A pandemia do Corona Vírus ou Covid 19 vem afetando significativamente diversos setores da economia brasileira, dos pequenos empresários até as multinacionais.
Um relatório recente elaborado pela Elo Performance e Insights, a qual faz parte de uma empresa de pagamentos, mostrou uma redução significativa do faturamento de vendas no varejo brasileiro.
Todos os setores apresentaram queda no faturamento, mas vale ressaltar que os Bares e Restaurantes apresentaram uma redução expressiva de 63%. Nesse cenário de incertezas, é necessário que os comerciantes tomem medidas para que possam continuar oferecendo seus produtos e serviços ao público com qualidade.
Um recente estudo da Mckinsey Consultoria, mostrou que 61% das pessoas entrevistas estão evitando ou estão tomando precauções com bares e restaurantes.
Confira algumas medidas que podem ajudar você a superar a crise do Corona Vírus e reduzir as perdas no faturamento:
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SAÚDE
A saúde e segurança tanto dos funcionários quanto dos clientes deve ser prioridade de qualquer estabelecimento. Nesse cenário é necessário redobrar os cuidados com a higiene, como disponibilizando máscaras e álcool em gel para os colaboradores. Além disso, os funcionários devem receber treinamentos para manter o local do trabalho higienizado e boas práticas ao terem contatos com os clientes.
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MUDANÇAS NO SEU MODELO DE OPERAÇÃO
Para que o seu negócio não continue sofrendo das consequências negativas do Corona Vírus, é necessário alterar certos processos para que sua empresa esteja atualizada e responda às demandas do contexto atual.
Uma pesquisa realizada recentemente pela EESC Jr. com mais de 260 estudantes universitários de São Carlos (SP), um público bastante representativo para a cidade, analisou a percepção dos serviços de Hamburguerias. A pesquisa mostrou que 84,3% dos respondentes utilizam o serviço Delivery de Hamburguerias.
A preferência do público é reforçada nesse cenário da pandemia do Corona Vírus, uma vez que reduz o contato humano e facilita o consumo para pessoas em quarentena. Dessa forma, as Hamburguerias que fazem uso desse recurso, claramente possuem vantagens competitivas em comparação as outras.
No relatório elaborado pela Elo Performance e Insights, fica clara a preferência dos clientes para os serviços de entrega ou Delivery: enquanto o setor de bares e restaurantes teve queda de 63% do faturamento diário quando considerado o varejo, como mostrado acima, o mesmo setor apresenta um aumento expressivo de 85% no faturamento quando considerado o e-commerce.
Na era digital em que vivemos, os aplicativos de entrega facilitam a realização de pedidos para os consumidores. Vale lembrar que o aplicativo deve atender tanto as necessidades do clientes quanto do próprio comércio.
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A implementação de novos processos nos estabelecimentos do setor alimentício, como por exemplo o de entregas, é necessária, porém deve ser realizada com cautela. É importante analisar se os funcionários estão capacitados para a mudança e entendem sua necessidade. Além disso, a mudança não pode vir acompanhada da queda de qualidade do produto e serviço oferecido.
A pesquisa realizada com mais de 260 estudantes sobre as Hamburguerias revelou que os clientes que utilizam do serviço de Delivery frequentemente sofrem com a demora na entrega do pedido e lanche de qualidade inferior.
Para realizar mudanças no modelo de operação, é necessário garantir que as atividades vigentes e também os processos que serão implementados sejam executados com excelência. A padronização dos processos e a realização das tarefas no menor tempo possível evita a insatisfação do cliente com a demora na entrega do pedido e lanche de baixa qualidade, pontos levantados na pesquisa. Assim, o mapeamento dos processos atuais e futuros do seu negócio garantem vantagem competitiva em relação aos outros bares e restaurantes.
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PLANEJAMENTO FINANCEIRO
A crise do Corona Vírus demonstrou a necessidade dos comerciantes tomarem medidas para incentivar o consumo. Uma delas foi o lançamento de incentivos monetários, como por exemplo as campanhas de promoções dos seus produtos e oferecimento frete grátis ou reduzido para os serviços de entrega.
Apesar de parecerem altamente atrativas para atrair mais clientes, essas campanhas devem ser acompanhadas de um controle rígido dos custos de um serviço ou produto, para garantir sua viabilidade. O gerenciamento dos custos deve ser o suporte para a precificação e também deve assegurar uma margem de lucro nas vendas. Além disso, a análise de custos auxilia no processo de tomada de decisão, garantindo a execução apenas daquelas que são benéficas a competitividade e sobrevivência da empresa.
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A EESC jr. pode te ajudar! Fornecemos as soluções mais completas e personalizadas na área de Engenharia e Arquitetura, garantindo a transformação e a satisfação para o nosso cliente. Contamos com consultores especializados, estudantes da Universidade de São Paulo (USP), que priorizam a qualidade, eficiência e economia durante todo o projeto.
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Texto escrito por Isabela Contatto, consultora na área de Engenharia de Produção da EESC jr. – Empresa Júnior de Engenharia e Arquitetura da Universidade de São Paulo.
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