Blog

Como um Projeto de Logística Interna pode alavancar seus negócios
3 de junho de 2020
Como um Projeto de Logística Interna pode alavancar seus negócios

Melhorar o funcionamento interno de uma empresa a fim de reduzir os desperdícios materiais e de tempo, além de aumentar a lucratividade, é um dos principais desafios de um gestor. Afinal, pensar no funcionamento interno, integrar processos e operar de maneira ágil não são tarefas simples. Portanto, demandam métodos eficientes e soluções criativas e personalizadas. Então, para que sua empresa possa alcançar a excelência operacional, é necessário entender a sua logística interna e estar apto a gerenciá-la.

Logística Interna: Alavanque seus negócios

A seguir, o conceito de logística interna será aprofundado, de modo a elucidar como ela pode auxiliar na redução dos desperdícios e no consequente aumento de faturamento.

O que é logística interna e suas principais funções

Logística interna é a área da logística que compreende o controle de fluxo de materiais de uma empresa. Ela é responsável pela entrada de bens e de serviços, considerando desde o processo de negociação com os fornecedores até o transporte e o armazenamento. Agora que entendemos o conceito de logística inbound, é possível compreender suas principais funções e, consequentemente, os benefícios que uma boa gestão dela traz.

A logística interna é encarregada, primeiramente, do controle da demanda de materiais no estoque. Ela garante não só a disponibilidade de matéria prima, mas também a redução de desperdícios. Em segundo lugar, ela tem como função gerenciar o recebimento e a descarga dos insumos na empresa, de modo a diminuir movimentações desnecessárias e evitar desperdícios de tempo. Por fim, a logística interna é responsável pelo processo de retorno das embalagens para os fornecedores, o que é fundamental para evitar atrasos no fluxo

Percebe-se, então, que aprimorar a logística interna para alavancar um negócio é essencial para otimizar a cadeia de suprimentos e reduzir desperdícios e custos. Para isso, é de extrema importância entender como o gerenciamento estratégico dela pode favorecer uma empresa.

A logística interna como estratégia

A partir dos conceitos previamente explicados, já é possível perceber a relevância da logística interna para uma empresa. Agora, vamos entender como ela pode auxiliar seu negócio a atingir o sucesso operacional.

 Em primeiro lugar, é interessante pensar na relação dela com o cumprimento de prazos. Uma gestão logística adequada é capaz de garantir maior previsibilidade de prazos, além de eliminar possíveis atrasos de fornecimento. Com isso, o fluxo produtivo é constante e a empresa consegue ter seus produtos ou serviços sempre disponíveis no mercado, de acordo com a demanda.

Leia no Blog de Osmar Vinci Filho sobre como usar a Logística Interna como uma ferramenta Estratégica clicando aqui.

Também é imprescindível considerar os vínculos com os fornecedores para que a logística interna seja bem gerenciada. Como dependem dos inputs para seu bom funcionamento, é necessário que as empresas tenham eficiência na relação com seus fornecedores. Sendo assim, é possível manter um equilíbrio nos estoques, de forma que grandes armazéns não sejam necessários, mas também sempre haja matéria prima disponível, viabilizando a produção just in time.

Dessa forma, vislumbrar o conceito de logística interna como estratégico para um negócio depende de outros definições associadas a ela. Por exemplo, é fundamental levar em conta não só uma boa gestão de estoque, mas também uma produção enxuta e layouts eficientes. A seguir, esses tópicos serão abordados mais a fundo.

1) Gestão de Estoque

         Com objetivo de facilitar o fluxo de material, a gestão de estoque é um conceito muito relacionado com o de logística inbound. Ela possibilita, por meio do posicionamento estratégico das mercadorias, que prejuízos por falta ou excesso de produtos sejam eliminados. Portanto, repensar a gestão de estoque de uma empresa com dificuldades em logística interna é uma maneira para que ela possa se restabelecer no mercado.

Quer saber mais sobre Gestão de Estoque? Clique aqui para ler “7 passos para uma excelente Gestão de Estoque”.

2) Layout de Produção

            Redesenhar o layout de produção de uma empresa também pode ser uma ferramenta relevante. O bom posicionamento de equipamentos evita movimentações desnecessárias. Por conseguinte, os processos tornam-se mais eficientes e o desperdício de tempo é reduzido, o que leva à diminuição dos custos de produção. Acerca da logística interna, é factível considerar mudanças no layout, por exemplo, do espaço em que os insumos são recebidos e sua relação com o armazenamento deles.

Você sabe quando fazer um projeto de Layout de Produção? Saiba mais lendo nosso artigo “Consultoria em Layout: Quando fazer?”.

3) Lean Manufacturing

            Por fim, muitas empresas aplicam o Lean Manufacturing, ou Produção Enxuta, nos setores logísticos. O processo de melhoria contínua com enfoque no início da cadeia de suprimentos permite que diversas habilidades sejam colocadas em prática. Dentre elas, podemos destacar a administração de sistemas que controlam não só a movimentação, como também a localização dos insumos. Sendo assim, a Logística Lean arremata a gestão como um todo, de modo a simplificar as movimentações, a distribuição e a programação de entregas.

Saiba mais sobre Produção Enxuta. Clicando aqui, você encontra em nosso blog “Produção Enxuta: Entenda o que é e como fazer”.

Alavancando seu negócio

            Tendo em vista, então, os conceitos já apresentados, são perceptíveis os benefícios que uma gestão estratégica da logística interna pode trazer a fim de impulsionar seu negócio no mercado competitivo. Pequenas mudanças na estruturação interna de uma empresa podem gerar resultados surpreendentes. Com elas, é possível não só reduzir os desperdícios de tempo e de material e os custos, mas também colocar a companhia em outro patamar no mercado. Uma cadeia logística bem estruturada é um grande passo para seu negócio alcançar a excelência.

EESC jr. e Logística Interna

Tendo em vista otimizar os processos de nossos clientes, a EESC jr. possui um Núcleo de Engenharia de Produção capaz de garantir o desenvolvimento de estratégias de Logística Interna para o seu negócio, empresa, ou indústria. Entrando em contato conosco, você garante um diagnóstico gratuito e preços acessíveis.

[av_button label=’Agende um Diagnóstico’ link=’manually,http://conteudo.eescjr.com.br/consultoria-layout?_ga=2.169295457.1596441353.1591198156-1356164009.1584632146′ link_target=” size=’x-large’ position=’center’ icon_select=’yes-right-icon’ icon=’ue832′ font=’entypo-fontello’ color=’orange’ custom_bg=’#444444′ custom_font=’#ffffff’]

Texto escrito por Helena Caldeira Ladeira,  Consultora do Núcleo de Engenharia de Produção da EESC jr.  – Empresa Júnior de Arquitetura e Engenharia da USP São Carlos

Sabrina Bastos

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Produção & Ambiental

Categorias