Blog

Layout de fábrica: saiba como tornar sua empresa mais eficiente
15 de dezembro de 2020
Layout de fábrica: saiba como tornar sua empresa mais eficiente

Saiba como um Layout de Fábrica pode melhorar sua produtividade?

Um bom projeto de layout pode melhorar, e muito, a eficiência da sua fábrica. A desorganização e o mau planejamento físico das máquinas influencia diretamente a produtividade da sua indústria. Nesse artigo, vamos mostrar a importância de um bom projeto de layout e como esse estudo pode potencializar a sua produção. 

O que é Layout?

O Layout de uma fábrica é basicamente a forma como as máquinas e equipamentos estão distribuídos na empresa. Através de cálculos e informações obtidas por meio de estudos é elaborado o melhor projeto possível para que sua indústria opere no seu máximo de produtividade.

Layout de fábrica, por que é essencial?

 Um layout de fábrica vai muito além de apenas mudar a forma em que as máquinas e pessoas estão distribuídas ao longo do espaço físico. Um bom projeto preza  por um modelo que possui maior capacidade produtiva, que está diretamente ligada com o aproveitamento do tempo de produção. Logo, é possível aumentar, e muito, a produtividade da linha sem necessariamente contratar mais pessoas ou adquirir mais ferramentas.

Após aplicado o novo layout é esperado, por exemplo, que não só o tempo de execução para troca de ferramentas, como também a locomoção, tanto dos funcionários quanto dos produtos e matérias primas seja menor.  Isso implica na diminuição de circulação desnecessária evitando atrasos, acidentes e erros. Para isso, alguns processos necessitam de atenção para que haja organização e, consequentemente, eficiência. Esses processos são: uma separação de insumos bem organizada no almoxarifado e integrado à fábrica, um setup planejado para que não falte material, baixa distância entre máquinas de uma mesma linha de produção para evitar trabalho desnecessário. Um bom plano de layout que atuará nesses e em vários outros processos é o que minimiza o retrabalho e aumenta o aproveitamento.

Confira agora como aumentar a produtividade por meio da eliminação de gargalos na sua empresa

Tipos de Layout

         O Layout de uma fábrica é algo que deve ser personalizado para atender as necessidades e exigências de cada unidade específica. Existem indústrias que fabricam pouca variedade de produtos, outras que mudam constantemente o resultado final da cadeia produtiva, umas baseiam a produção de acordo com a demanda, e assim a lista não acaba… O ponto é que existem inúmeras peculiaridades em cada empresa, todavia podemos sintetizar os projetos de layout em 4 tipos:

1. Layout Funcional

Nesse formato, a fábrica é setorizada de acordo com as diversas etapas presentes em sua cadeia produtiva, fazendo com que uma máquina fique agrupada com outras da mesma área. Assim, é utilizado quando a produção é em lotes, pois permite variações na produção, mudando apenas a ordem das etapas. Além disso, possibilita o agrupamento de profissionais da mesma área, no entanto dificulta comunicação entre setores diferentes.

2. Layout Linear

Nesse caso, as máquinas são instaladas em sequência (lado a lado) para que se consiga uma linha contínua de produção, e por esse motivo, o layout linear favorece produções de grande escala com pouca variação nos itens fabricados. Sendo assim, a produção não varia significativamente, logo esse tipo de cadeia exige pouco dos funcionários, uma vez que as funções também não mudam.

  3. Layout Celular

É uma mistura dos tipos linear e funcional, ou seja, existe a setorização por áreas, contudo também existe uma sequência estratégica na linha de produção, o que faz esse formato ter muita flexibilidade. O resultado disso é a possibilidade de atender altas demandas com algumas variações nos produtos.

4. Layout Posicional

Nesse formato a mercadoria permanece parada e/ou fixa e os trabalhos são operados nela. Tal modelo pode ser interessante para produtos muito grandes, por exemplo, aviões e navios, em que a movimentação deles pode não só ser difícil, como também pode prejudicar o resultado final.  Um ponto para se observar é que, o produto final é feito de forma Posicional, no entanto as outras peças que vão ser utilizadas podem ser feitas nos outros modelos citados acima.

Passo a passo: como fazer!

Como já abordado ao longo do texto, cada projeto tem sua particularidade e diferentes requisitos para que se atinja a máxima eficiência com determinado estilo de produção e de produto fabricado. Contudo, para ficar mais palpável alguns métodos e ferramentas utilizadas para chegar a uma conclusão. O processo pode ser descrito em 5 etapas:

  1. Levantamento de dados: essa etapa começa com o estudo do atual arranjo físico do local (a atual disposição de máquinas e a organização dos setores são transportadas para um software para analisar a planta da fábrica). A partir disso, é elaborado o gráfico do tipo Produto x Quantidade, Carta De-Para, Gráficos de Pares. Esses materiais são importantes, visto que são utilizados para determinar quais produtos merecem mais atenção e onde ocorre maior fluxo de materiais e pessoas. Além dessas ferramentas, os Diagramas de Relações são muito úteis para definir qual a importância de máquinas e setores ficarem próximos ou afastados uns dos outros.
  1. Análise dos Processos: nessa etapa são realizadas entrevistas com funcionários com intuito de realmente conhecer o que ocorre na fábrica, logo, é coletado o tempo de cada etapa e ocorre a criação de mapofluxogramas.
  1. Análise do arranjo físico detalhado: nessa etapa é realizada a CIP (Carta de inter-relações preferenciais). Nela é possível compreender a necessidade de proximidade entre as áreas através de um diagrama.
  1. Elaboração das alternativas: nessa fase, através da análise dos resultados coletados, é possível formular alternativas e propostas de layout que resolvam as necessidades do projeto.
  1. Relatório final: nessa última etapa do projeto é especificado tudo o que foi feito, além de ser entregue a proposta do projeto.

Baixe agora nosso e-book gratuito e comece a mapear todos os processos do seu negócio! baixe aqui

Qual o primeiro passo para melhorar minha produtividade?

         Portanto, sabendo da importância de possuir um planejamento estratégico de layout de fábrica, o próximo passo é colocar em prática. Sabendo que é preciso grande conhecimento técnico para realizar o projeto da melhor forma, a EESC jr. fornece os consultores mais capacitados para isso. Agende o seu diagnóstico e traga os melhores resultados para o seu negócio.

Texto escrito por Guilherme Robusti, Coordenador de Otimização de Produção da EESC jr. – Empresa júnior de Engenharia e Arquitetura da USP – São Carlos

Caroline Kanehira

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Produção & Ambiental

Categorias