O QUE É BIOFILIA:
De forma literal, o termo biofilia significa “Amor à vida” .
A expressão foi criada pelo filósofo Erich Fromm, e propagada pelo biólogo Edward Osborne em 1964, que lançou um livro com o nome biofilia para explicar a afinidade dos seres humanos com a natureza, como algo instintivo.
O QUE É DESIGN BIOFÍLICO:
O conceito do design biofílico vem da ideia de adaptação de nosso organismo em relação ao meio ambiente. Entretanto, como nosso habitat se alterou do natural para o construído, foi necessário uma adaptação nos meios de construção.
A ideia central desse tipo de design, é proporcionar aos usuários a sensação de conexão com a natureza, isso porque de forma geral, é instintivo do ser humano sentir-se conectado com o natural, como uma resposta adaptativa.
Em meio às construções modernas, e às novas formas de morar, os seres humanos buscaram novos mecanismos para incluir a natureza à vida na cidade.
Ele, por sua vez, promove inclusão de sistemas e processos naturais em edifícios, estimulando o bem-estar, e auxílio na saúde psicológica.
OS PILARES DA BIOFILIA:
- Experiência direta da natureza: Presença de luz, plantas, ventilação.
- Experiência indireta com a natureza: Sensação de lembrança da natureza, como o uso de imagens que fazem referência ao meio ambiente.
- Experiência de lugar e espaço: Aspectos que fazem referência à natureza, como refúgio e complexidade organizada.
BENEFÍCIOS DO DESIGN BIOFÍLICO:
É possível relacionar a neuroarquitetura, baseada na neurociência com o design biofílico, uma vez que ambos baseiam-se no natural, como forma de proporcionar melhorias na vida das pessoas.
Dessa forma, esse tipo de design promove melhorias na saúde das pessoas, seja ela física ou mental, promovendo maior acolhimento e relaxamento, principalmente para ambientes como de trabalho. Além disso, tal ambiente consegue proporcionar um contato mais direto com a natureza.
APLICAÇÕES NA ARQUITETURA:
- O ECOTELHADO E SUA RELAÇÃO COM O DESIGN BIOFÍLICO:
O ecotelhado, proporciona diversos sistemas sustentáveis, estabelecendo uma ligação direta com o design biofílico, que promove a conexão com a natureza e o bem estar, atraindo pássaros, borboletas, entre outros seres vivos.
- O JARDIM VERTICAL:
O jardim vertical é uma ótima possibilidade para melhorar a umidade do ar, a respiração e a sensação de bem-estar.
Além disso, a manutenção de tais jardins pode ser facilitada com o uso de plantas específicas de acordo com a luz solar que incide no local, e a necessidade de cada planta em relação à irrigação.
COMO A EESC Jr. PODE TE AJUDAR:
Como percebemos, a presença da natureza no ambiente em que vivemos, seja nossa casa ou escritório, possibilita um maior aconchego.
Diante disso, um projeto elaborado e pensado de acordo com as necessidades de cada indivíduo, que visa o acolhimento e contato mais próximo com a natureza, é essencial para o bem-estar!
Para isso, venha conhecer nossa empresa e nossos cases de sucesso!
Texto escrito por Giovana Grandim de Almeida e Gabriela Correia, consultoras do Núcleo de arquitetura e engenharia civil da EESC jr.– Empresa Júnior de Engenharia e Arquitetura da USP de São Carlos.
Postado por:
0 comentários