O que é ideação?
Hoje com o avanço da tecnologia surgiram diversas oportunidades que podem ser aproveitadas, mas, como podemos tirar uma ideia do papel e fazer que ela seja bem-sucedida no mercado?
Além disso, às vezes, uma ótima ideia não basta para se obter o sucesso, para isso, você precisa garantir que todo um contexto seja totalmente abarcado e, além disso, que faça sentido ao público alvo.
Exatamente para isso serve a ideação, que é nada mais que um processo criativo com o objetivo de gerar soluções que abarquem todo o contexto pensado, ou seja, garantir que a solução encontrada não seja uma solução de gaveta.
Também podemos dizer que a ideação faz parte do Design Thinking que é uma abordagem que utiliza de forma empírica o ponto de vista do cliente combinado com a óptica de designers.
Por que é importante realizar uma ideação?
Com as diversas oportunidades presentes no mercado, também, podem surgir ideias as quais nem sabemos como colocá-las em prática, e, como garantir que seja a solução ideal, abarcando totalmente o alvo dessa ideia.
Desse modo, muitas vezes, podemos chegar a conclusões erradas ou até enviesadas quando pensamos nessa solução, sendo assim, não conseguiríamos tirar essa ideia do papel de forma imparcial, e também, que realmente abarque o que a ideia requer.
Nesse caso, aqui entra a importância da ideação e como ela pode mudar totalmente sua ideia, encontrando então, o melhor caminho para conseguir concretizar essa ideia de acordo com todo o contexto que você deseja para isso.
Ou seja, a principal importância de se realizar uma ideação está idealmente em certificar, validar e polir a ideia tornando-a mais factível, real e aplicável no mercado, além de, também tornar essa ideia totalmente palpável e sólida.
Confira também: Design Sprint: Como realizar um projeto de maneira rápida?
Ferramentas utilizadas na prática da ideação
Agora que já sabemos o que é, e a importância de uma ideação, você deve estar bem confuso em relação a como isso é feito e como esse processo realmente pode garantir tudo isso falado anteriormente.
Bom, para isso, como já falamos anteriormente, utilizamos de uma abordagem chamada Design Thinking e seu duplo diamante, que nada mais é do que divergir e afunilar ideias através de diversas ferramentas.
Ou seja, o principal foco nessa etapa é aceitar todas as ideias e possibilidades de soluções para todos os tópicos presentes no problema e utilizar de diversos momentos de brainstorming para mapear as ideias.
Mas lógico, para isso, utilizamos diversas ferramentas como:
- Golden Circle
- Mapa de Empatia
- Value preposition Canvas
- Entrevistas
- Mapeamento de dores e oportunidades
- Matriz de priorização
Com isso, podemos entender não só a ideia, mas também o público alvo diretamente, ou seja, buscando essas validações e respostas diretamente com o público, depois, podemos trazer para nossa realidade e mapear as dores mais comuns e também oportunidades que podemos abarcar no mercado.
As 5 etapas do Design Thinking
Visto tudo isso, agora vem a pergunta, o que é necessário antes disso e o que vêm depois? Para isso, vale mostrar todas as etapas do Design Thinking:
- Observação: Nesta etapa o principal objetivo é entender como o mercado referente funciona e como é a vivência padrão no contexto do mesmo, mas claro, sempre de forma imparcial e empática.
- Definição: Feito a observação, nessa etapa será definido os principais problemas que enfrentaremos, ou seja, dores referentes aos usuários e possíveis dores importantes para o projeto em si, dessa forma, traçando o principal obstáculo a ser superado.
- Ideação: Aqui podemos divergir todas as ideias de soluções para o obstáculo, ou seja, é uma etapa que podemos encontrar diversas possíveis soluções e caminhos a se seguir e valida-las por meio de todo o processo citado anteriormente.
- Prototipação: Agora, com as ideias validadas, resta tirarmos ela do papel, nesse caso, através de um protótipo, mas vale ressaltar que, o principal objetivo é concretizar todas as conclusões feitas na ideação.
- Teste: Com o protótipo pronto resta apenas validarmos com o público, tendo então, o objetivo principal de mapear pontos de melhoria e conseguir feedbacks do próprio usuário.
Dessa forma, temos exatamente tudo necessário para tirar sua ideia do papel e colocá-la no mercado de forma factível e totalmente validada.
Por que contratar uma solução em ideação?
Visto tudo isso, conseguimos entender o que é esse processo, a importância dele e o que é feito nele para garantir uma robustez na solução, ou seja, nessa solução deixamos de lado diversos achismos ou vieses que fazemos sem pensar.
Além disso, a ideação é um processo muito criativo, então, é necessária uma equipe diversa e que pense de forma diferente para que seja garantido um resultado a altura (lembrando que sempre guiados por ferramentas e processos bem mapeados).
Garantindo tudo isso, fica claro o porquê você deve contratar uma solução em ideação antes de tudo, garantir uma solução personalizada e assertiva, imagina pular essa parte e só perceber isso depois de todo o trabalho feito?
Então, se esse artigo faz sentido para você que quer tirar sua ideia do papel e colocá-la no mercado, significa que você pode contratar uma solução em ideação para resolver isso de uma vez por todas, quem sabe não saia até com o protótipo disso?
Como podemos ajudar?
Conheça os nossos cases de sucesso!
A EESC jr. conta com profissionais capacitados para atuar na ideação do seu novo serviço, garantindo assim, assertividade na aplicabilidade dentro do mercado. Conte-nos mais sobre a sua ideia! Agende um diagnóstico gratuito.
Texto escrito por Camilo Constantino, consultor do núcleo de tecnologia da EESC jr.
[/et_pb_text][/et_pb_column] [/et_pb_row] [/et_pb_section]
0 comentários