Blog

Arquitetura sustentável: 5 dicas essenciais para sua obra
13 de outubro de 2020
Arquitetura sustentável: 5 dicas essenciais para sua obra

A prática da arquitetura sustentável é um tema cada vez mais atual. O termo prega o exercício da construção civil de forma a priorizar processos e materiais responsáveis, mitigando o impacto ambiental, social e econômico de uma obra.  Assim, percebe-se que o conceito não está apenas ligado ao uso de matérias primas naturais ou à adoção de soluções que otimizem o consumo de água e energia, mas também está associado à viabilidade econômica e a valorização social dos trabalhadores por exemplo.

arquitetura sustentavel

A seguir, vamos ver algumas dicas para tornar sua obra sustentável!

1. Estude, estude, estude! 

Atualmente, existe uma gama de informações sobre o assunto da sustentabilidade e a todo momento novas soluções tecnológicas vão surgindo. Além disso, temos também diversos métodos de análise de sustentabilidade para as construções, os chamados selos de certificação ambiental ou “selos verdes”, tais com o LEED, AQUA, BREEAM. Para trabalhar com arquitetura sustentável, é importante estar atento às legislações e, o mais importante, segui-las. 

Vai construir e não sabe por onde começar? Baixe o nosso e-book com dicas exclusivas para você iniciar já! clique aqui

2. Papel e lápis na mão, é hora da implantação!

A arquitetura sustentável deve sempre respeitar o local de intervenção; não apenas suas condições topográficas e climáticas, mas também a cultura local e as necessidades dos usuários. Assim, uma boa implantação no terreno já traz um impacto bastante positivo para a obra, visto que consegue maximizar o uso dos recursos ambientais, promovendo boa iluminação e ventilação naturais. Assim, a relação do ambiente construído com a natureza é primordial para a qualidade do ambiente interno.

3. Seja aliado dos materiais!

Primeiramente, algumas soluções podem ser utilizadas para impulsionar a sustentabilidade da sua obra, tais como o uso de materiais sustentáveis! esse tipo de material está associado a toda uma cadeia produtiva caracterizada pela legalidade e responsabilidade ambiental e social. Podemos citar, por exemplo, o uso de madeira extraída de forma legal. Além disso, o uso de materiais recicláveis e reutilizáveis é super bem vindo!

4. Use e abuse de tecnologias que otimizem a sua edificação (e a sua vida rs)!

Podemos empregar diversas tecnologias que ajudam a otimizar a sua edificação, trazendo melhor aproveitamento dos recursos naturais e minimizando os custos de funcionamento. Por exemplo, é bastante interessante o uso de placas solares e sistemas de captação de água da chuva! Além disso, hoje existem diversos sistemas de automação residencial que promovem por exemplo, sistemas de iluminação inteligente com sensores de presença, o que permite controlar os recursos de acordo com as necessidades de uso.

5. Cuidado com o canteiro de obra!

Não poderia ficar de fora a preocupação com a etapa de construção da obra! A redução na geração de resíduos de construção é extremamente importante para reduzir o impacto ambiental! Além disso, é preciso se atentar ao armazenamentos dos produtos e materiais, pois se for feito de maneira incorreta, pode haver o risco de contaminar o solo e os lençóis freáticos. Por fim, cuide sempre da segurança do trabalhador.

Percebe-se portanto, que existem infinitas possibilidades de adequar uma construção aos conceitos de sustentabilidade! E os ganhos são mais infinitos ainda! Ambientes confortáveis, funcionais, com máximo aproveitamento dos recursos naturais e a minimização dos gastos de manutenção, como energia, gerando um impacto ambiental, econômico e social positivos!

BÔNUS: Mas e o custo de implantação?

Agora, você deve estar pensando “esse tipo de obra deve ser caríssima!”. Edificações sustentáveis realmente podem ter um custo maior de construção, por conta do emprego de técnicas e tecnologias diferenciadas. Entretanto, estudos mostram que esse tipo de obra tem maior valor no mercado imobiliário e maior velocidade na venda. Além disso, o custo da manutenção e operação desses edifícios são bem menores, gerando um bom retorno sobre o investimento e economia por todo o tempo de uso da edificação!

Você sabe a importância de um bom projeto estrutural? confira agora

Conclusão

Dessa forma, é claro a importância de se promover e implementar uma arquitetura sustentável durante todo o processo da construção. Quer construir com menos impacto ambiental? Nós podemos te ajudar, com soluções inteligentes para o seu bem-estar e para a preservação dos recursos naturais? Venha fazer seu projeto conosco! 

[av_button label=’Faça um orçamento !’ link=’manually,https://eescjr.com.br/contato/’ link_target=” size=’x-large’ position=’center’ icon_select=’yes’ icon=’ue832′ font=’entypo-fontello’ color=’orange’ custom_bg=’#444444′ custom_font=’#ffffff’]

Texto escrito por Ingridth Hopp,  Consultora do Núcleo de Arquitetura e Engenharia Civil da EESC jr.  Empresa Júnior de Arquitetura e Engenharia da USP São Carlos

Caroline Kanehira

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Produção & Ambiental

Categorias