Todos os dias surgem desafios e oportunidades em nossas vidas e, para descobrirmos o caminho que isso nos leva, sempre precisamos tomar decisões. Essa tarefa pode ser simples no dia a dia, já que decidimos se vamos ou não à academia, se vamos estudar, o que vamos comer e qual roupa iremos vestir, mas nem sempre é tão fácil.
O poder de decisão nem sempre é uma tarefa simples, podendo exigir tempo, esperteza e uma análise cuidadosa de alguns casos. As consequências podem ser as mais variadas possíveis, desde positivas a negativas, mas uma coisa é certa: temos que decidir e iniciar as tarefas necessárias.
Quando se trata da tomada de decisão em uma organização, podem haver inúmeras variáveis, algumas delas imensuráveis. É necessário sermos assertivos nas decisões, realizando um planejamento sólido e coerente, de forma a coletar as informações necessárias para obter os melhores resultados.
A realização dessas tarefas não é fácil, mas posso te dar um ponto de partida. Para melhorar a coleta de dados e conseguir “mensurar” questões não mensuráveis, é possível ser mais assertivo nas decisões com base em fatos.
O que é a pesquisa qualitativa?
A pesquisa qualitativa é uma forma de se obter dados não numéricos de um determinado fenômeno, muitas vezes obtida por entrevistas, estudos de caso e questionários.
A obtenção de dados qualitativos nos ajuda a compreender de maneira mais objetiva fatores como opiniões, valores, atitudes e percepções. Um exemplo de aplicação da pesquisa qualitativa é a criação de uma pesquisa de feedback sobre o ambiente de um restaurante. Não podemos mensurar essas opiniões por meio de números, mas, através da pesquisa qualitativa, podemos identificar problemas que podem ser solucionados a partir das opiniões coletadas.
Mas como validar as informações da pesquisa qualitativa?
É necessário que a análise de dados e as estratégias de pesquisa sejam planejadas de modo a reduzir a influência dos vieses do pesquisador, além de considerar cuidadosamente a possibilidade de generalizar os resultados além do estudo específico.
Será que ao realizar uma pesquisa qualitativa alcançaremos os dados que desejamos? Para responder a essa pergunta, apresentarei as vantagens e desvantagens da pesquisa qualitativa.
E quais os objetivos?
A obtenção de dados é exploratória, o que ajuda a compreender detalhadamente o assunto ou problema em questão, podendo, assim, contribuir para a assertividade da tomada de decisão. É muito importante entender as opiniões do público-alvo, descobrindo como e por que pensam de determinada maneira, compreendendo os sentimentos e motivações dos entrevistados.
Como essa obtenção de dados geralmente não é tão simples, podemos afirmar que nem sempre a pesquisa qualitativa é viável. Existem limitações ou desvantagens em relação ao método, como sua veracidade e precisão. Como já citado, geralmente é realizada com um número limitado de pessoas, e a análise pode ser enviesada dependendo da interpretação do pesquisador, o que não auxilia diretamente na tomada de decisão, mas fornece dados valiosos.
Como fazer uma pesquisa qualitativa?
Apresentados os benefícios e as dificuldades da pesquisa qualitativa, como podemos realizá-la? Vamos separar e explicar as etapas para a realização de uma pesquisa qualitativa que nos ajude a desvendar, de forma clara e objetiva, o comportamento que desejamos analisar.
O primeiro passo é definir o problema a ser solucionado, permitindo a contextualização e o enquadramento da pesquisa. Podemos fazer isso definindo objetivos principais e subjetivos que podem surgir ao longo do processo, para identificar as informações que queremos adquirir.
Após essa etapa, devemos escolher como será feita a coleta e a análise dos dados, definindo a metodologia a ser utilizada. Podemos, por exemplo, identificar perguntas relacionadas ao tema e, a partir delas, realizar entrevistas e observações que permitirão tirar conclusões necessárias para a pesquisa.
Precisamos definir a amostragem da pesquisa, o que é muito importante para garantir uma variedade de respostas, assegurando assertividade nos resultados. Para o próximo passo, que é a coleta de dados propriamente dita, devemos estabelecer confiança com o entrevistado. Para isso, é fundamental criar um ambiente agradável e mostrar-se aberto a todos os tipos de respostas, sem restrições. Vale ressaltar que é útil anotar expressões faciais e o tom de voz das pessoas durante as perguntas, pois isso pode facilitar a análise posterior dos dados.
A última etapa da pesquisa qualitativa é a análise dos dados obtidos pelo método escolhido. No exemplo apresentado, devemos analisar as palavras e expressões resultantes da pesquisa e, a partir da amostragem definida, compreender os resultados esperados dos entrevistados. Podemos utilizar softwares de inteligência artificial como recurso para facilitar a análise, considerando as condições impostas.
De forma geral…
Conduzir uma pesquisa qualitativa requer paciência, planejamento e uma análise detalhada das informações coletadas. O processo pode parecer complexo, especialmente devido à subjetividade envolvida, mas seus benefícios são indiscutíveis. Ao compreendermos melhor as percepções, motivações e sentimentos das pessoas, temos a oportunidade de tomar decisões mais embasadas e, consequentemente, mais assertivas. Lembre-se de que, embora nem todas as respostas sejam quantificáveis, elas podem oferecer insights valiosos que orientam as estratégias e ações de maneira eficaz. Com as etapas adequadamente seguidas e as ferramentas corretas, a pesquisa qualitativa se torna um poderoso aliado na busca por soluções e inovação.
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