É claro que aplicativos não suprem o contato humano, mas possibilitam um meio remoto e eficiente para dar continuidade às atividades e aos serviços. Assim, para um trabalho mais saudável, o ambiente utilizado para o home office deve ser apropriado.
Confira: Home office: 5 dicas para decorar seu escritório gastando pouco.
O confinamento, visando a saúde de toda a população, não implica na estagnação da vida das pessoas, nem mesmo na paralisação das empresas. De acordo com a Fundação Instituto de Administração (FIA), 94% das empresas brasileiras afirmam que suas expectativas de resultados com o home office foram atingidas ou até mesmo superadas.(Fonte: 94% das firmas aprovam home office, mas 70% vão encerrar ou manter em parte)
Ademais, o fato pode ser explicado pela existência de aplicativos para o período remoto que proporcionam meios de amenizar os prejuízos gerados pela necessidade do distanciamento, que proporcionam eficientemente a comunicação, organização e realização de videoconferências. (Fonte: O que é home office? 13 ferramentas para trabalhar em casa no coronavírus ).
Comunicação
Slack
O Slack é um dos principais aplicativos para o período remoto utilizado por mais de 750 mil empresas (Fonte: Aqui o trabalho acontece ), que consiste em um escritório virtual, pois possibilita o diálogo entre os usuários e a comunicação sobre assuntos empresariais tais como avisos importantes, agendar reuniões, tocar projetos, etc.
Os usuários podem se comunicar através de diversos canais, o que facilita a organização, visto que cada canal remete a um determinado contexto dentro da empresa, onde pode se fazer tudo relacionado a um projeto, assunto ou equipe.
Além disso, a ferramenta conta com diversas aplicações como compartilhamento de arquivos, facilitação da cooperação e uma integração com mais de 2 mil apps, incluindo outros aplicativos para o período remoto (Fonte: Aqui o trabalho acontece ).
Em síntese, é um aplicativo que possibilita toda a comunicação empresarial centralizada que conta com diversas ferramentas para isso ocorrer de forma organizada e dinâmica. (Fonte: 5 motivos para sua empresa usar Slack )
O Slack possui diversos planos de assinatura com diversos benefícios, inclusive um gratuito e está disponível para Windows, Mac e na versão beta para Linux. É possível acessá-lo, também, a partir de navegadores e de dispositivos móveis, instalando-o através da Google Play Store ou da App Store.
Microsoft Teams
O Teams é, assim como o slack, extremamente relevante no grupo de aplicativos para o período remoto. Consiste em um hub que possibilita a comunicação e a colaboração entre os integrantes de um grupo.
Além disso, conta com a integralização de todas as ferramentas da microsoft tais como o Word, Excel, PowerPoint, sendo utilizadas pelos usuários cooperativamente, ou seja, edição conjunta em tempo real (Fonte: Microsoft Teams: O que é o Microsoft Teams? ).
Este aplicativo facilita a organização e possibilita uma comunicação integrada entre os sub-núcleos dos grupos através da separação em salas diferentes. Assim o assunto tratado em algumas salas de conversa fica centralizado, possibilitando uma conversa focada em seu objetivo (Fonte: Chat, chamadas de vídeo e colaboração gratuitos ). Essa otimização é de suma importância aos aplicativos para o período remoto.
A ferramenta conta com a possibilidade da realização de vídeo-conferências, utilizada frequentemente para reuniões entre os membros e para a apresentação de pautas relevantes para o time.
Isso mostra um aplicativo muito versátil e integrado que proporciona meios para a comunicação, realização de reuniões e documentação de informações importantes para a empresa em um aplicativo dinâmico.
O Teams conta com diversos planos de assinatura, cada qual com seus benefícios. Está disponível para navegadores em qualquer sistema operacional, e para dispositivos móveis IOS e Android.
