Produtos de qualidade, preços justos, atendimento agradável, boa localização, mas ainda assim as vendas da sua loja não alavancaram? A solução para essa questão pode estar no layout do estabelecimento. No conteúdo a seguir, abordaremos a importância de um layout de loja eficaz e como alcançá-lo.
O que é e qual a importância?
Layout de loja é um termo que se refere à maneira com a qual o espaço físico de um estabelecimento é utilizado. Esse envolve, portanto, o posicionamento de paredes, colunas, setores, caixas, balcões, provadores, equipamentos e outras estruturas, além de como as mercadorias são dispostas.
Sendo assim, uma vez que o ambiente interno é um dos primeiros fatores a serem notados ao se entrar em uma loja, o layout do estabelecimento pode impactar a percepção do potencial cliente acerca da marca e do produto de maneira positiva ou negativa, influenciando diretamente o sucesso ou fracasso das vendas.
Como a decisão de compra é diretamente influenciada pela percepção do possível consumidor, um bom planejamento do layout da loja é de extrema importância. Dessa forma, é preciso dispor as estruturas e mercadorias da melhor forma, otimizando a utilização do espaço e priorizando a circulação das pessoas pelo ambiente.
Logo, é possível atrair a atenção do cliente, aumentar o desejo de compra, motivar o retorno futuramente e até mesmo influenciar em quais produtos terão maior saída.
Passo a passo de um Layout de Loja
O primeiro passo para a elaboração de um layout eficaz é analisar alguns aspectos fundamentais, tais como espaço físico, circulação, sinalização e entrada da loja.
Espaço físico
O planejamento do espaço físico da loja deve levar em consideração os produtos que serão expostos, os itens mais vendidos, o estoque necessário e estruturas como balcões, provadores, caixas e setores. É interessante se atentar também a quais estruturas são móveis e passíveis de realocação e quais são fixas.
Itens que geram maior lucratividade para o negócio, por serem mais vendidos ou garantirem maior taxa de lucro, devem ocupar espaços maiores e de maior destaque. Uma alternativa é providenciar ao produto ou ao setor um espaço proporcional à quantidade que esse representa das vendas.
O posicionamento do caixa, bem como do setor administrativo, também é importante no planejamento do espaço. Portanto, o caixa deve ser bem alocado para que ninguém tenha dificuldade em encontrá-lo, mas também não deve desviar a atenção dos clientes dos produtos das prateleiras, araras ou balcões.
Por vezes, em estabelecimentos menores, a área administrativa está junto ao caixa da loja, por outro lado, em estabelecimentos maiores, é interessante que essa área fique próxima à sala de segurança e seja grande o suficiente para garantir o bom fluxo de documentos e a atualização de dados de maneira ágil.
Circulação
É preciso planejar a movimentação do cliente pela loja. Esse planejamento permitirá alocar os produtos da melhor forma, objetivando atrair o olhar do consumidor para o maior número de produtos possíveis e com isso aumentar as chances de vendas.
A partir da definição do fluxo dos clientes, é possível identificar os locais de maior circulação e, dessa maneira, alocar nesses lugares produtos promocionais, de destaque, com maior taxa de lucratividade ou mesmo os que estão parados no estoque e precisam ser vendidos com urgência. Consequentemente, também se farão presentes os pontos frios – locais que costumam passar despercebidos. Alocar produtos menos importantes nesses lugares e adotar medidas que atraiam mais pessoas para eles são algumas alternativas viáveis.
Também é preciso considerar o espaço disponível para a circulação. É importante garantir que o fluxo de pessoas ocorra com facilidade, evitando locais apertados e se atentando à presença de pessoas portadoras de dificuldades.
Sinalização
Investir em placas, banners e adesivos de sinalização bem posicionados e com mensagens claras e legíveis é necessário para que os clientes encontrem com facilidade os produtos procurados. Esses artifícios podem auxiliar também no tráfego de pessoas, sinalizar áreas de exposição de itens-chave e ajudar como incentivo a compras por impulso.
Entrada
A entrada da loja deve ser organizada e garantir fácil acesso ao estabelecimento. Logo, a largura da porta deve permitir a passagem de pessoas portadoras de dificuldade que fazem uso de cadeiras de rodas, por exemplo. Além disso, caso haja necessidade de manter a porta fechada, portas de vidro são mais interessantes pois permitem que se enxergue o interior da loja.
Atentar-se à vitrine também é importante. Uma vez que essa representa o cartão de apresentação da loja e tem apenas alguns segundos para convencer o consumidor a entrar no estabelecimento, ela deve ser criativa e chamar atenção. A vitrine precisa ser constantemente renovada, tanto na exposição de produtos quanto tematicamente, e deve deixar claro as promoções quando essas estiverem acontecendo por meio de cartazes e adesivos.
E como o Layout de Loja ajuda a dispor as mercadorias?
É importante que os itens de destaque sejam os mais visíveis e, por isso, o melhor a ser feito é posicioná-los na altura dos olhos. Áreas acima da cabeça ou abaixo da cintura devem ser evitadas ou usadas para produtos de menor importância.
Como já citado, também deve-se levar em consideração o fluxo de pessoas pela loja e alocar as mercadorias mais vendidas ou de maior lucratividade nos locais de circulação mais intensa, evitando os pontos frios. Garantir uma exposição proporcional à quantidade que o produto ou setor representa das vendas também pode ser interessante.
Outros aspectos importantes
A iluminação, as cores e a identidade visual da marca são outros fatores a serem considerados no desenvolvimento do layout de loja. A má iluminação pode prejudicar o resultado das vendas, portanto, deve-se manter o ambiente suficientemente iluminado.
Destacar produtos chave por meio de um jogo de luzes é outro artifício que pode trazer resultados. A escolha das cores, tanto do exterior do estabelecimento quanto da decoração do interior da loja, é também muito importante e não deve ser feita ao acaso. Dessa forma, é imprescindível que elas sejam pertinentes à identidade visual da empresa e garantam a harmonia do ambiente.
Datas comemorativas e feriados também são relevantes para o layout da loja. Nesse caso, não apenas a vitrine, mas todo o layout deve se adaptar ao momento em que o comércio se encontra. Logo, é necessário estar sempre atualizado para acompanhar as tendências de consumo do seu público-alvo.
E o que podemos fazer por você?
Nós da EESC jr. podemos ajudar o seu estabelecimento. Integrando serviços de engenharia de produção e arquitetura, oferecemos soluções para a otimização do layout da sua loja, o que certamente trará impactos positivos para suas vendas.
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Texto escrito por Sophia Barquete, consultora de Otimização de Produção da EESC jr. – Empresa Júnior de Engenharia e Arquitetura da USP – São Carlos
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