Você almeja construir a casa que sempre sonhou, mas quando você pensa nos gastos que essa construção poderá acarretar, fica desanimado?
Portanto, construímos este artigo com 8 dicas inéditas de como reduzir os gastos na construção da sua casa, e o custo da obra deixará de ser um problema.
Baixe agora nosso e-book “Vou construir! O que preciso saber” com todas as dicas necessárias para o sucesso da sua construção!
1. Contrate um arquiteto para o projeto e obra
Em primeiro lugar, ao contratar um arquiteto para projetar a sua casa, você passa a contar com uma pessoa que possui muita experiência na área da construção. Assim, contribui para que o seu projeto seja bem-sucedido, além de ser executado dentro de um prazo adequado, de modo que seja adaptado às suas necessidades. Então, esse profissional organizará o layout da obra de modo inteligente e funcional, atendendo os gostos dos moradores. Ou seja, ao realizar o projeto o arquiteto planeja a obra como um todo, o que evita a presença de possíveis retrabalhos, erros e mudanças de ideias durante a construção. Visto que, tudo para sua casa será pensado com antecedência.
A presença do arquiteto no acompanhamento da obra é de fundamental importância para economizar na construção, visto que ele orientará a execução dos serviços dos outros profissionais contratados para a obra, garantindo que tudo fique mais assertivo.
Em suma, o gasto total na obra é muito superior quando comparado a contratação do serviço de um arquiteto especializado. Além de que o profissional irá agregar tranquilidade e segurança à sua obra.
2. Projeto Detalhado
Ao realizar um projeto detalhado é possível prever possíveis erros durante a execução, o que possibilita evitá-los, além de tornar mais assertiva a execução.
Detalhando o projeto é possível gerar tabelas quantitativas as quais possibilitam a compra da quantidade exata de materiais necessários para a obra e que no futuro poderão servir como reserva caso ocorra algum problema futuro.
3. Desenvolva um cronograma e obedeça-o
Com um cronograma é possível ter uma visão da obra como um todo. Pois possibilita saber a melhor momento de chamar cada profissional para a sua construção. Além do fato que atrasos aumentam os gastos com a mão de obra. Seguindo um cronograma a risca, é possível planejar a compra dos materiais, agendar futuros serviços que seriam mais caros se fossem agendados em cima da hora, contribuindo para a economia da sua obra.
4. Faça o orçamento em vários lugares e estude os descontos realizando grandes compras
Os preços dos materiais podem variar muito no mercado. Assim como, o desconto dado para uma grande quantidade de elementos de determinados itens, podem auxiliar na negociação.
Construção mais sustentável! Confira 5 dicas essenciais para sua obra.
5. Comprar direto com o fornecedor pode ser uma ótima ideia.
Sabendo a quantidade total dos materiais básicos que serão utilizados para a obra, como: areia, tijolos e aço, é possível entrar em contato diretamente com fornecedores, o que pode possibilitar encontrar um preço menor que o do mercado.
6. Invista em materiais reutilizados
É possível encontrar opções de madeiras, granito, pisos, vidros em bons estados em lojas de materiais de demolição. Portanto, esses materiais podem cumprir várias funções na sua casa, além de contribuírem para a redução do gasto.
7. Escolha o acabamento analisando o preço e a qualidade
Os itens como tintas, revestimentos, luminárias podem apresentar grandes variações de preços no mercado. Desse modo é importante pensar na necessidade, na praticidade e qualidade ideal para cada ambiente. Assim, com o auxílio de um técnico você pode encontrar opções que contribuam para a economia da sua obra.
8. Faça você mesmo
Dessa forma, converse com o seu arquiteto sobre a possibilidade de você mesmo executar algumas etapas. Ele irá poder detalhar essas áreas que você executará e separar alternativas para o projeto que não necessitem de uma mão de obra tão especializada, como por exemplo alguns tipos de pinturas, instalação de determinados mobiliários, colocação de papel de parede, além de outras possibilidades.
Confira agora nosso case de sucesso “Casa Suzano” e outros projetos que executamos! clique aqui
Conclusão
Portanto, agora com essas nossas 8 dicas é hora de poder voltar a sonhar com a construção da casa que você sempre desejou! Aqui na EESC jr., desenvolvemos o projeto em função de garantir a melhor experiência e resultado para nossos clientes. Por isso, utilizamos da mais avançada tecnologia para apresentar com clareza e de forma exclusiva os projetos para nossos clientes e você pode conferir tudo isso acessando nossos cases de sucesso e entrando em contato conosco.
Texto escrito por Luiza Masiero consultora do Núcleo de Arquitetura e Engenharia Civil da EESC jr. – Empresa júnior de Engenharia e Arquitetura da USP – São Carlos.
0 comentários