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Design de serviço: como aplicar no seu negócio
13 de junho de 2022
Design de serviço: como aplicar no seu negócio

Você percebe que seus clientes não se sentem exclusivos nos serviços de sua empresa e que não consegue fidelizá-los? Sente que sua empresa muitas vezes perde em competitividade em relação aos seus concorrentes mesmo você tendo um produto de maior qualidade? Tem dificuldade em obter um faturamento contínuo para o seu negócio? Esses são alguns sinais de que sua empresa precisa urgentemente de um design de serviços.

Já parou para perceber como algumas empresas se destacam muito mais que as outras mesmo tendo um produto similar? Empresas como Starbucks, Netflix, Apple, Magazine Luiza, Nubank, entre tantas outras, se destacam tanto pela experiência que elas são capazes de proporcionar ao cliente.

Cada vez mais, as pessoas têm buscado uma experiência de compra satisfatória, e não apenas um bom produto, fazendo com que as empresas necessitem se preocupar cada dia mais com seu design de serviço, a fim de entregar sempre mais do que aquilo que está vendendo.
O artigo abaixo vai falar sobre o tema design de serviços, que te ajudará a solucionar todos esses problemas listados acima, fazendo com que você consiga se posicionar corretamente no mercado e alavancar sua marca. Aqui, você conhecerá e entenderá mais sobre:

  • O que é design de serviços?
  • Qual a importância do design de serviço?
  • A relação entre design thinking e design de serviço
  • Quais são as vantagens do design de serviço?
  • Como aplicar o design de serviço na sua empresa?
  • Como a EESC jr. pode te ajudar?

O que é design de serviços?

Bom, mas primeiro você deve estar se perguntando o que é design de serviços. De uma maneira simples, ele é a prática de melhorar a qualidade dos serviços da sua empresa, buscando aperfeiçoar a experiência do cliente e atingir a máxima satisfação dele. 

Para isso, são planejadas soluções personalizadas para os usuários em contextos específicos, considerando fatores como atores, local, comunicação, entre outros.

Em um primeiro momento pode parecer confuso e simples de se fazer, mas é importante lembrar que soluções personalizadas exigem um processo específico e ferramentas específicas, ou seja, tudo o que fazemos muda de caso a caso pois cada detalhe tem influência na experiência do cliente.

Qual a importância do design de serviço?

A maneira mais fácil e rápida de entender a importância do design de serviço é analisar e perceber que está cada vez mais complicado competir e se posicionar bem no mercado por uma busca de desenvolver produtos com alta qualidade.

Com a chegada da internet e das vendas online principalmente, é possível acessar uma variedade imensa de cada espécie de produto, de todos os preços e de todo tipo de qualidade. Será que ainda é o mais interessante competir apostando apenas no produto?

Dessa forma, podemos perceber que é necessário uma mudança de estratégia, e olharmos para a experiência do cliente como um todo, entregando algo único e conquistando clientes engajados com sua marca.

Tendo um design de serviço bem programado, sua empresa pode garantir também uma maior integração dos pontos de contato com o cliente, uma vez que esses pontos podem ser planejados, promovendo uma maior proximidade com o cliente. Isso é importante porque faz com que ele se sinta único, valorizado e com um serviço especializado para ele. 

Além disso, é muito importante para uma empresa levar sua cultura ao público, promovendo identificação das pessoas com a marca

A relação entre Design Thinking e design de serviço

Tendo entendido do que se trata o Design de Serviços, podemos explorar uma pergunta muito comum de ser abordada nos dias de hoje, que é a relação entre design thinking e design de serviço. 

Atualmente, muito se fala em design thinking, uma abordagem para resolução de problemas que se utiliza da criatividade e inovação de forma prática para a elaboração de produtos e serviços a partir da valorização da reflexão e livre expressão do pensamento, sempre com foco no usuário.

Essa abordagem nos ajuda a desenvolver produtos e serviços de acordo com a necessidade real do cliente, criando as condições necessárias para que o time tenha insights e consiga colocá-los em prática.

Dessa forma, é fácil de perceber que muitas das características listadas acima também dizem respeito ao design de serviço, que como já vimos neste artigo, se trata de uma maneira  diferente de pensar um serviço, pensando de forma detalhada sobre cada etapa, e utilizando de uma equipe multidisciplinar.

Essas semelhanças se dão porque na verdade, o design de serviço nada mais é do que uma aplicação do design thinking na área de serviço. Logo, os valores, etapas e conceitos são os mesmos do design thinking.

Quais são as vantagens do design de serviço?

Muitas pessoas se questionam quais as vantagens do design de serviço e porque não focar apenas no produto por exemplo, buscando apenas uma otimização de produção, redução de custos e maior lucro.

