Grande parte das organizações buscam melhorar a qualidade de seus processos na tentativa de reduzir impactos no meio ambiente. Nesse sentido, as certificações ambientais servem para dar credibilidade e validar essas estratégias mais sustentáveis, garantindo ao cliente o consumo de produtos de maior qualidade ambiental.
Quais os tipos de certificação?
Existem certificações de diferentes tipos e áreas. Em seguida vamos explicar as principais delas:
Certificações ambientais brasileiras:
- ISO 14001:
Essa certificação comprova que o SGA (Sistema de Gestão Ambiental) da empresa é adequado, garantindo que a organização se preocupa com o meio ambiente e utiliza práticas sustentáveis em seus processos produtivos.
- Selo IBD:
Essa certificação garante que a empresa fabrica produtos orgânicos e biodinâmicos, ou seja, produtos cultivados sem substâncias químicas ou transgênicas.
- Selo FSC:
Essa certificação consiste em indicar produtos originados de manejo florestal responsável. Portanto, garante que materiais como móveis, madeira bruta e papel foram produzidos de maneira sustentável.
- Rótulo Ecológico da ABNT:
Essa certificação rotula produtos e serviços pelo seu desempenho ambiental. Ela leva em consideração o ciclo de vida do produto e auxilia o consumidor na escolha dele. Além disso, serve de marketing para empresas que buscam oferecer produtos mais sustentáveis no mercado.
- Procel:
Essa certificação indica os produtos mais eficientes e que consomem menos energia. Eles são catalogados de A (mais econômico) a E (menos econômico) e tem por objetivo combater o desperdício de energia e a agressão ao meio ambiente.
- Produto Orgânico Brasil:
Essa certificação é destinada à agricultura. Ela assegura que o produto não tenha sofrido nenhuma intervenção química de agrotóxicos e fertilizantes artificiais.
- Imaflora:
Essa certificação é destinada a produtos agropecuários. Ele garante que o produtor respeite o meio ambiente e as condições de salubridade dos trabalhadores.
Certificações ambientais internacionais:
- LEED:
Essa certificação é destinada ao setor de construção civil. Ela sinaliza edificações mais sustentáveis tanto na fase de construção quanto na de uso.
Quais os benefícios que ela pode trazer?
As certificações ambientais trazem diversas vantagens para as empresas:
- Atendimento à legislação ambiental
- Melhoria na imagem da empresa
- Ganhos financeiros
- Confiança dos consumidores
- Diferencial competitivo
- Diminuição de riscos e cobrança de multas
- Redução de impactos ambientais
- Economia de gastos
- Redução na geração de resíduos
- Reconhecimento da comunidade
Como EESC jr. pode ajudar você?
A EESC jr. possui um núcleo dentro da empresa apenas focado em Consultoria Ambiental que é composto por estudantes de Engenharia Ambiental da USP de São Carlos que recebem suporte de professores especializados.
Portanto, nós ajudamos você a obter a Certificação Ambiental desejada para sua empresa para que, com o selo em mãos, ela possua um grande diferencial no mercado!
Texto escrito por Marina Reck Munhoz, consultora do Núcleo de Engenharia Ambiental da EESC jr. – Empresa Júnior de Engenharia e Arquitetura da USP de São Carlos.
Postado por:
0 comentários