O que é outsourcing?
Outsourcing é uma prática onde a empresa realiza a contratação de serviços especializados de terceiros. Ou seja, terceiros realizam tarefas que normalmente não são executadas dentro da empresa. Ou, então, funções que já não se encaixam na proposta inicial da empresa e deverão ser cessadas.
Há décadas terceirizam-se as áreas de logística, limpeza etc, mas apenas nos últimos anos aceitou-se a ideia de terceirizar áreas ligadas ao core business das empresas, como a área de finanças, por exemplo.
O conceito, portanto, permite que as empresas foquem em suas áreas principais e deleguem outras áreas para especialistas, visando potencializar os resultados destes setores.
Diferença entre outsourcing e terceirização
Outsourcing é um tipo de terceirização, a terceirização de áreas estratégicas para a empresa. Não visa, portanto, apenas a redução de custos, mas principalmente trazer benefícios estruturais à empresa, com o contato com profissionais altamente qualificados que possuem experiência nas áreas que atuam.
A terceirização como conhecemos se refere principalmente a serviços rotineiros, longe do core business da empresa, como logística, segurança e limpeza.
Vantagens do outsourcing
- Redução de custos
Reduz gastos com treinamentos e poupa o tempo que você gastaria estudando o assunto.
- Melhor resultado
Ao contratar uma empresa especializada em determinado assunto, você certamente terá um resultado excelente.
- Aumento da produtividade
Com a contratação de uma empresa de fora, é possível investir maior concentração para as atividades realizadas. Assim, se aumenta a eficiência de suas atividades, e se pode focar em tarefas que irão gerar receita.
- Redução de riscos
Com uma equipe mais bem preparada para potencializar determinada área, ou seja, com uma equipe com mais know how, as chances de que algo dê errado diminuem.
A lógica é muito simples: quanto mais conhecimento na área, menor é a chance de cometer algum equívoco.
Desvantagens do outsourcing
- Perda de controle
É preciso que haja algum controle em relação à qualidade da empresa escolhida para realizar o serviço, com um contrato bem específico a ser cumprido.
Conflitos de interesse podem surgir, e portanto é preciso estar atento na escolha e estar ciente de que em alguns casos o resultado pode não suprir as expectativas.
- Instabilidade
A empresa contratada pode desistir do negócio, mesmo que isso acarrete em multa.
- Problemas de segurança
Por realizar diversos serviços, a empresa contratada precisará de dados confidenciais e importantes. Assim, é preciso ter uma segurança muito grande ao fazer essa escolha.
Dicas para o contratante
O primeiro passo para utilizar o outsourcing é definir os pontos fracos da empresa.
Aquelas áreas que sua equipe tem mais dificuldade em gerir, aqueles que geralmente dão problema e não atingem bons resultados, são boas candidatas à terceirização.
Além disso, é fundamental que, para escolher uma empresa, esta demonstre conhecimento aprofundado na área em que atua, seja com cases, certificações ou por relatos de empresas que já foram clientes.
Ela deve se mostrar interessada em aprender continuamente a respeito de seus clientes. Como sua atuação é estratégica, ela não pode focar somente em executar suas funções, mas também em manter-se alinhada aos objetivos da contratante.
Quais os tipos de outsourcing
- Tático
Uma simples contratação para uma tarefa específica e não essencial, com o objetivo de reduzir custos.
- Estratégico
Alianças estratégicas que promovem relacionamento com terceiros, tomando forma de acordo com as necessidades da empresa.
- Co-sourcing
Um cenário no qual ambas as partes assumem os riscos e benefícios na prestação dos serviços, gerando um relacionamento de parceria entre empresas.
- In house
O outsourcing é realizado dentro das instalações da empresa que contratou.
- Offshoring
Contrata-se uma empresa estrangeira para lidar com tarefas/fabricar produtos.
- Off site
Serviços executados e distribuídos diretamente ao consumidor nas instalações de quem presta o serviço.
O impacto do Outsourcing na era digital
Dentre os serviços tecnológicos necessários para se iniciar uma inserção digital, o Outsourcing é o passo fundamental, pois facilita muito o crescimento, a familiarização com a tecnologia e o gerenciamento de investimentos de uma empresa.
Um exemplo claro das consequências do Outsourcing na era digital é a possibilidade de migrar tarefas, aplicativos, processos e informações para serviços em nuvem, o que permite o acesso a recursos e tecnologias a um custo reduzido.
O Outsourcing surge como uma solução e ferramenta para muitas empresas delegarem funções vitais e não vitais, a fim de melhorar sua produtividade, aumentar a lucratividade e obter experiência em campos de tecnologia e gerenciamento inacessíveis a elas até então.
Toda empresa deve considerar essa opção em, pelo menos, um processo dentro de sua empresa, não apenas porque traz diversos benefícios financeiros, mas também porque leva à cooperação com outras empresas e, principalmente, porque a insere nas transformações do mundo digital.
Como podemos ajudar?
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Na EESC Jr. alcançamos resultados de alto impacto com maestria e qualidade da Arquitetura e Engenharia da USP. Oferecemos um portfólio de serviços variado, visando a eficiência e a competitividade de nossos clientes no mercado em que se inserem. Fazemos projetos personalizados, pautados na necessidade de nossos stakeholders e com relacionamento diferenciado. Para isso, possuímos uma estrutura que conta com um corpo de membros altamente capacitados que gerencia e executa os projetos.
A EESC Jr. é, portanto, uma empresa capaz de realizar com competência funções para sua empresa.
Escrito por Artur Azevedo Pereira, Consultor do Núcleo de Tecnologia da EESC Jr.
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