Os benefícios de olhar para o serviço vêm da questão de que um serviço vai muito além da venda de um produto, quando analisamos só essa perspectiva menosprezamos os sujeitos envolvidos, deixando de fornecer a melhor experiência para o cliente.

São diversas as vantagens da aplicação do design de serviço, trazendo vários benefícios estratégicos para a sua empresa, algumas das principais vantagens são:

  • Maior fidelização de clientes:

Muitas vezes, o que garante a fidelização de um cliente está muito mais relacionado ao serviço prestado do que diretamente ao produto oferecido. Isso acontece porque, uma empresa com um design de serviço bem aplicado foca na experiência do cliente como um todo, agregando muito valor e aumentando as chances do cliente se fidelizar.

  • Engajamento dos colaboradores:

Outra vantagem muito significativa do design de serviço é o engajamento dos colaboradores. O motivo é bem claro, como se trata de uma metodologia que conta com a necessidade de uma abordagem multidisciplinar e colaborativa, todo o time precisa estar engajado com a ideia.

Isso faz com que os colaboradores da sua empresa tenham uma visão melhor de toda experiência do cliente e que entendam a importância da aplicação do design de serviço, fazendo com que trabalhem muito mais engajados.

  • Diferenciação e reconhecimento no mercado:

Talvez existam várias empresas que vendem um produto similar ao seu, o que muitas vezes dificulta uma diferenciação e reconhecimento no mercado. Uma das melhores maneiras de buscar isso, é focando no design de serviço, já que você pode  com um produto parecido, fornecer uma experiência muito diferente ao cliente, através de um serviço especializado.

  • Tomada de decisões mais assertivas:

Toda empresa passa por diversas tomadas de decisões importantes para a sequência do negócio, uma aplicação de um design de serviço tem o intuito de te ajudar a tomar essas decisões de forma mais assertiva e estratégica.

Essa situação acontece porque, quando entendemos que tipo de experiência desejamos entregar ao cliente, e nosso foco passa a ser esse, nós sabemos direcionar nossos esforços para esse objetivo.

Como aplicar o design de serviço na sua empresa?

Entendido tudo isso sobre o design de serviço você agora deve estar querendo saber como funciona na prática. Bom, para isso, precisamos entender as etapas que compõem esse processo, elas são cinco: 

  1. Exploração

Nessa etapa explora-se o contexto do problema através de diversos pontos de vista, buscando entender as partes do processo como um todo e identificar os principais pontos em que há espaço para melhorias.

  1. Criação

Agora que já entendemos o problema como um todo e os espaços para melhoria, utilizamos da técnica de brainstorming, com o objetivo de pensar o maior número de ideias, visando gerar insumos para as próximas etapas. É um momento de intensa criatividade e trabalho colaborativo para que o máximo de ideias seja abordado.

  1. Reflexão

Tendo em mãos todas essas ideias geradas na etapa da criação, é feito um refinamento, definindo as ideias que mais fazem sentido para o problema pensando. Além disso, outro fator muito importante nessa etapa é que refletimos também em como podemos então aplicar essas ideias no serviço.

  1. Implementação

É nesse momento onde vamos colocar em prática tudo o que foi pensado e selecionado nas etapas anteriores, ou seja, testar as ideias.

  1. Identificação de riscos e oportunidades

Após implementadas as ideias na empresa, são coletados e analisados feedbacks para que ocorra uma melhora contínua do serviço.

Com tudo isso, teremos ao final desse processo um aperfeiçoamento do serviço prestado pela sua empresa a partir de diversos feedbacks coletados pelos usuários.

Como a EESC jr. pode te ajudar?

Está percebendo a necessidade de realizar um design de serviço na sua empresa e assim melhorar a experiência do seu cliente garantindo maior reconhecimento e diferenciação para sua marca? A EESC jr. pode contribuir nesta transição e garantir que você tenha uma tomada de decisões assertiva para alavancar seu negócio

Realizando um design de serviço para a sua empresa, a EESC jr. vai poder te entregar toda uma análise profunda sobre como entregar valor na experiência do seu cliente, utilizando diversas ferramentas (como por exemplo mapa dos stakeholders, jornada do usuário, etc)  e do conhecimento necessários para trazer a competitividade tão desejada para seu negócio.

Com isso, será possível ocorrer uma transição mais segura e assertiva que gere resultados através de uma estratégia adotada por praticamente todas as empresas gigantes do mercado.

Para ficar mais por dentro do que a EESC jr. pode oferecer, entre em contato conosco e agende um diagnóstico, para entendermos bem como podemos te ajudar!

Texto escrito por Gabriel Jun Hendo Sakamoto e Lucas Morais Luz, consultores do Núcleo de Engenharia de Produção da EESC jr. – Empresa Júnior de Engenharia e Arquitetura da USP de São Carlos.

Postado por:

Caroline Kanehira

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