Blog

Automação residencial: o que é, quais seus benefícios e sua importância
19 de janeiro de 2021
Automação residencial: o que é, quais seus benefícios e sua importância

Origem e definição do conceito de automação residencial

Automação residencial surgiu na década de 1970 atrelado aos avanços da automação industrial. Desde então, novas tecnologias estão surgindo a fim de proporcionar melhorias no dia a dia das pessoas por meio da tecnologia.

Mas afinal, o que é automação residencial? Consiste na ideia de utilizar as tecnologias existentes dentro de casa para facilitar tarefas que antes dependiam exclusivamente do morador. Essas tecnologias consistem basicamente em atrelar segurança, conforto e economia.

Você já imaginou como seria conectar vários dispositivos da sua residência e controlá-los sem mesmo sair do conforto do seu sofá? Pode parecer cena de filme de ficção científica mas, graças a automação residencial, isso é possível e acessível. Então, se você tem sonha em integrar os seus equipamentos do dia a dia, é fundamental que leia esse texto.

Automação de processos manuais: conheça suas vantagens!

4 benefícios e exemplos que definem a automação residencial

1. Segurança

O mais importante dos pilares é a segurança. As tecnologias existentes permitem que qualquer pessoa controle câmeras de segurança e trancas de portas a partir de um smartphone comum, ou seja, mesmo não estando em casa, é possível saber quem, quando e onde tentaram acessar sua residência. Além disso, é possível oferecer ajuda à pessoas que têm algum tipo de necessidade especial, como por exemplo idosos que têm a locomoção debilitada e necessitam de vigilância por muito tempo, isso é feito a partir de sensores que estão em colares que detectam a queda brusca de altura, significando uma queda, a partir disso, automaticamente o sistema de segurança da casa liga para algum membro da lista de contatos e possibilita uma ajuda imediata.

2. Conforto

A busca pelo conforto e comodidade dentro de casa é essencial. Atualmente, é possível comandar a iluminação, temperatura e volume do sistema de som adaptados para cada tipo de situação. Por exemplo, o morador pode definir uma sequência de características que mais o agradam para ver um filme, a partir de um clique no smartphone, o sistema inteligente da casa define a iluminação, a temperatura do ar condicionado e o volume do sistema de som integrado, possibilitando uma experiência única. 

3. Economia

A ideia de poder economizar com os gastos básicos estabelece o último grande pilar da automação residencial. É possível controlar, a partir do mesmo display do smartphone, os gastos que cada equipamento está gerando para o custo final de energia, por exemplo. Desse modo, fica muito mais fácil controlar os gastos de cada equipamento eletrônico da residência e assim, identificar possíveis falhas além de poder ter um maior controle financeiro mensal.

4. Baixo custo

O custo de implementação dessas ferramentas é essencial, afinal, quem não gostaria de implantar todos esses processos por um preço amistoso? A melhor parte é que, é possível implantar esses sistemas por um preço bacana, atualmente, os custos variam entre 2000 e 15000 reais, ou seja, um preço acessível que trará segurança, conforto e economia à residência.

Conclusão

Automação residencial é uma ferramenta em constante expansão, a realidade dos filmes de ficção nunca esteve tão próxima da realidade comum. Para quem sonha em atrelar segurança, conforto e economia em sua própria residência é uma ótima oportunidade de realizá-lo. 

Texto escrito por Thiago Alves de Lima, consultor do Núcleo de Engenharia Mecânica e Mecatrônica da EESC jr. – Empresa Júnior de Engenharia e Arquitetura da USP São Carlos.

Caroline Kanehira

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Produção & Ambiental

Categorias