pode mudar o rumo do seu negócio.

[av_button label=’Agende agora!’ link=’manually,https://conteudo.eescjr.com.br/quero-solucao-ambiental’ link_target=” size=’x-large’ position=’center’ icon_select=’no’ icon=’ue800′ font=’entypo-fontello’ color=’orange’ custom_bg=’#444444′ custom_font=’#ffffff’]

Texto escrito por Enzo di Piero, consultor do Núcleo de Engenharia Ambiental da EESC jr. – Empresa Júnior de Arquitetura e Engenharia da USP São Carlos.

Caroline Kanehira

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Produção & Ambiental

Categorias