Blog

Manufatura Aditiva: tudo o que você precisa saber!
15 de junho de 2022
Manufatura Aditiva: tudo o que você precisa saber!

A manufatura aditiva é um método de produção que permite a prototipagem ou produção de peças de maneira ágil, a partir de um modelo digital. Nesse sentido, o desenvolvimento dessa área e de suas tecnologias vem revolucionando diversos setores do mercado. 

Assim, continue acompanhando o artigo para aprender um pouco mais sobre o tema, o que é, como funciona e como a manufatura aditiva pode te ajudar!

O que é e como funciona ?

A manufatura aditiva consiste na utilização de softwares de desenho assistido por computador (CAD) para fazer o modelo 3D do objeto desejado. Em seguida esse modelo é convertido para um formato compatível (geralmente o STL – Standard Triangle Language) com a máquina em que será produzido o objeto final. 

Em seguida o arquivo é enviado para a máquina, que realiza a produção do objeto desejado, de acordo com as configurações do arquivo e da máquina. Sendo assim, a agilidade do processo permite a rápida tangibilização do objeto produzido, além de não necessitar de nenhum tipo de matriz ou molde físico. 

A principal característica da manufatura aditiva é a produção de peças a partir da deposição de material, ao contrário da manufatura subtrativa, mais comumente utilizada. Alguns exemplos de manufatura subtrativa são o torneamento, o fresamento e a retificação. 

Tecnologias de manufatura aditiva 

Existem diversas técnicas de manufatura aditiva, que variam de acordo com a maneira que o material é adicionado e também quais são os materiais que a técnica possibilita. A seguir, temos as principais formas de manufatura aditiva utilizadas atualmente: 

  • Sinterização seletiva a laser: também conhecida como SLS (Selective laser sintering), utiliza pó plástico e um laser para criar as geometrias desejadas; 
  • Modelagem por deposição fundida: ou FDM (Fused deposition modelling) é uma técnica que utiliza da extrusão de filamentos de material plástico para produção das peças;
  • Material Jetting: realiza a impressão de peças a partir de um laser direcionado a um leito de pó metálico, podendo fabricar protótipos e peças totalmente funcionais.

Além desses, existem outros meios de manufatura aditiva, sendo a impressão 3D o nome dado a produção de peças a partir de uma dessas técnicas. 

Normalmente as impressoras comuns de bancada se utilizam da técnica de FDM, onde o filamento do material desejado é aquecido e depositado de acordo com a geometria desejada.  

Principais aplicações da manufatura aditiva e seus benefícios 

A manufatura aditiva traz diversos benefícios para as empresas e indústrias que a aplicam: 

  • Velocidade e agilidade: menor tempo entre a produção do modelo físico a partir do modelo digital, permitindo a prototipagem rápida dos projetos e agilizando assim seu desenvolvimento;
  • Custo: baixo custo de produção unitário, principalmente em baixas quantidades;
  • Sustentabilidade: por ser uma técnica aditiva, gera menos desperdício e utiliza menos material quando comparada às técnicas convencionais; 
  • Customização: a possibilidade de customização de produto para produto é alta, permitindo a adequação de cada unidade de acordo com o gosto e necessidade do cliente;
  • Geometria: a manufatura aditiva permite a produção e prototipagem de produtos com geometrias complexas, que não seriam possíveis de serem feitas por outros métodos produtivos ou que seriam muito caros. 

Assim, a manufatura aditiva é aplicada hoje em diversos setores da indústria, sendo que seu desenvolvimento e modernização permitirão ainda mais aplicações. Dessa maneira, os principais setores em que ela é aplicada são: 

  • Saúde: produção de próteses com menor custo, impressão de órgãos em cópias exatas, para facilitar o exame. No futuro acredita-se que a impressão 3D vai permitir a produção de órgãos com tecido humano, para realização de transplantes;
  • Indústria: produção de objetos personalizados e produção em série de produtos com volume de produção baixo;
  • Automobilística: produção de peças específicas com geometria complexa. Possibilidade de produção de peças com bom acabamento. 

Como a EESC jr. pode te ajudar ? 

Gostou das possibilidades trazidas pela manufatura aditiva? Deseja realizar o desenvolvimento de seu produto e já quer um protótipo? Nós da EESC jr. podemos te auxiliar tanto na prototipagem quanto no desenvolvimento do seu produto dos sonhos! Entre em contato conosco!

Texto escrito por João Victor Cassole Aguiar, consultor do Núcleo de Engenharia de Materiais da EESC jr. – Empresa Júnior de Engenharia e Arquitetura da USP de São Carlos.

Postado por:

Caroline Kanehira

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Produção & Ambiental

Categorias