Você já investiu em uma mudança drástica de processos da sua empresa ou em uma nova tecnologia e acabou não tendo o resultado esperado, não gerando o lucro e redução do tempo esperadas?
Isso muitas vezes acontece pela falta de um estudo detalhado prévio a partir de uma análise do fluxo de valor dos processos a partir da perspectiva do cliente.
Toda e qualquer empresa necessita se atualizar e mudar processos para se manter competitiva e longeva no mercado, mas, tão importante quanto, é o planejamento dessas ações.
Existem diversas técnicas, estratégias e ferramentas que auxiliam esse planejamento de melhorias, para que a mudança seja eficaz e atenda aos resultados esperados, e para que ocorra um pensamento de melhoria contínua na empresa.
Uma das principais é o Mapa do Fluxo de valor, ou Value Stream Mapping (VSM).
Este artigo vai falar sobre o tema e te ajudará a propor mudanças nos processos da sua marca, fazendo com que você consiga resultados expressivos, aumentando a eficiência e diminuindo custos. Aqui, você conhecerá e entenderá mais sobre:
- O que é o fluxo de valor?
- Como mapear o fluxo de valor?
- Quais os principais benefícios para a sua empresa?
- Como a EESC jr. pode te ajudar
O que é o Fluxo de Valor?
Agora que já entendemos que o fluxo de valor é algo importante para aumentar a eficiência dos processos de sua empresa, vamos entender um pouco melhor do que se trata um dos pilares de Lean Manufacturing.
De forma simples, podemos definir o fluxo de valor como o conjunto de etapas que compõem a fabricação de um produto ou construção de um serviço, desde os fornecedores até a entrega ao cliente, percorrendo todos os processos de transformação da matéria prima.
Nosso objetivo aqui é a criação de um ambiente enxuto, reduzindo desperdícios e aumentando a eficiência dos processos, promovendo assim um fluxo contínuo de valor.
O primeiro passo nessa direção é justamente analisar o fluxo de valor de seu produto e assim chegar à proposição de melhorias.
O mapa do fluxo de valor, ou Value Stream Mapping (VSM), se trata de uma ferramenta muito importante, porque através dela podemos analisar o fluxo de valor de um produto ou serviço, mostrando o fluxo de materiais e informações.
A análise desse mapa nos permite identificar de forma clara e visual as ações que agregam valor, as ações que não agregam valor mas são necessárias, as quais chamamos de desperdícios tipo 1, e as ações que não agregam valor e não são necessárias, as quais chamamos de desperdícios tipo 2 e podem ser imediatamente retiradas do processo produtivo.
Essa separação é a base para a identificação de oportunidades e criação de um plano enxuto que inclui diversas oportunidades de melhoria.
Na seção seguinte, falaremos sobre como construir o mapa atual do fluxo de valor de um produto da sua empresa, como planejar mapas do estado futuro e propor melhorias a partir disso.
Como mapear o fluxo de valor?
O VSM é uma das ferramentas mais importantes para a aplicação dos conceitos de Lean Manufacturing. A Figura 1 abaixo mostra um exemplo de modelo de VSM.
Figura 1: Modelo de VSM
A Figura 2 traz os principais símbolos utilizados no mapeamento do fluxo de valor.
Figura 2: Modelo de VSM
Existem alguns passos gerais a seguir quando deseja-se criar mapas de fluxo de valor. Vejamos:
- Selecione a família de produtos e monte uma equipe para te auxiliar nesse processo
É importante para que a construção dos VSMs seja produtiva e eficiente para a emrpesa que identifique inicialmente de forma clara qual a família de produtos você irá mapear.
Isso ocorre porque os VSMs utilizam de dados muito específicos e para serem efetivos precisam de abordar produtos que passam pela mesma sequência de processos com tempos próximos em cada etapa.
Identifique qual a família de produtos é mais importante mapear naquele momento, focando esforços em áreas mais críticas.
Além disso, a utilização de uma equipe que conhece bem os processos na montagem e análise dos VSMs é fundamental para que sua empresa aproveite todo o potencial da ferramenta.
b) Realize o desenho do VSM atual
Com sua equipe formada e a família de produtos escolhida, o próximo passo é a construção do estado atual do mapa do fluxo de valor.
Essa etapa é fundamental para uma melhor visualização de desperdícios e identificação de oportunidades que serão abordadas no VSM futuro.
Nesse momento, serão identificados as etapas envolvidas, pontos de início e fim do processo, informações de cada etapa, tempos envolvidos, clientes, fornecedores, etc., trazendo um olhar individual e sistêmico ao mesmo tempo para as etapas do processo.
c) Analise o fluxo de valor atual
Com o fluxo pronto, é fundamental que este seja profundamente analisado, procurando identificar as etapas que agregam mais valor ao produto, assim como aquelas que não agregam valor.
Nesta análise, algumas perguntas básicas podem guiar seu pensamento, são elas:
- Esta etapa do processo agrega valor ao cliente?
- Onde existem desperdícios nesse processo?
- Onde recursos estão sendo utilizados?
- Qual a quantidade de recursos que são utilizados no processo?
- Qual é o tempo de espera entre os processos de fabricação?
- Como reduzir ou até mesmo eliminar gargalos dentro do processo?
