Blog

USO DA MADEIRA NA CONSTRUÇÃO CIVIL NO MUNDO E NO BRASIL
17 de maio de 2022
USO DA MADEIRA NA CONSTRUÇÃO CIVIL NO MUNDO E NO BRASIL

Virtual model of the Neolithic longhouse roofed with wooden planks. Illustration by Š. Kravciv.  

A madeira consiste como um dos materiais de construção mais antigos da história humana com especulações de seu uso há mais de 10.000 anos. Na Europa, a longhouse neolítica é um dos grandes exemplos do uso desse material para fins habitacionais.

Espalhando-se por todo o norte europeu com as culturas nórdicas devido a capacidade de conforto térmico, sofrendo os aprimoramentos concepção do desenvolvimento das ferramentas a partir da utilização de metais como o cobre, o bronze e o ferro. Outro exemplo da utilização da madeira encontra-se na parte oriental do globo com as culturas japonesa e chinesa, esta  formou gerações de construtores os quais registraram seus métodos construtivos e contribuíram para a manutenção de uma arquitetura única em todo o mundo até que fossem influenciados pelos métodos construtivos típicos da cultura ocidental.

Pagode budista no complexo de Horyu-ji

Com o passar dos tempos e a necessidade de construções mais resistentes, o uso da madeira passou ser segundaria dentro dos sistemas estruturais, unindo-se às composições de adobe, tijolos e pedras. A partir da Revolução Industrial, a descoberta do cimento Portland e a melhoria na trabalhabilidade dos metais consolidaram o domínio do sistema construtivo independente em concreto armado devido à sua capacidade de resistência mecânica e de deterioração no tempo.    

No entanto, em consequência das mudanças climáticas enfrentadas pela humanidade atualmente, a busca por materiais sustentáveis e de menor impacto ambiental tem aumentado, tendo a madeira um papel protagonista nesse cenário por ser, um material natural, renovável e de fácil trabalhabilidade. Alem do mais , o uso racional da madeira nas construções proporciona melhor aproveitamento energético se comparado a outros materiais como aço, concreto.

Por conta da evolução tecnológica industrial desenvolvida, pontos considerados críticos ao se trabalhar com a madeira na construção civil puderam ser aprimorados ou amenizados; o surgimento da madeira engenheirada garante o aproveitamento de todas as potencialidades do material nas suas diversas aplicações. Além disso, em contrapartida ao senso comum brasileiro, grandes elementos de madeira apresentam um bom comportamento estrutural em situações de incêndio e, com a realização de inspeções periódicas e manutenções preventivas corretas asseguram às estruturas de madeira duração por gerações (Molina; Calil Junior, 2010).   

TIPOS DE CONSTRUÇÃO EM QUE A MADEIRA PODE SER UTILIZADA

A madeira pode ser utilizada em diversos tipos de construção, desde grandes edifícios comerciais a habitações residenciais de pequeno porte, além dos seus usos mais popularizados no cenário brasileiro como partes secundárias da estrutura (caibros e terças) ou com fins decorativos. Alguns de seus usos são destacados e exemplificados a seguir.

Estrutura Principal e Telhados:

Estrutura Temporária:

Decoração:

Link para mais ideias !

DIFERENÇA ENTRE MADEIRA LEGALIZADA E MADEIRA CERTIFICADA

A madeira legalizada confere apenas a permissão de extração de espécies nativas provenientes do órgão ambiental competente com seus devidos encargos legais e tributários, estando sujeita muitas vezes a irregularidades ligadas à dificuldade de fiscalização. 

Já a madeira certificada são aquelas cujos aspectos sociais, trabalhistas do local e econômica são considerados, assegurando a não degradação do meio ambiente e o desenvolvimento econômico através da utilização sustentável das áreas de produção.

TIPOS DE MADEIRAS ENGENHEIRADAS PARA SE UTILIZAR EM UMA CONSTRUÇÃO

Quando se pensa em madeira é importante relembrar que se trata do desenvolvimento de um ser-vivo, o qual depende de vários fatores naturais em sua produção. Desse modo, ao se escolher um tipo de madeira para a sua obra deve ser levado em conta as suas propriedades organolépticas, isto é, sua cor, cheiro, textura, gosto e brilho. Sendo assim, para cada projeto deve-se realizar um estudo adequado entre as disciplinas de engenharia civil e arquitetura, levando em conta, a fabricação e transporte e nós da EESC jr. ajudamos você!

Outro ponto importante de se destacar é o aumento no uso da madeira engenheirada nas construções atualmente, capaz de minimizar as vulnerabilidades da madeira. Este tipo de material tem como característica sua alta resistência mecânica e a agentes químico-biológicos, além de possuir uma grande flexibilidade na concepção estrutural.

Os principais tipos de madeira engenheirada:

MLC (Madeira Laminada Colada): tipo mais conhecido de madeira engenheirada caracterizado por lamelas de madeira unidas por adesivos estruturais e uniões do tipo finger joint. Suas aplicações encontram-se no sistema estrutural de vigas e pilares, além de ser empregada para barroteamento e em treliças.

CLT (Madeira Laminada Cruzada ou Cross Laminated Timber): esta solução diferencia-se do MLC por possuir as lamelas de madeira distribuídas em duas direções (possuindo uma direção de maior resistência principal). Suas aplicações estão em sistemas de painéis, podendo atuar como lajes, paredes, coberturas e vigas. 

