Blog

Construção em condomínios: 5 coisas que você precisa saber antes de iniciar sua obra
4 de maio de 2021
Construção em condomínios: 5 coisas que você precisa saber antes de iniciar sua obra

Na atualidade, a procura por espaços cada vez mais reservados e com uma maior qualidade de vida está crescendo de forma exponencial. Isso de deve ao grande crescimento das cidades atuais que mostram-se, frequentemente, aceleradas, frenéticas e com poucos espaços de lazer e tranquilidade. Diante desse cenário urbano, a busca por uma construção em condomínios fechados tem aumentado muito. Isso devido aos benefícios que eles proporcionam, com lugares de divertimento comunitário, diversas praças arborizadas, além de uma maior segurança para todos os seus residentes.. 

Perante todas essas qualidade e benefícios que os condomínios fechados apresentam, é de extrema importância que os interessados em morar em algum tipo do gênero se informem quanto às exigências e normas construtivas que esses espaços exigem. Dessa maneira, antes da construção, é crucial que os interessados conheçam a Convenção do Condomínio, a qual apresenta essas diversas exigências e requisitos que são necessários. 

O levantamento topográfico é uma das primeiras coisas que você deve pensar antes de construir. Clique no link e acesse nosso artigo!!

Tipos de condomínios fechados

Em primeiro lugar, é necessário que você saiba o tipo de condomínio que deseja construir, pois existem padrões de construção e de moradia que devem ser seguidos rigidamente. Um primeiro exemplo são os condomínios residenciais de casas. Nesses locais há restrições no números de pavimentos, na maioria dos casos sendo 2 (dois), e dezenas de regras de construção que serão exploradas posteriormente. Além disso, geralmente, nesse tipo de condomínio, qualquer atividade comercial, educacional ou da área de saúde são proibidas.

construção em condomínios residenciais

Um segundo padrão de condomínio é o residencial de apartamentos. Nesse caso, o morador não tem a possibilidade de escolher um padrão de construção, pois eles já são modelados de acordo com as normas da construtora e, portanto, não devem ser alterados por terceiros. Somado a isso, esse tipo de condomínio pode apresentar menos áreas de lazer. Alguns exemplos são praças, playground ou alguns outros locais que são observados em um condomínio residencial de casas. 

construção em condomínios prediais

Normas construtivas internas:

Antes de começar a construção em condomínios, é sempre importante se atentar às normas de construção interna deles. Essas normas podem ser encontradas na Convenção do Condomínio, afinal, em cada um, as regras são específicas e busca-se uma padronização dos imóveis construídos. Alguns dos requisitos que você pode encontrar nessas convenções são:

  • tamanho mínimo dos recuos: para seguir um padrão de construção, existem normas que indicam um tamanho mínimo para recuos de muros e da parte frontal da edificação, com o intuito de seguir uma estética harmônica entre todos os imóveis; 
  • quantidade máxima de pavimentos: a quantidade de pavimentos está também relacionada com a ideia de padronização que observamos nos condomínios em geral, uma vez que não seria nada convencional em um condomínio residencial de casas apresentar uma edificação de 5 andares, por exemplo. Somado a isso, há condomínios que limitam os andares subterrâneos também;
  • altura máxima da construção: outro parâmetro que também está relacionado com a harmonia estética dos condomínios. Nada adiantaria uma edificação apresentar 2 pavimentos, por exemplo, porém com uma altura ao equivalente de 5 andares convencionais; 
  • dimensões mínimas de cada edificação: algo que deve ser conferido antes do início da construção, pois varia de condomínio para condomínio. Em alguns casos a área mínima da casa é de 100 m², mas em condomínios de alto padrão, esse número pode ser ainda maior; 
  • prazo para a construção: o futuro morador deve se atentar para a existência de alguma diretriz que indique um prazo máximo em que a edificação será construída.

Regras para condução de uma construção em condomínios: 

Antes de finalizar a construção de uma casa em um condomínio fechado, os interessados devem se atentar, primeiramente, às regras de condução de construções. Isso se deve pois cada um pode contar com normas específicas. Além disso, alguns pontos referentes à condução da obra também merecem atenção, pois estão previstos na Convenção do Condomínio. Desse modo, podemos citar alguns tópicos, tais como:

  • períodos para atividade: na execução de uma obra, geralmente, é possível a realização de atividades entre as 7:30 até as 17h;
  • organização do canteiro de obra: questão de organização de materiais durante a construção, que podem ser confinados dentro do próprio terreno ou na rua e como o canteiro deve ficar dentro do loteamento, fechado com tapumes ou não, variando de acordo com cada condomínio;
  • profissionais que podem ter acesso à obra: como forma de segurança de todos os moradores do condomínio, deve-se ficar atento para o cadastramento dos profissionais que irão trabalhar durante a execução de cada obra. 

Taxas a serem pagas para morar em condomínios:

Muitos condomínios oferecem serviços para seus moradores, como áreas de convivência, parquinhos, piscinas e academias. Mas existe uma taxa para a manutenção de todos esses espaços e do condomínio como um todo, bem como possíveis salários de funcionários e gastos. Essa taxa que é paga mensalmente para arcar com esses custos comuns, a qual varia em cada condomínio.

Regras de convivência

É importante considerar que em um condomínio existem regras de convivência, afinal, é um espaço compartilhado com outras pessoas e o respeito deve prevalecer. Portanto, antes de construir, saiba as regras específicas do seu futuro condomínio, como diretrizes quanto ao barulho, velocidade de carros que circulam nas ruas internas, regras quanto ao uso de áreas em comum e ao horário estabelecido para entregas e mudanças. 

Por que realizar um projeto construtivo?

Depois de ter lido todas essas coisas básicas que são necessárias para a construção em condomínios, pode parecer muito confuso devido ao número de regras e normas que devem ser analisadas para a construção nesses locais. E realmente é, pois há condomínios que exigem muitos detalhes e normas técnicas muito específicas. Devido a isso, tal trabalho pode ficar direcionado para profissionais da construção civil, como arquitetos e engenheiros.

A partir da análise da Convenção do Condomínio, tais profissionais analisam, estudam e projetam soluções e edificações baseadas em todas as normas construtivas exigidas. O intuito desse estudo é de atender todas as exigências. Tal projeto visa garantir sua qualidade de vida, bem como o melhor desempenho para a edificação de acordo com cada localidade e tipo do condomínio.

Como a EESC Jr. pode te ajudar

Aqui na EESC Jr., principalmente no Núcleo de Arquitetura e Engenharia Civil, desenvolvemos soluções para nossos clientes referente a construções em condomínios e adequamos os projetos de acordo com as normas exigidas em cada Convenção. Além disso, disponibilizamos diversos acompanhamentos personalizados para cada tipo de cliente de acordo com suas preferências. 
Somado a isso, a EESC Jr. garante a melhor experiência e resultados para nossos clientes, incentivando o empreendedorismo de jovens estudantes e fomentando o aprendizado e educação de milhares de outros indivíduos, a fim de promover uma transformação em sua vida. Agende o seu diagnóstico e traga os melhores resultados para o seu negócio.

Texto escrito por Beatriz Varani Eleutério e Vinicius Pastori Montilha, consultores do núcleo de Engenharias Civil e Arquitetura da EESC jr. – Empresa Júnior da USP São Carlos.

Caroline Kanehira

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Produção & Ambiental

Categorias