- Como propor mudanças que levem o processo a estar mais próximo de um fluxo contínuo de valor?
d) Construa o VSM futuro
Agora que existe uma melhor compreensão do estado atual e de oportunidades de melhoria, precisamos aplicar e tentar desenhar essas oportunidades formando um fluxo de valor ideal para a empresa naquele momento.
Alguns exemplos de mudanças de um VSM do estado atual para um VSM futuro são a produção passar de empurrada para puxada em algumas etapas, a redução de estoques, redução do tempo de espera entre etapas e diminuição de etapas no processo que não agregam valor ao produto, etc.
e) Crie um plano de ação de melhorias
Todos estando alinhados sobre como o fluxo de valor dos processos estão funcionando atualmente na empresa e como gostaríamos que funcionassem no futuro, precisamos construir planos de ação.
Essa etapa é bem importante já que não adianta identificar problemas, identificar oportunidades e não colocar um plano de ação de melhorias em prática.
A equipe precisa entender exatamente quais ações devem ser tomadas e o momento em que elas devem acontecer para que haja uma transição do estado atual para o estado desejado.
Quais os principais benefícios para a sua empresa?
Já entendemos melhor o que é fluxo de valor e como montar um mapa de fluxo de valor, mas quais são os benefícios gerados para uma empresa ao usar essa ferramenta?
O VSM é um método poderoso para identificar desperdícios em qualquer processo, não apenas na manufatura. Sendo este o setor no qual é mais utilizado.
O foco no valor que a metodologia possui mantém a análise orientada para o que realmente importa, permitindo que a empresa possa tomar decisões mais assertivas e competir de forma mais eficaz no mercado.
Diante de qualquer ameaça competitiva, profissionais da metodologia enxuta podem fazer bom uso do VSM para criar o maior valor para o cliente da maneira mais eficiente possível, uma vez que conseguem visualizar claramente o estado atual do processo e onde os desperdícios estão ocorrendo.
Se trata de uma ferramenta que pode, e deve, ser usada de forma constante para a melhoria contínua dos processos da sua empresa.
Além disso, O mapeamento de fluxo de valor, assim como outras boas ferramentas de visualização, serve como uma ferramenta eficaz para a comunicação, colaboração e até mesmo mudança de cultura dentro da empresa
São diversas as vantagens da aplicação do mapeamento do fluxo de valor, trazendo vários benefícios estratégicos para a sua empres. Além das citadas acima, algumas das principais vantagens são:
Identificação clara de pontos de melhorias
Realizando uma análise correta do VSM com a sua equipe fica mais claro, visual e fácil de se enxergar melhorias no seu processo produtivo que realmente irão gerar impacto, evitando melhorias caras, com grandes esforços e pouca efetividade.
Redução de desperdícios e de etapas que não agregam valor no processo fazem com que ocorram reduções no tempo de fabricação, nos custos, melhora na qualidade final, entre outros.
Planos de ação tangíveis
Outro grande benefício que o VSM traz para sua empresa é sair com planos de ações claros e tangíveis.
Muitas vezes análises e acompanhamentos são feitos, mas não resultam em planos de ações claros, se tornando pouco efetivos.
Esses planos de ação surgem do fato de que duas etapas importantes da construção do VSM são o desenho do fluxo ideal (VSM futuro) e como a empresa chegará lá.
Além disso, são mudanças propostas já sabendo qual o resultado esperado, ou seja, mudanças mais orientadas. Isso aumenta a chance de surtirem efeito e, consequentemente, se tornarem lucrativas.
Visão individual e sistêmica dos processos
O VSM é tão efetivo porque além de olhar para cada processo de forma individual (através de dados próprios da etapa) permite ter uma visão sistêmica de todo processo de um produto.
Apresentando em um único mapa todas as etapas, quantidade de mão de obra empregada, lead time, tempo de valor agregado, tempo entre as atividades, transporte de matéria-prima e do produto final, entre outras informações, o VSM fornece uma visão do todo que auxilia na tomada de decisões.
Como a EESC jr. pode te ajudar?
Está percebendo a necessidade de realizar um mapeamento do fluxo de valor em produtos da sua empresa e assim aumentar a eficiência e lucratividade dos processos?
A EESC jr. pode contribuir nesta transição e garantir que você tenha uma tomada de decisões assertiva para alavancar seu negócio.
Realizando um mapeamento do fluxo de valor para a sua empresa, a EESC jr. vai poder te entregar uma análise profunda sobre como reduzir desperdícios e entregar cada vez mais valor para o seu cliente, utilizando de diversas ferramentas complementares e do conhecimento necessários para trazer a competitividade tão desejada para seu negócio.
Com isso, será possível ocorrer uma transição mais segura e assertiva do estado atual para o ideal da sua empresa, gerando resultados através de uma estratégia adotada por praticamente todas as empresas gigantes do mercado.
Para ficar mais por dentro do que a EESC jr. pode oferecer, entre em contato conosco e agende um diagnóstico gratuito, será um prazer entendermos melhor como podemos te ajudar!
Texto escrito por Lucas Lopes , consultor do Núcleo de Engenharia de Produção da EESC jr. – Empresa Júnior de Engenharia e Arquitetura da USP de São Carlos
Publicado por:
0 comentários