Nos dias atuais, o mercado de embalagens tem se mostrado amplo em variedade e qualidade, onde pode-se encontrar grande diversidade de materiais e modelos. A partir disso o Desenvolvimento de embalagem se torna um processo essencial para garantir um produto inovador.
Porque buscar inovação da sua embalagem
Em primeiro lugar, quando se trata de satisfação de usuário, a embalagem é tão importante quanto a marca. Certamente, essa é a apresentação final e direta com o cliente. O investimento nessa área é tão relevante como em propagandas, anúncios, etc.
Um estudo, feito pela Packaging Matters em 2015, com mais de 2 mil pessoas, nos Estados Unidos, mostra que, 70% utilizam a embalagem para saber mais sobre a marca, 66% já experimentaram algo novo somente por causa dela, e 59% comparam as embalagens entre produtos concorrentes antes de decidir pela compra.
No Brasil, de acordo com a Associação Brasileira de Embalagens (ABRE), o índice de decisão no PDV chega a 85%.
Outro fator determinante nos dias de hoje, é o quanto a sua marca é sustentável, e isso envolve em grande aspecto a embalagem. Apresentar um green desing, por exemplo, também mostra o quanto a sua empresa tem apreço pelas causas ambientais e sociais. Além de apresentar grandes vantagens financeiras.
Esses dados, demonstram que a grande parte dos consumidores, dirige seus interesses para o que mais os agrada visualmente e, além disso lhes passa sensação de conforto e transparência. Entretanto, na busca pela expansão e competitividade, é necessário cativar o usuário final do seu produto.
Como sei que preciso melhorar minha embalagem?
Para o Desenvolvimento de Embalagem, primeiro precisamos entender como funciona todo o processo, desde o objetivo principal do produto, sua eficiência, design centrado no usuário e até as necessidades reais e cotidianas voltadas ao cliente.
A chave é buscar maneiras de entender as dificuldades, dores e problemas do seu usuário final. Dessa forma , buscar feedbacks pode ajudar a entender melhor a relação do seu cliente com a embalagem, por meio de ouvidorias e avaliações.
Saiba o que é um desenvolvimento de produto e como realizá-lo de maneira eficaz.
Como definir a embalagem ideal para seu negócio?
Para entender qual embalagem é melhor para o seu negócio, é preciso ter em mente as seguintes dicas.
1- Conceito da Embalagem
Se trata da ideia que pretende ser passada para o cliente. Isso engloba desde a produção à venda para seu usuário, ou seja, se a ideia é passar inovação e sustentabilidade, embalagens atuais, tem tendências de design minimalistas e materiais mais ecológicos; caso a ideia seja atrair a público infantil, design mais chamativos e coloridos, com materiais mais robusto.
2- Funções da Embalagem
Está relacionado diretamente com o objetivo concreto da embalagem. Como, uma lata de seleta de legumes, precisa ter uma boa vedação para aumentar seu tempo de validade, logo todo o processo de produção acerca dessa embalagem, precisa cumprir esse propósito.
⦁ Componentes/Tipos de Embalagens.
Rótulos
Esses tem como princípio informar o cliente sobre o produto, contendo a marca, ID visual e os dados exigidos pela legislação daquele tipo de item.
Caixas
São usados em vários setores, podem abrigar um rótulo ou simplesmente serem usadas para transporte em grande escala (sendo geralmente de papelão), também podendo ser personalizada.
Sacolas
Tem como principal função o transporte de itens menores, como na compra de uma peça de roupa. Podendo ser excelente ferramenta de fixação da marca e, ótima oportunidade para mostrar um conceito para o cliente. Uma sacola de tecido ou papel, mostra valores de sustentabilidade agregado a empresa.
3- Transporte e Estoque
Um fator a ser levado em conta, é como o produto vai ser transportado, tanto em grande escala, caixas de caminhões, e pequena escala, prateleiras, geladeiras e armários. A embalagem tem de ser pensada, adotando todos esses panoramas, para que possa chegar até seu cliente de maneira intacta e, suficiente para permitir o transporte de grandes quantidades até o ponto de venda
4- Design
Envolve todos os elementos anteriores, pois é a junção da estética com funcionalidade geral da embalagem. O design tem o papel de propagação da marca, alinhar e agregar valores da empresa e, ainda pensar no tipo, elementos e na geometria funcional para melhor desenvolvimento da embalagem
Cuidados a serem tomados
Para o aprimoramento do seu produto não basta somente ideias, deve-se seguir todas as normas para o tipo específico de embalagem. Por exemplo, se seu produto tem de ser bem vedado, se ele necessita de refrigeração, assim por diante. Ou seja, para cada segmento, existem leis a serem seguidas. Materiais que ficam em contato direto com alimentos e bebidas, devem responder à legislação sanitária, que está organizada por tipos: Plástico, celulose, metal, vidro, tecido e elástico.
A ANVISA e INMETRO contemplam todas essas leis e normas em seus sites.
Conclusão
Por todos esses aspectos nota-se a grande impacto que as embalagens têm na decisão final do cliente. Além de agregar valor à marca e trazer grandes vantagens econômicas para sua empresa. No entanto, não é uma tarefa simples e exige uma série de processos para ter um bom resultado.
A EESC jr., oferece soluções completas para o desenvolvimento da sua embalagem. Nosso núcleo de Engenharia de Materiais e Manufatura está pronto para te atender!
Texto escrito por Guilherme Sauchuk, consultor do Núcleo de Engenharia de Materiais da EESC jr. – Empresa Júnior de Engenharia e Arquitetura da USP São Carlos.
1- Como é feita a junção do produto a sua embalagem?
2- As pessoas que trabalham neste processo tiveram treinamento para
fazê-lo adequadamente?
3- As pessoas que trabalham neste processo possuem equipamentos de segurança para não se machucarem ?
Olá Anna, tudo bem?
Na verdade, a forma de montagem do produto com sua embalagem plástica depende muito de como é e como foi feito o produto em questão. Existe tanto a comunicação entre ambos, para atrair interesse sobre o produto, quanto também a utilidade em relação à conservação e à proteção aos produtos. Em relação à nossa empresa júnior, nós não realizamos a produção de embalagens, então não possuímos o treinamento e muito menos os equipamentos para tal. Apesar disso, em uma empresa que realize tal produção, é sim ideal que exista algum tipo de treinamento aos funcionários e necessário que as pessoas que estejam no chão de fábrica utilizem o EPI necessário, como roupas especiais, óculos de proteção, calçados reforçados e proteção para a cabeça.