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Plano de Negócio: primordial para evitar a perda de dinheiro
14 de outubro de 2020
Plano de Negócio: primordial para evitar a perda de dinheiro

A diferença entre negócios bem sucedidos e aqueles que fracassam em seus primeiros meses de atuação está diretamente relacionado com o plano de negócios. Para que seu negócio se destaque e se diferencie no mercado, é de extrema importância que você tenha um plano de negócios detalhado. Ele permitirá que você tome ações mais assertivas e direcionadas para o atingimento dos objetivos do empreendimento. A consequência disso é a redução dos erros desde o início do desenvolvimento da sua ideia.

Nesse artigo, você saberá a importância de um plano de negócios e como utilizá-lo ao seu favor, reduzindo erros e perda de recursos

Direcionamentos Assertivos x Plano de Negócios

De forma geral, o plano de negócio vai determinar com detalhes como a sua empresa funcionará. Ele vai servir como guia para atingir os objetivos da empresa e garantir o sucesso. Seu uso pode ser tanto para o início de um novo empreendimento quanto para aqueles que estão modificando em algum aspecto suas operações e estratégias. Assim, se você está iniciando a venda de produtos em novos segmentos do mercado ou lançando algum novo produto, também é necessária a criação de um plano de negócio.

As etapas de um plano de negócio normalmente são: Análise de Mercado, Plano de Marketing, Plano Operacional, Análise Financeira, Planejamento Estratégico e Sumário Executivo.

Conheça mais sobre cada etapa do plano de negócios e suas atividades com esse conteúdo!

Cada uma delas é essencial para o sucesso da sua empresa e também para que você reduza ao máximo as chances de erros. A seguir mostraremos como o Plano de Negócios auxilia para o sucesso da sua empresa e evita perda de dinheiro e recursos.

Como o Plano de Negócio reduz a perda de dinheiro e recursos e garante o sucesso?

Maior Entendimento do Público Alvo

Na etapa de Análise de Mercado, são definidos quais serão os clientes do empreendimento e qual é o seu perfil. Com isso as preferências, dores e expectativas do público serão mapeadas atendendo as expectativas. O entendimento detalhado de quem são os seus clientes irá aumentar as chances de sucesso do seu negócio.

Isso ocorre porque as ações e estratégias de negócio estarão voltadas especificamente para esse público. Dessa forma, a etapa de Plano de Marketing será extremamente mais eficaz. Por exemplo, as campanhas de marketing, o serviço de atendimento ao cliente, os produtos oferecidos e outros aspectos serão voltados para as pessoas certas. Assim, esse grau de personalização aumenta a probabilidade de sucesso, uma vez que o público alvo terá suas expectativas e necessidades atendidas pela sua estratégia.

Dessa forma, ocorre a exclusão do que não é alinhado com o público alvo. Isso é essencial pois não serão gastos recursos de maneira ineficiente sem gerar resultados.

Maior entendimento da estruturação do empreendimento

A etapa que define as operações do empreendimento é a de Plano Operacional. É nesse momento que o responsável pelo negócio estabelece a infraestrutura necessária para sua operação, bem como a necessidade de recursos humanos. Essa definição ocorre de forma alinhada com todas as etapas anteriores (Análise de Mercado e Plano de Marketing), garantindo que de fato a empresa prospere.

Caso você não realize um plano de negócios, estará sujeito a gastar uma grande quantidade de recursos monetários de forma desnecessária. Isso se aplica tanto na contratação ao adquirir equipamentos, maquinário e local de funcionamento. Fica claro que é necessário que se tenha um planejamento claro e estruturado de quais são as necessidades do seu empreendimento. Dessa forma, é possível realizar as operações da melhor forma gastando o mínimo de recursos

Existência de um planejamento Financeiro

A determinação da quantidade de dinheiro necessária para concretização e viabilização do empreendimento ocorre na etapa de Análise Financeira. Além disso, estimam-se quais serão os custos envolvidos no empreendimento e a receita esperada. Portanto, essa etapa é imprescindível para entender se o empreendimento será lucrativo e quando o empresário pode esperar esse retorno.

Essa etapa é preventiva, o mapeamento dos cenários faz com que os empreendedores tenham o mínimo de imprevistos negativos, bem como entendam se a sua ideia é de fato viável. Empreendedores que não realizam um plano de negócios podem ser surpreendidos por custos que não haviam sido planejados e o resultado é uma receita abaixo da esperada. Muitos empreendimentos acabam fracassando ou sofrem dificuldades pelo fato de não terem realizado essa análise financeira antes da implementação da nova ideia ou expansão do seu negócio.

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Realização de ações alinhadas com o objetivo do negócio

A etapa de Planejamento Estratégico é responsável por determinar qual é o objetivo do empreendimento a curto e longo prazo. É necessário escolher também as ações que alcançarão a meta final.

Essa etapa permite que o empreendedor e seus funcionários tenham clareza do caminho que devem percorrer. Dessa forma, não dispendem tempo, esforços humanos e dinheiro realizando ações que não estão alinhadas com aquelas definidas no Plano de Negócio. Com isso, as ações executadas serão assertivas.

Os tópicos mencionados acima reforçam a importância de um Plano de Negócios para todos aqueles que desejam iniciar um novo empreendimento e expandir ou modificar um empreendimento já existente. Os benefícios que se originam dele são inúmeros, mas vale ressaltar que ele é o principal responsável por evitar o gasto desnecessário de recursos da sua empresa (dinheiro, tempo, esforço, recursos humanos e etc.) e é a chave fundamental para o sucesso do seu negócio.

Como realizar meu plano de negócio?

A EESC jr. realiza projetos de Plano de Negócios, entregando para você um planejamento detalhado e exclusivo para que seu negócio prospere. Isso fará com que você entenda a viabilidade de suas ideias, tome decisões mais assertivas e tenha um planejamento. O resultado disso é o sucesso do seu negócio concretizado.

Texto escrito por Isabela Contatto consultora de Otimização de Produção da EESC jr. – Empresa júnior de Engenharia e Arquitetura da USP – São Carlos

Marcela Rampani

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