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Evento Sustentável: o diferencial que você precisa
25 de maio de 2020
Evento Sustentável: o diferencial que você precisa

Em quaisquer setores trabalhistas, há sempre a necessidade de transformação e inovação. As empresas que se adaptem ao cenário do mercado e se reinventem para ganhar destaque, conquistando cada vez mais clientes. E para quem trabalha no setor de eventos, há aqui a oportunidade para produzir um grande diferencial: um evento sustentável.

Primeiramente, vale lembrar os pilares que conceito de sustentabilidade apresenta: a questão ambiental, a social e econômica. Este tema é fundamental não só por sua importância e amplo impacto, mas também por ser disseminado cada vez mais pela mídia. Com sua difusão ocorre uma pressão social pela utilização de práticas que minimizem impactos ambientais. Assim, uma nova tendência -necessária ao planeta- é gerada em diferentes áreas, incluindo a organização e planejamento de eventos, impulsionando as empresas adaptadas, não só por atender a exigência desse novo público, mas também por criar um ilustre diferencial para elas

Como o setor de eventos pode se inserir nessa linha sustentável?

Existem algumas ferramentas e estratégias que devem ser implementadas para promover um evento sustentável, entre elas estão o Plano de Sustentabilidade e o Marketing Verde:

 

1) Marketing Verde e Evento Sustentável:

O Marketing Verde é uma importante estratégia para divulgar todas as ações voltadas à sustentabilidade que são implementadas na empresa durante e posteriormente a adaptação. É por meio dele que o diferencial da sustentabilidade será formado e reconhecido pelos clientes, transmitindo cada mudança e impacto positivo com a nova gestão.

Desta forma, o Marketing Verde é indispensável, pois sem ele todo o trabalho e transformação são esquecidos pelo público. Sem esta estratégia, por mais que os eventos sejam geridos corroborando com a preservação do meio ambiente e qualidade de vida das gerações futuras, os clientes e parceiros não tomam ciência da maioria ou de nenhuma ação.

Se interessou por Marketing Verde? Leia mais sobre ele e como aplicar no nosso Blog!

 

2) Plano de Sustentabilidade para Eventos:

Mas não basta apenas denominar-se sustentável, é necessário examinar todos os processos envolvidos no planejamento do evento. Para isso há a ferramenta Plano de Sustentabilidade. Desde palestras à casamentos, todos os tipos podem ser reformulados e transformados em eventos sustentáveis. O plano trata de uma série de análises e estratégias que objetivam benefícios como minimização de custos, redução na geração de resíduos e o consumo de recursos naturais, além da criação de estratégias para reparar dos danos inevitáveis ao meio ambiente. 

Além disso, sua estrutura baseia-se no definição de metas e variáveis propostas de acordo com o tipo de evento e atual estrutura da gestão. Elas identificam os pontos de atenção e propõem soluções acessíveis com períodos de curto, médio ou longo prazo. Os benefícios da elaboração do Plano de Sustentabilidade incluem até possíveis reduções de custo, por meio da diminuição no uso de matéria prima e minimização de desperdícios, muito comuns em eventos com alimentação ou brindes gratuitos.

A análise começa pelo pré evento, observando o decorrer e comprometendo-se com o pós evento, sempre com base nos pilares da sustentabilidade:

  • Ambiental:

Um evento pode impactar significamente no meio ambiente. A divulgação, o transporte dos convidados, palestrantes, ou cerimonialistas, o tipo de alimento oferecido, são apenas alguns dos fatores que podem ser reformulados de acordo com o ideal de sustentabilidade. Um exemplo dessa mudança é a divulgação (ou convites) que pode ser realizada por meio de plataformas virtuais, reduzindo o consumo de papel e também o custo com impressões.

Assim, por mais que certas ações sejam simples, elas podem fazer toda diferença no resultado final.  A disponibilização de lixeiras específicas para resíduos orgânicos e recicláveis, que resulta numa diminuição significativa de material descartado incorretamente, minimizando o impacto no meio ambiente. Ao não contribuir com a sobrecarga de aterros sanitários e ao retornar o conteúdo reciclável à linha de produção reduzindo o consumo de matéria prima.

  • Social:

O pilar social é muitas vezes deixado de lado quando trata-se do assunto sustentabilidade, mas é importante compreender que ele também é essencial e faz parte do conceito. Neste ponto, todo recurso humano do evento deve ser analisado, incluindo os participantes.

Um bom início é partir da própria equipe de organização: certificar a inclusão de todos os itens trabalhistas, antidiscriminatórios e sociais. Sem esquecer de avaliar a possibilidade de contratação de fornecedores locais e da implementação de descontos para participação de minorias, além de garantir acessibilidade ao local e ao conteúdo, para deficientes. 

  • Econômico:

Por fim, há o pilar da economia. Um evento sustentável é também um evento mais econômico, por diversas razões. Como comentado anteriormente, o planejamento para redução de consumo já indica menor custo de produção, mas o retorno financeiro desta estratégia não para por aí. Uma boa divulgação das medidas sustentáveis adotadas, aproxima mais clientes que logo se fidelizam, dada a continuação das ações, consolidando assim, o diferencial da empresa no mercado. E o valor adquirido na diminuição do consumo de alimentos, papéis, plástico, entre outros, pode ser investido em medidas para otimizar cada vez mais a produção do evento.

 

Certificando e garantindo a sustentabilidade do evento

Existem algumas normas certificadoras aplicáveis a qualquer tipo de evento que são estabelecidas por organizações independentes, entre elas se destaca a norma ABNT NBR ISO 20121 que especifica os requisitos para a gestão sustentável dessa área ou atividade relacionada à ela, a norma foi projetada para tratar da melhoria da gestão de sustentabilidade em todo o ciclo da produção de eventos.

Assim, seguindo as devidas orientações, pode-se desenvolver ferramentas como aquela já citadas: Plano de Sustentabilidade e Marketing Verde. Nós, da EESC jr. podemos auxiliar no desenvolvimento do seu evento sustentável! Temos um Núcleo de Engenharia Ambiental que é capaz de desenvolver estratégias de Marketing Verde e um Plano de Sustentabilidade, capaz de te garantir selos e certificações. 

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Texto escrito por Késsia Marçal de Lorena, consultora do Núcleo de Engenharia Ambiental da EESC jr. – Empresa Júnior de Engenharia e Arquitetura da USP São Carlos.

Sabrina Bastos

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