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Marketing verde: a tendência do mercado atual
27 de abril de 2020
Marketing verde: a tendência do mercado atual

Você já deve ter notado como cada vez mais aparecem na mídia empresas se rotulando  como verdes ou sustentáveis. Junto a isso, presenciamos também infindáveis propagandas de produtos ecologicamente corretos ou “ecofriendly” que não agridem ao meio ambiente. Isso se chama Marketing Verde. Nesse artigo, vamos explicar o que é, porque se tornou tão importante para empresas e indústrias e como desenvolvê-lo.

O que é?

Marketing verde consiste em uma estratégia de marketing que tem por objetivo desenvolver produtos que exerçam um impacto mínimo sobre o meio ambiente trazendo uma imagem de respeito e preocupação com o mesmo. Ou seja, deixa claro que sua empresa tem consciência ecológica.

Essa estratégia tem sua origem por volta dos anos 90, principalmente por pressão dos consumidores que desenvolveram certa consciência ambiental. Em busca de qualidade de vida e produtos e serviços ecologicamente corretos esses se tornaram mais exigentes, fazendo com que as empresas buscassem se adequar a este novo perfil do consumidor.

Melhor dizendo, para que uma empresa invista nesta tática de propaganda, é necessário primeiro modificar seus processos. A sustentabilidade deve ser aplicada em todos os segmentos: desenvolvimento, aprimoramento, fomento e o oferecimento de produtos ou serviços que não prejudicam o meio ambiente.

A empresa praticante desta técnica deve ser percebida como uma empresa líder, agente de mudanças.

O que é preciso para praticar?

            Como o marketing verde não está relacionado somente a propagandas referentes à sustentabilidade e meio ambiente é necessário que alguns princípios sejam incorporados à empresa:

  • Ter ações ecologicamente corretas, ou seja, ter como foco minimizar ou eliminar os impactos provenientes de seus processos produtivos, considerando os interesses e o bem-estar de seus funcionários, dos clientes e da comunidade onde está inserida;
  • Trazer mudanças que são viáveis economicamente, a organização deve ser capaz de prosperar economicamente com as mudanças implementadas;
  • Ser socialmente justa, isto é, estabelecer relações benéficas garantindo os direitos dos colaboradores e consumidores;
  • Inovação de sua cultura, ou seja, deve estar de acordo com os hábitos e conceitos que envolvem a sociedade local.

Para que estes possam ser aplicados corretamente algumas preocupações devem passar a fazer parte do dia a dia, como os 3 R’s:

  • Reduzir;
  • Reutilizar;
  • Reciclar
lâmpada protegendo natureza

Sustentabilidade: essencial para a atualidade

E ainda os 4 S’s:

  • Segurança;
  • Sustentabilidade;
  • Satisfação do consumidor
  • Aceitação social.

Todas estas condutas devem servir de base para uma mudança estrutural, que trarão diversos benefícios como: economia de energia elétrica, redução de desperdício de matéria prima, dentre outros. Pode -se concluir que essas vantagens proporcionam um lucro maior favorecendo o empreendimento de forma direta. 

 

Como implementar o Marketing Verde?

            Para colocar em prática essas atitudes algumas ações devem ser implantadas. O primeiro passo é  rever as matérias primas e produtos utilizados no processo de produção. Isso por quê eles não devem prejudicar o meio ambiente e perdurar o mínimo possível no ambiente após seu descarte.

Além disso o processo produtivo de tudo que é utilizado deve ser revisado para que sejam identificados possíveis desperdícios, podendo assim haver uma redução na quantidade de produtos e matéria prima utilizados. Uma das maneiras eficientes de se fazer isso é Analisar o Ciclo de Vida dos itens utilizados.

Você já conhece o processo de Análise de Ciclo de Vida?  Entenda um pouco mais em nosso Artigo!

O objetivo deve ser reduzir ao máximo os impactos causados ao meio ambiente, para isso deve se preocupar também em:

  • Diminuir o consumo de energia elétrica e água;
  • Reaproveitar materiais, que irá gerar economia a médio e longo prazo, além da admiração dos consumidores;
  • Reduzir a produção de resíduos, em todas as esferas da empresa, do planejamento à produção;
  • Destinar os resíduos de forma correta, para reciclagem e compostagem. Por exemplo: planejar a logística, esta deve ser planejada para reduzir a emissão de gases poluentes por parte dos automóveis.

Essas são algumas ações possíveis que podem ser aplicadas a qualquer categoria de empreendimento que os tornará mais sustentáveis e passíveis de internalizar o marketing verde. Após colocá-las em prática invista em mostrar ao consumidor evidenciando a consciência ecológica. O que pode conquistar novos clientes, que não conheciam seu produto e se importam com a sustentabilidade.

