Blog

Topografia: Devo fazer um levantamento do meu terreno? Qual é a sua importância?
24 de junho de 2020
Topografia: Devo fazer um levantamento do meu terreno? Qual é a sua importância?

Conhecer o local em que você vai realizar a sua obra ou executar uma implantação é de extrema importância. A topografia é o estudo do terreno que identifica os pontos de relevo notáveis e os acidentes geográficos do local.  Com um estudo topográfico prévio, é possível evitar futuros erros, prever serviços como terraplanagens e evitar maiores problemas durante a execução da construção. 

topografia

O que é um Projeto de Topografia?

Um Projeto de Topografia basicamente define as características de um local. Dessa forma, são definidas as demarcações dos limites do terreno, identifica-se as irregularidades e junto a isso são demarcadas as diferenças de altitudes de um ponto para o outro.

Mas então, o estudo da Topografia só é realizado antes da Obra?

Não! Em diversas situações, é essencial que haja o acompanhamento de grandes estruturas. Sendo assim, é de extrema importância identificar os pequenos deslocamentos angulares e lineares de uma construção. Por isso, a topografia é tão importante e está presente durante a maioria das etapas da construção civil. Obter dados minuciosos e precisos é essencial para prevenir riscos e garantir a segurança da sociedade.

Para você que está no início da sua obra e possui dúvidas, temos um artigo ideal para você: “Vou construir, e agora?

Como é realizado um Levantamento Topográfico?

Atualmente, existem diferentes equipamentos que auxiliam durante a determinação da topografia de um terreno. Os principais equipamentos utilizados hoje em dia para a caracterização local são: teodolitos, estação total e drones.

A realização do estudo da topografia de um terreno auxiliada por teodolitos e estações totais consistem nos seguintes passos:

  • Referenciar pontos fixos em volta do local em estudo
  • Determinar o ponto inicial de medições, que é identificado por um material chamado piquete
  • Nivelar o equipamento utilizado (teodolito ou estação total) nesse ponto.
  • Iniciar as medições angulares e de distância dos outros pontos até compor o fechamento de uma poligonal.
  • Passar os dados obtidos com os equipamentos para que os projetistas terminem o trabalho

Já a determinação das características da topografia local auxiliada por um drone é feita através da determinação de pontos de controle que estão na área estudada. Sendo assim, esses pontos fazem a união entre as coordenadas do terreno e do sistema do VANT.

Para entende melhor o sistema VANT, separamos um conteúdo da ERG Engenharia para você! Clique aqui para conferir.

Em seguida, é planejado o espaço que o drone irá percorrer com os seus sensores óticos que captam as imagens georreferenciadas. Por fim, essas imagens são passadas para um software que compila as informações oferecendo alto detalhamento e precisão dos dados da topografia do terreno.

Para diferentes objetivos, realizamos o mesmo tipo de estudo da Topografia?

Dentre os tipos de projetos de topografia existentes, podemos separá-los em três classificações: Planimétrico, Altimétrico e Planialtimétrico. 

O Levantamento Planimétrico é usado principalmente para determinar os limites de um terreno, identificando suas larguras e comprimentos, logo também mensurando sua área. Por outro lado, o Levantamento Altimétrico consiste em fazer uma análise das alturas do terreno, considerando seu relevo, de modo a ter conhecimento da declividade e consequentemente das curvas de níveis. Por fim, temos o Levantamento Planialtimétrico, que é uma junção dos dois primeiros estudos da topografia trazendo um mapeamento com informações mais completa, sendo o ideal para quem quer construir.

O que podemos concluir sobre a Topografia?

Sendo assim, um levantamento topográfico vai fornecer, além dos itens mencionados acima, diferença de nivelamentos, dados sobre as coordenadas geográficas, características do perfil longitudinal e das seções transversais, altura de pontos do relevo, determinação norte magnético e por fim elementos existentes no local assim como a metragem e cálculo de área.

Mediante a isso, o estudo da topografia é de extrema importância pois sua realização garante a qualidade e segurança de uma obra. Dessa forma, o levantamento topográfico pode ser feito antes mesmo da compra de um terreno para garantir que o vendedor não engane o comprador entregando a ele um terreno na qual o documento do imóvel possuí uma área menor ou maior da que realmente existe.

Durante ou antes de uma construção,  o conhecimento da topografia permite conhecer as cotas e verificar se será preciso fazer a  terraplenagem como aterramento, escavação, destocamento, drenagem, demolição se houver edificações que precisam ser retirada e compactação do solo. E por fim, em edificações já prontas, enfatizando a importância do monitoramento do terreno principalmente em áreas onde existam movimento de terra e necessitem de um acompanhamento constante para que evite possíveis acidentes.

Como a EESC jr pode te ajudar?

Com o auxílio de docentes da USP e com todo o acervo de material disponível a EESC jr. pode resolver o seu problema. Garantindo a excelência e realização de um serviço personalizado, focado nas necessidades do cliente, nós entregamos as melhores soluções.

Ficou interessado em realizar um Projeto de Topografia? Agende já um diagnóstico e veja o que podemos fazer por você.

[av_button label=’Faça um orçamento !’ link=’manually,https://conteudo.eescjr.com.br/quero-solucao-civil’ link_target=” size=’x-large’ position=’center’ icon_select=’yes’ icon=’ue832′ font=’entypo-fontello’ color=’orange’ custom_bg=’#444444′ custom_font=’#ffffff’]

Texto escrito em conjunto por Livia Yang e Marcela Rampani membros da EESC jr. – Empresa júnior de Engenharia e Arquitetura da Universidade de São Paulo

Sabrina Bastos

4 Comentários

  1. ZILA CLARK

    Topografia tem validade? Depois de quanto tempo tenho que fazer uma nova topografia (se necessario). Qual os motivos que seriam necessarios fazer uma topografia nova do terreno?

    Responder
    • Caroline Kanehira

      Olá, Zila! Quando falamos sobre levantamento topográfico no qual o objetivo é apenas analisar a topografia do terreno, só será necessário refaze-lo caso haja alguma modificação na configuração original e/ou movimentação de terra que tenha alterado e, consequentemente, invalidado o levantamento anterior.
      Vale a pena destacar que o levantamento planialtimetrico não se restringe apenas a analise da topografia, mas também se relaciona com a legalização de determinado pedaço de terra.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição!

      Responder
  2. André

    Boa noite, quais leis ambientais devemos cumprir quanto a retirada de terras em grandes volumes de um terreno? Atenciosamente.

    Responder
    • Caroline Kanehira

      Olá, André!

      Para realizar a movimentação de terras é necessária uma autorização por parte da Prefeitura municipal, quando do licenciamento municipal, e da CETESB quando do licenciamento estadual. O tipo do licenciamento necessário depende do montante de solo (em m³) que se deseja mover e da região em que o empreendimento se localiza. Há essa mudança no nível de legislação, pois, dependendo do empreendimento, há escalas superiores de Estado. Havendo essas variantes, podemos entender seu contexto e encontrar a solução que mais se adequa ao seu negócio.

      É importante investir em um projeto de movimentação de terra com um engenheiro que emita ART e obtenha o alvará de movimentação dessa terra.

      Para mais informações, acesse o link: https://cetesb.sp.gov.br/licenciamento/documentos/autorizacao-Mov-APA.pdf

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Produção & Ambiental

Categorias