Se mostrando como tendência crescente no mundo empresarial, o Design Centrado no Usuário visa colocar as necessidades dos usuários como centro no desenvolvimento de produtos. Dessa forma, a experiência do cliente se torna mais eficiente e satisfatória, sendo capaz de alavancar as vendas da sua empresa.
Mesmo que seja esperado que um projetista entenda e saiba o que o usuário do seu produto necessita, dificilmente isso ocorre. Na maioria das vezes, a visão do projetista é afetada pelas suas próprias experiências e habilidades. Podendo não ser as mesmas do público que se pretende atingir.
O design centrado no usuário tem como objetivo criar um produto mais intuitivo e que atenda as expectativas do usuário. Levando em consideração a interação entre usuário e produto e o contexto do uso. Sendo assim, os sentimentos e opiniões do consumidor direcionam o projeto do começo ao fim.
Quais as vantagens do UCD (User centered design)
Colocando as necessidades e limitações dos usuários no centro do desenvolvimento de um produto, o UCD é capaz de agregar os seguintes benefícios:
1 – Melhoria da satisfação dos usuários
Através de observações, conversas e testes com usuários reais, os projetistas conseguem identificar de maneira mais clara quais são as funções e o design que o produto deve apresentar. Dessa forma, o produto final se mostra completamente alinhado às expectativas do usuário. Resultando em na melhoria da satisfação do cliente e, consequentemente, em uma inserção no mercado facilitada.
2 – Maior competitividade no mercado
O Design Centrado no Usuário agrega um maior entendimento sobre o que os usuários pensam e esperam, assim, os produtos desenvolvidos a partir do UCD tendem a ser mais inovadores. Isso ocorre porque ao identificar as expectativas dos consumidores, os projetistas são capazes de apresentar ideias mais originais. Deste modo, o produto baseado no UCD acaba sendo mais competitivo frente aos concorrentes.
3 – Aumento das vendas
Um usuário mais satisfeito tende a recomendar o produto, o que alavanca as vendas. Além disso, a redução dos erros durante o uso, devido à prototipagem e aos testes antes do lançamento, também colabora para uma maior rentabilidade.
4 – Redução de custos
Também vale ressaltar a notável redução de custos a longo prazo que a aplicação do design centrado no usuário proporciona, tendo em vista que a possibilidade de se fazer necessária uma futura remodelagem é extremamente baixa.
Você Sabia que…
Corrigir um problema no desenvolvimento custa 10 vezes mais do que corrigi-lo no design e 100 vezes mais se você estiver tentando corrigir o problema em um produto que já foi lançado. (UX Planet)
Conclusão
Sobretudo, o Design Centrado no Usuário aumenta a usabilidade do produto, fazendo com que a interação do usuário se torne mais fácil e intuitiva. Um produto intuitivo atrai consumidores, já que é perceptível a busca pela praticidade nos dias atuais.
Além disso, os produtos desenvolvidos a partir de um Design Centrado no Usuário raramente precisam ser remodelados, uma vez que a tendência ao erro é reduzida e a introdução no mercado é facilitada. Assim, apesar da metodologia elevar os custos do design devido à necessidade da criação de protótipos e de testes com os usuários, quando se pensa a longo prazo, há uma redução de custos recompensadora, já que que as possíveis falhas são previstas durante o projeto.
Também vale ressaltar que ao oferecer um produto que cumpre as expectativas, a satisfação do usuário se torna maior, resultando em uma lealdade do consumidor em relação à empresa. Dessa forma, o cliente tende a comprar seus demais produtos e passa a recomendá-los, tornando-se um promotor da sua marca.
Como a EESC jr. trabalha com o Design Centrado no Usuário?
O Design Centrado no Usuário pode ser notado em diversos serviços oferecidos pela EESC jr. O desenvolvimento de produto, por exemplo, é um serviço que engloba diversos conceitos e práticas abordados por essa metodologia, visto que tem como objetivo corrigir falhas em produtos diversificados.
O serviço de prototipagem transforma o projeto do seu produto em um modelo físico que pode ser testado com usuários antes do lançamento, contribuindo para a inserção no mercado e colocando em prática a etapa fundamental de construção de protótipos abordada no Design Centrado no Usuário.
Todos esses serviços oferecidos pela EESC jr. podem trazer benefícios significativos para a sua empresa. Quer saber mais? Agende um diagnóstico gratuito com nossos consultores!
Texto escrito por Camila Lima, consultora do Núcleo de Engenharia de Materiais da EESC jr. – Empresa Júnior de Engenharia e Arquitetura da USP São Carlos.
0 comentários