Vivemos em um mundo em constante inovações, a todo momento novas práticas e costumes, antes considerados normais, são reinventados. Desse modo, o controle de acesso para condomínios não pode ficar para trás.
Nos condomínios é onde temos nossas casas, nossos lares, o local onde podemos chegar depois de um longo dia de trabalho para descansar e baixar a guarda. Por isso, precisamos então nos sentir seguros e bem, pensando nisso que foi criado o controle de acesso para condomínios.
Fique conosco até o fim deste artigo para te ajudarmos a fazer parte dessa nova vertente de tecnologia.
O Que é Controle de Acesso para Condomínio
O controle de acesso para condomínios é uma maneira de obter uma gestão apropriada para o tráfego entre o condomínio e o exterior.
Pode ser utilizada em diversas partes, do controle de veículos até o controle de moradores e visitantes. Esse controle pode ser automatizado por meio de centrais de controle ou pelos próprios moradores, é até possível utilizar a implementação de itens de uso diário, como smartphones, para facilitar esse controle.
Modelos Comuns e seus Métodos
O controle de acesso para condomínio funciona de maneira a ter uma melhor gestão do tráfego em condomínio, mais explicitamente entre o exterior e o interior.
O controle ocorre de maneira a fornecer mais domínio ao morador ou gestor, tornando assim o sistema mais direto e diminuindo os transtornos.
Esse controle pode ser feito de diversos modos e atualmente são utilizadas três principais maneiras: Tag’s, Sistema de Portaria Remota ou Controle de Portão.
Tag’s
As tag’s são um mecanismo de simples uso que tem uma alta demanda em condomínios.
Desse modo é um dispositivo passivo eletromagnético que consiste em um pequeno item, geralmente do tamanho de uma moeda, que quando perto de um leitor apropriado irá fornecer os dados que foram previamente armazenados nela.
Calma, sei que foi um pouco confuso então me permita explicar um pouco melhor.
As tag’s podem armazenar pequenas quantidades de dados, ou seja, podemos armazenar algumas informações como número do apartamento ou até um código específico para cada morador. Dessa forma, obtemos um controle de acesso para o condomínio.
Sistema de Portaria Remota
O sistema de portaria remota é um mecanismo que utiliza uma câmera na entrada. Dessa maneira, uma central de controle, composta por trabalhadores, pode comandar o acesso ao condomínio.
Nesse sistema transmitimos a filmagem da câmera da entrada do condomínio para um local onde os funcionários estarão observando. E é através dos monitores que eles podem permitir ou negar o acesso.
Essa nova tecnologia é análoga ao antigo sistema composto por interfones na portaria, só que agora também pode ser feito através de imagens.
Controle de Portão
O sistema de controle de portão é normalmente utilizado no controle de veículos.
Desse modo, fornecemos um controle codificado para um portão específico. É uma ótima opção para o controle de acesso em garagens em condomínios.
Riscos e Benefícios do Controle de Acesso para Condomínios
Com a implementação do controle de acesso para condomínio podemos notar melhorias imediatas.
Em muitos casos, esses sistemas trazem uma comodidade considerável para os moradores e para administração do prédio. Abaixo listamos alguns benefícios dessa tecnologia.
- Economia
Com o controle automatizado de acesso ao condomínio podemos reduzir os custos. Supondo, nesse exemplo, um controle com Tag’s, diminuiremos a necessidade dos custos fixos mensais com funcionários (porteiros e seguranças).
Além disso, o custo inicial de infraestrutura é substituído por um custo único de instalação e gastos periódicos de manutenção.
- Segurança
Com a implementação dessa nova gestão podemos obter, além de um melhor controle, um registro apropriado do acesso ao condomínio. Dessa maneira, podemos registrar todo o tráfego, tanto de pessoas quanto de veículos, facilitando assim a investigação de atividades suspeitas.
- Conforto
O controle de acesso para condomínios pode ser feito de maneira a gerar o mínimo esforço aos moradores e gestores. Se um morador precisa permitir o acesso para algum amigo ou colega, então isso pode ser feito por telefone, interfone ou até pelo celular. Portanto, não há necessidade de telefonar para a portaria ou ir até o portão para permitir a entrada.
- Eficiência
Ao aumento da velocidade de acesso ao condomínio podemos então melhorar a sua eficiência. Com isso não dependeremos de chaves ou porteiros para conceder o acesso, podendo diminuir o tempo que passamos esperando na entrada e assim reduzindo os riscos de assaltos, sequestros ou invasões.
- Atualidade
No ano de 2020 percebemos a importância da nossa saúde. Observamos incontáveis mortes acontecendo diariamente. Por esse motivo, a não interação direta entre os funcionários e os moradores é benéfica para ambos os lados. Podemos assim proteger a nossa e a família dos trabalhadores do nosso condomínio.
Como podemos te ajudar na implementação do controle de acesso para condomínios?
A sociedade está sempre avançando e inovando e não vai demorar muito para que os antigos modelos fiquem para trás. Por isso acreditamos em uma melhora na qualidade de vida de nossos clientes. Ficou interessado em implementar um controle de acesso em seu condomínio?
A EESC jr. conta com profissionais no ramo da tecnologia prontos para implementar um projeto de controle de acesso para nossos clientes. Marque uma reunião sem compromisso com um de nossos consultores!!
Texto escrito por Eliel Santos, Consultor do Núcleo de Tecnologia da EESC jr. – Empresa júnior de Engenharia e Arquitetura da USP de São Carlos.
0 comentários