Para aqueles que enfrentam a realidade do trabalho remoto, trouxemos 5 dicas de como decorar – e adaptar!- seu escritório em casa gastando pouco.
Se o novo coronavírus trouxe alguma certeza em 2020, é de que o home office será o futuro do trabalho.
Segundo a Agência Brasil, o número de empresas que adotam trabalho remoto deve crescer 30% após a pandemia. É fato que o cenário gerado pelo covid-19 evidencia a necessidade de adaptar o modelo de trabalho ao redor do mundo, evitando aglomerações e, ainda assim, gerando produtividade.
Dessa maneira, a criação de um espaço próprio para o trabalho ou estudo dentro de casa é fundamental para garantir a devida separação entre a esfera pessoal e profissional, e, assim, dar a devida atenção à saúde mental durante o home office.
1. Faça um levantamento do espaço disponível
Primeiramente, antes de realizar intervenções no escritório ou mobiliar, é necessário ter certeza de qual é o melhor espaço disponível.
Seja em um cômodo específico, dentro do próprio quarto ou mesmo na sala, realize um levantamento de todas as medidas e qual será a área à disposição para o seu escritório.
Aqui, a combinação papel, lápis e trena é uma opção fácil e prática para criar o esboço do ambiente. Leve em consideração também os pontos elétricos necessários, bem como a iluminação e ventilação disponíveis: eles serão essenciais para definir o layout do escritório, bem como o posicionamento da mesa de computador próximo a tomadas ou uma janela que forneça iluminação natural.
Levantamento feito, esboce as melhores opções de disposição dos móveis conforme sua necessidade, como o tamanho da mesa, quantidade de cadeiras, e necessidade de móveis armazenadores.
Saiba como melhorar a sua produtividade com o uso do design de interiores
2. Opte por cores claras
É fato que a escolha das cores influencia diretamente o comportamento humano, seja pelos estímulos visuais ou sensação gerada no ambiente.
Dessa maneira, optar por cores claras é fundamental para quem busca concentração durante o home office. Além disso, também passam uma ideia de amplitude, principalmente em cômodos pequenos.
Para quem deseja fugir do clássico branco na decoração de escritórios – e da sensação de frieza -, apostar nas variações claras de cores em alta pode ser uma opção viável e criativa.
A Pantone, principal empresa de cores no mundo, prevê em 2020 tendências como o “Baby Blue”, “Cornhusk” e “Stucco” – opções claras do azul, coral e marrom, respectivamente.
3. Muita iluminação!
Dores de cabeça constantes e vista cansada podem ser resultado do trabalho em um ambiente mal iluminado, devido à contração e dilatação sucessivas da pupila.
Para criar um ambiente luminosamente confortável, alguns pontos devem ser levados em consideração.
Em primeiro lugar, a iluminação natural deve ser aproveitada ao máximo, de modo a depender menos da iluminação artificial e, consequentemente, garantir economia de energia. Lugares próximos a janelas são indicados para o posicionamento das mesas, porém deve-se ter cautela para evitar reflexos desconfortáveis.
Em segundo lugar, também são aconselhadas lâmpadas de teto no tom branco neutro e de temperatura fria, além de uma luminária de mesa direcionável para suprir a necessidade de iluminação para um home office. A iluminação em LED também é recomendada por sua potência e economia, além de não emitir raios ultravioletas nem infravermelho.
4. Esteja atento à qualidade dos móveis
A melhor economia a ser feita, é a escolha correta de móveis duráveis. Para quem deseja um escritório com aspecto moderno, o vidro e o metal são boas opções. Já para quem prefere o estilo industrial ou rústico, a madeira de boa procedência é recomendada devido à resistência.
A ergonomia também é um ponto a ser considerado para a escolha dos móveis. Segundo a rede de móveis Mobly, a busca por cadeiras de escritório subiram 36% durante o período de pandemia, evidenciando o interesse por assentos confortáveis durante o período de trabalho.
Passar um considerável número de horas sentado durante o expediente exige uma cadeira adequada. Para evitar dores na coluna e pescoço, são recomendados encostos estofados e ajustáveis, além da estrutura de aço, bastante resistente.
5. Menos é mais!
Evitar deixar o escritório sobrecarregado com móveis e objetos decorativos, além de ser econômico, é uma opção que evita distrações durante o trabalho.
Segundo a lógica do arquiteto alemão Mies van der Rohe, menos é mais – ou seja, simplificar o espaço e aderir ao minimalismo é necessário.
Sobretudo, opte pelos móveis essenciais ao seu escritório, como uma boa mesa, cadeira e organizador, de modo a dispensar elementos em excesso, que além de garantir a boa circulação, também facilita a organização do espaço de trabalho.
Outro ponto crucial, principalmente durante o home office, é o fundo para reuniões online. Para quem ainda assim prefere o estilo descontraído, decorar a parede ao fundo da mesa de trabalho pode ser uma boa opção para criar o cenário das reuniões diárias.
A EESC jr. pode transformar seu escritório
Gostou de nossas dicas e prefere a orientação profissional para planejar seu escritório, garantindo economia na obra e na escolha dos móveis? Entre em contato conosco! A EESC jr. realiza projetos de arquitetura e design de interiores para transformar seu espaço.
Texto escrito por Bárbara Vizioli, Consultora do Núcleo de Arquitetura e Engenharia Civil da EESC jr. – Empresa Júnior de Arquitetura e Engenharia da USP São Carlos
0 comentários