NLT e DLT (Nail Laminated Timber e Dowel Laminated Timber): nos dois tipos têm-se a união de lamelas de madeira em uma única direção, porém diferenciam-se no modo de união. O primeiro é unido por pregos ou parafusos, enquanto o segundo através de pinos de madeira de alta densidade. Ambos aplicam-se em sistemas de painéis. 

Wood Frame: sistema estrutural em wood frame é como uma estrutura em madeira de montantes e travessas preenchidos por completo com isolantes termoacústicos e revestidos de maneira adequada ao ambiente. 

VANTAGENS DO USO DA MADEIRA

Dentre as vantagens do uso da madeira como material construtivo, podemos destacar as seguintes:

  • Redução dos prazos e otimização do canteiro de obras: Desse modo por se tratar de um material pré-fabricado (ou seja, não é produzido no canteiro de obras), a utilização da madeira na construção civil gera uma economia de tempo durante a execução do projeto. Além disso, o processo de montagem das estruturas em madeira é muito rápido e limpo, facilitando na organização do canteiro da obra.
  • Redução dos resíduos sólidos gerados: os resíduos sólidos gerados pela utilização da madeira nas construções são muito inferiores se comparados aos de outros materiais construtivos. Ademais, é um material 100% reciclável e reutilizável, características que contribuem ainda mais para a não geração de resíduos sólidos.
  • Segurança e alta resistência: a madeira, se comparada ao aço e concreto armado, possui a melhor proporção entre peso e resistência, tendo uma maior resistência à flexão e mesma resistência à compressão que o concreto, além de possuir uma ótima resistência mecânica a ao corte, gerando estruturas mais estáveis. Estruturas em madeira também possuem a característica de serem altamente duráveis. Submetida ao fogo, a madeira não apresenta perda na sua função estrutural, o que permite a plena fuga da edificação em caso de incêndio.
  • Conforto térmico e acústico: a madeira, se comparada aos tijolos, pode chegar a absorver cerca de 40 vezes menos calor, sendo um ótimo isolante térmico e acústico natural. Tais características, permitem uma maior economia de energia elétrica através da redução na utilização de aparelhos climatizadores. 
  • Versatilidade arquitetônica: como citado acima, a madeira é um isolante natural, o que gera um ótimo conforto interno na residência, mantendo ela agradável em todas estações do ano. Por ser modular, a madeira quase não possui restrições quanto a sua utilização, podendo servir como um dos principais elementos estéticos do projeto, trazendo um efeito visual muito marcante.
  • Sustentabilidade: como já citado anteriormente, a utilização da madeira na construção civil, sobretudo da madeira engenheirada está diretamente ligada à sustentabilidade. Tendo uma menor emissão de gases do efeito estufa, em relação métodos construtivos tradicionais, durante toda sua cadeia produtiva, a utilização da madeira é tendência global em termos de construções sustentáveis.

DESVANTAGENS DO USO DA MADEIRA NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Apesar de possuir diversos benefícios, contudo, o uso da madeira apresenta as seguintes desvantagens em relação ao aço e concreto armado:

  • Fragilidade à agentes externos: a madeira é um material altamente vulnerável aos agentes externos como os insetos e agentes xilófagos presentes no solo. Portanto, é necessário o tratamento com verniz ou stain (resina penetrante na madeira) e tratamento químico do solo onde será executado o projeto.
  • Material Combustível: Ademais a característica de ser um material combustível gera a necessidade de realizar tratamentos químicos na madeira, a fim de retardar a propagação de fogo e produção de fumaça nas edificações.
  • Manutenção: outro ponto é a necessidade de manutenções mais frequentes, sendo necessárias manutenções periódicas com aplicação de verniz ou stain a cada 4 anos em áreas externas e 20 anos nas áreas internas

EXEMPLOS DE CONSTRUÇÕES EM MADEIRA AO REDOR DO MUNDO

Mjøstårnet – Brumunddal, Noruega.

Com 85,4 metros de altura, Mjøstårnet é atualmente o edifício de madeira mais alto do mundo. Concluído em março de 2019, o edifício conta 18 andares de uso misto e uma área total de aproximadamente 11.300 m². Em suas dependências oferece hotel, apartamentos, escritórios, restaurantes e áreas comuns, além de possuir um salão de natação, também em madeira. As estruturas foram realizadas em madeira laminada colada e madeira laminada cruzada.

Mjøstårnet em março de 2019. by Nina Rundsveen

25 King – Brisbane, Austrália.

Em 2018 o maior edifício comercial em madeira foi inaugurado em Brisbane na Austrália. Projetado pela Bates Smart, o edifício conta com 45 metros de altura, sendo sua estrutura composta por um misto de elementos em madeira laminada . É composto por 9 níveis de escritórios e restaurantes localizados no térreo.

Loja Dengo – São Paulo, Brasil.

Um marco na construção civil brasileira foi o primeiro edifício feito em madeira engenheira no Brasil, a fábrica da Dengo, localizada na Av. Faria Lima em São Paulo, conta com 4 pavimentos e estrutura realizada em madeira laminada cruzada. Possui uma área construída de aproximadamente 1.500 m².  Foi projetado pelo escritório de arquitetura Matheus Farah e Manoel Maia. 

Loja Dengo São Paulo.

Gostou desse conteúdo? Acesse o link para mais!

Texto escrito por Henrique Gabriel Barbosa Santos e João Victor Ferreira de Oliveira, consultores do Núcleo de Arquitetura e Engenharia Civil da EESC jr. – Empresa Júnior de Engenharia e Arquitetura da USP de São Carlos.

Postado por:

Caroline Kanehira

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Produção & Ambiental

Categorias