Blog

Empreendedorismo e aplicativos mobile
20 de agosto de 2018
Empreendedorismo e aplicativos mobile

Empreendedorismo e aplicativos mobile: conheça 3 ideias de sucesso!

Você provavelmente já deve ter pensado em uma ideia genial: um aplicativo que provavelmente daria muito certo. Com isso, passou um tempo, e logo alguém lança um app que parece terem roubado de você. Mas e se você tivesse feito primeiro? Já pensou em empreender? Nesse contexto, trouxemos 3 exemplos de Empreendedorismo com aplicativos mobile que saíram do papel e ganharam amplo espaço no mercado!

Por que aplicativos?

Partimos do conhecimento de que o número de smartphones no mundo cresce mais de 25% ao ano. Assim, com esse maior número de celulares, a necessidade de aplicativos que influenciam o cotidiano dos usuários aumenta a cada dia.

Segundo o Fórum UMTS, é projetado que o tráfego de dados móveis aumentará em até 33 vezes de 2010 para 2020. Logo, é fundamental adaptar modelos de negócios para os smartphones e assim, desenvolver aplicativos móveis.

Atualmente, utilizamos aplicativos para quase tudo: realizar transações de banco, pedir o jantar de domingo à noite ou solicitar um transporte particular. Com essa mudança, surgiram aplicativos de grande sucesso, tais como iFood, Airbnb e Uber. Desse modo, falaremos um pouco sobre como essas simples ideias saíram do papel e hoje mudam a vida de seus usuários.

Veja como a tecnologia pode automatizar modelos de negócios e otimizar os processos!

iFood

ifood

Após um dia de muito trabalho, você chega cansado em casa e recebe uma notificação no celular. Nele, vem a mensagem: “Cansado do trabalho? O iFood tem um cardápio todinho para você!”. Ou seja, um chamativo e uma oportunidade. Os sócios Patrick Sigrist, Eduardo Baer, Guilherme Bonifácio e Felipe Fioravante tiveram a ideia de facilitar o delivery de comidas ao simples toque no seu smartphone. Com uma linguagem despojada, tentando atingir a geração da internet, o iFood trouxe um novo panorama ao que era um mercado arcaico.

Começando no Brasil, o iFood ganhou visibilidade em 2012, quando lançou no mercado um aplicativo. Hoje, passa por uma expansão e já atende diversos países, tais como México e Argentina.

Visto que o serviço atende mais de 150 mil pessoas por dia, o aplicativo chega a valer mais de 1 bilhão de dólares. Desse modo, o iFood tornou-se um dos “unicórnios brasileiros”. O modelo de negócios é tal que a empresa recebe 12% de cada transação ocorrida no aplicativo. Como resultado, gera um faturamento de 200 milhões de reais.

Airbnb

air bnb

Quem nunca sonhou em viajar o mundo? Certamente conhecer novos destinos e explorar a cultura de outros lugares é um sonho de muitos. Mas, com o grande custo e a falta de imersão cultural de hotéis, esse sonho parecia longe de ser realizado.

A fim de resolver esse problema, os estudantes Nathan Blecharczyk, Brian Chesky e Joe Gebbia, criaram o site hoje mundialmente conhecido como Airbnb.

Como muitos estudantes, o três tinham dificuldades em pagar seus custos na faculdade. Nesse contexto, buscavam uma grande ideia para conseguir levantar algum dinheiro. Assim, surgiu a grande oportunidade: uma conferência de designers aconteceria na cidade em que residiam e os hotéis estavam todos lotados. Por isso, os estudantes decidiram alugar espaços em seus apartamentos para hóspedes.

Após o ocorrido, os estudantes, em uma única noite, criaram o site do Airbnb. Como resultado, após apenas quatro anos, o Airbnb foi declarada uma das maiores plataformas de booking no mundo. O que era a ideia de três estudantes, tornou-se uma empresa bilionária. Hoje, com seu valor estimado em 30 bilhões de dólares e presente em mais de 30 mil cidades.

Uber

uber

O Uber é uma empresa americana, que presta serviços de transporte privado nas cidades através de um aplicativo.

Como toda startup, o Uber surgiu de uma necessidade. Partiu da ideia de ser possível pedir táxis com a facilidade de um toque no smartphone. Fundada em 2009 por Garret Camp e Travis Kalanick, com a ideia de fornecer serviços de taxis luxuosos em São Francisco, Califórnia. A princípio, o Uber oferecia o serviço de táxis convencionais. Desde então, teve um crescimento exponencial.

Hoje, o Uber conta com serviços totalmente diferenciado. Por exemplo, temos: Uber Eats, UberX, serviço de táxi aéreo, entre outros. Atualmente, a empresa vale mais de 68 bilhões de dólares e é considerada a start up de maior valor no mercado. Possui mais de 3 milhões de motoristas associados e faz em média 15 milhões de viagens por dia com mais de 75 milhões de usuários!

O que essas empresas têm em comum?

Em suma, todas essas empresas enxergaram oportunidades em mercados ainda não explorados e reinventaram o modelo de negócio daquele ambiente. Desse modo, foram capazes de criar um blue ocean, isto é, tornaram sua concorrência insignificante. Assim, tornaram possível seu alto crescimento e sucesso dentro de sua área.

Aproveite e veja o nosso artigo sobre como o desenvolvimento de apps pode fazer sua empresa crescer!

Certamente o mercado atual demanda empreendedores que tenham atitude e grande capacidade de adaptação em diversos tipos de ambientes. Independente do cenário, bom ou ruim, as oportunidades sempre estão presentes. As pessoas pedem por mais serviços personalizados, de qualidade e entrega rápida. Nesse caso, grandes empreendedores são aqueles que enxergam novas oportunidades e acreditam em seus sonhos de crescer. Com garra e força de vontade, é possível criar empresas de grande impacto e rendimento.

Em suma, para fazer sucesso e mudar a vida de clientes, o primeiro passo é tirar sua ideia do papel.  Com seu aplicativo desenvolvido, é possível colocar em prática todas as ideias, ou até mesmo facilitar e organizar processos já existentes.

A EESC jr. possui uma equipe especializada em desenvolvimento de aplicativos, entre em contato conosco e desenvolva a sua própria ideia!

agende um diagnóstico

Texto Escrito por Felipe Bazan, graduando de Engenharia Elétrica da EESC jr. – Empresa Júnior de Arquitetura e Engenharia da USP São Carlos

 

Caroline Kanehira

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Produção & Ambiental

Categorias