Porém é preciso estar atento, utilizar esta estratégia sem efetivamente aplicar o desenvolvimento sustentável em sua empresa é praticar o que chamamos de Greenwashing.

cuidando da natureza

Preservação da Natureza

O que é Greenwashing?

O termo em inglês pode ser traduzido como lavagem verde e está associado a prática indevida do marketing verde. Ou seja, é utilizado para denominar empresas que divulgam sua marca como ecologicamente correta ou sustentável, porém não praticam verdadeiramente as ações divulgadas ao público.

Empresas que realizam este tipo de propaganda enganosa muitas vezes além de não cumprirem o que divulgam, fazem o oposto. Ações que prejudicam o meio ambiente não são incomuns em em instituições como essas.

Outro ponto a ser destacado é que a organização muitas vezes implanta algumas ações favoráveis ao meio ambiente, porém quando olhamos mais de perto conclui-se que não é ecologicamente correta.

Por estes motivos existem certificações para que as instituições comprovem sua sustentabilidade. Diversos órgãos e empresas são especializados em auditorias que tem como objetivo comprovar a sustentabilidade de uma empresa. Após confirmado o desenvolvimento sustentável, a instituição recebe um certificado ou o que pode ser chamado de Selo Verde.

Entenda um pouco mais sobre Sustentabilidade com o nosso conteúdo!

Por que implementar o Marketing Verde?

Os benefícios de investir neste método são  inúmeros, o mercado consumidor está aumentando seu nível de exigência e cabe às organizações acompanhar as mudanças. Aplicar à sua empresa é estar à frente dos concorrentes e conquistar clientes que apresentam a consciência sobre o meio ambiente.

Diversas empresas conscientes e sustentáveis que empregaram esta estratégia já colhem seus frutos:

  • A estratégia traz economia a médio e longo prazo, devido a diminuição dos recursos utilizados
  • O marketing verde tem provado seu valor, trazendo maiores lucros;
  • Acionistas conscientes investem somente em empresas que compartilham as mesmas ideias, ou seja, um novo grupo de investidores estará disponível;
  • Aumento da credibilidade, e consequentemente, agregando valor à marca;
  • Diferencial em relação à concorrência;
  • Atendem aos clientes conscientes, mais exigentes;
  • Conquistam a simpatia da população;
  • Clientes satisfeitos com a empresa acabam fazendo o que é chamado marketing de recomendação, ao indicar os serviços a conhecidos que compartilham dos mesmos princípios.

O mundo e as pessoas têm mudado seu padrão de consumo, sabe-se hoje que os recursos não são infinitos, por isso devemos usá-los com consciência. Sendo assim, o marketing verde é uma forma de mostrar às empresas que só existem vantagens em ser verde. Portanto, adaptar-se a nova realidade  é garantir aumento dos lucros, afirmar a visibilidade no mercado e ser um diferencial para os seus clientes e para o meio ambiente.

Como a EESC jr. pode te ajudar?

A EESC jr. por ser uma empresa multi-engenharias pode te ajudar a implementar o Marketing Verde em sua empresa de forma completa e eficaz. Podemos readequar seus produtos, dar a destinação correta com um Programa de Resíduos Sólidos, criar um Plano de Sustentabilidade dentre outros.

Entre em contato conosco e agende um diagnóstico para que, em forma conjunta, seja possível garantir uma solução personalizada garantindo o sucesso e crescimento dos resultados dentro de seu negócio.

 

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Texto escrito por Carolina Baiochi Da Silva, consultora de Engenharia Ambiental da EESC jr – Empresa júnior de Engenharia e Arquitetura – USP São Carlos

 

Marcela Rampani

1 Comentário

  1. RAIMUNDA ALVES RIBEIRO

    Boa tarde, meu nome e Raimunda Ribeiro e sou SECRETARIA SOCIAL de uma cooperativa de trabalho de coleta seletiva de material Reciclável com formação em educação ambiental FÊNIX situada no Gama DF. Achei muito interessante o seu texto. É ótimo quando sabemos que uma empresa trata a questão da sustentabilidade através dos recidivos sólidos com tanto respeito. Nós aqui quanto COOPERATIVA Também nos preocupamos muito com a questão da sustentabilidade porque vivemos exclusivamente da coleta dos resíduos sólidos por esse motivo gostaria de apresentar o projeto S.O.S Catador um projeto de conscientiza-o ambiental feito por catador para ser executado com catador.

    Responder

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