Ferramentas de videoconferências
Google Meet
O Google meet é um aplicativo utilizado para realizar vídeo conferências com diversas pessoas, contando com um chat para cada reunião. Possui segurança e proteção, fundamental aos aplicativos para o período remoto, com um fácil acesso para os usuários, contando com mais de 100 milhões de pessoas em alguma reunião todos os dias(Fonte: Google Meet ganha 3 milhões de usuários novos por dia em meio à COVID-19 | Aplicativos e Software ).
Esse aplicativo se tornou de livre acesso durante o confinamento para quem possui uma conta Google, sendo que era disponível apenas para assinantes e para domínios que possuem a assinatura do mesmo. Isso deu grande visibilidade ao Meet dentro dos aplicativos para o período remoto dedicados à vídeo-conferências. Essa disponibilidade ocorrerá até março de 2021(Fonte: Google Meet terá reuniões ilimitadas na versão grátis até 2021 ).
Dessa forma, é uma excelente ferramenta para a realização de reuniões e conversas corporativas, e que podem ser gravadas e compartilhadas, e são indispensáveis para a continuidade dos serviços das empresas. Algumas funcionalidades, porém, só estarão disponíveis para certas assinaturas, de acordo com a tabela abaixo:
O Google meet esta disponível para utilização em qualquer sistema operacional a partir dos navegadores: Chrome, Firefox, Safari e o Edge. Além da instalação em dispositivos móveis através da App Store ou da Google Play Store. (Fonte: Google Meet: videoconferência para empresas | Google Workspace )
Zoom
O Zoom, juntamente ao Meet, estão entre os principais aplicativos para o período remoto utilizados para videoconferências. Esse um aplicativo que possibilita a realização de videoconferências com alta qualidade e com até mil participantes e até dez mil visualizadores. É utilizado por diversas empresas tais como Dropbox, LogiTech, AutoDesk, Uber, Slack, entre outras.
O ingresso em uma reunião no zoom é feita de forma prática. Além disso, tem a funcionalidade de gravação e compartilhamento das reuniões.
Primeiramente a plataforma propõe uma grande privacidade e segurança, e possibilita uma adaptação ao trabalho remoto de forma segura e bem-sucedida.(Fonte: Suporte durante a pandemia de COVID-19 ). Ademais, proporciona uma experiência empresarial consistente para os usuários, sendo projetado para funcionar de forma confiável, prática, e acessível.(Fonte: https://zoom.us/ )
Aplicações para organização
Trello
O Trello é uma ferramenta gratuita que possibilita os times empresariais a trabalharem mais colaborativamente e estrategicamente, aumentando a produtividade, através do uso de quadros, listas, e cartões, que possibilitam uma maior organização e priorização de projetos de forma bastante flexível. Essa ferramenta é renomada nos quesitos de organização dentre os aplicativos para o período remoto (Fonte: https://trello.com/pt-BR ).
Há a possibilidade de adicionar detalhes aos cartões dos projetos tais como comentários, anexos e prazos. Ademais, conta com ferramentas de automatização de processos repetitivos e padrões. Por fim, fornece um meio prático e intuitivo de organizar e padronizar ideias e projetos. Confira a importância da padronização: Padronização na sua empresa: Entenda sua importância.
Assim, a ferramenta é responsável por gerenciamento de projetos de forma versátil e moldável às prioridades dos usuários, facilitando o trabalho em equipe. A plataforma conta com uma organização entre quadros, sendo que dentro de cada quadro é possível alocar múltiplos cartões, que funcionam como notas subdivididas em colunas.
É possível compartilhar um quadro com qualquer pessoa que possua uma conta no Trello, e assim, associar as pessoas membras de um quadro com os cartões presentes nele. Isso facilita com a organização de afazeres, e quem será responsável por qual tarefa. (Fonte: Trello: como esta ferramenta pode ajudar você a organizar a sua vida )
O Trello está disponível para navegadores e pode ser instalado em dispositivos móveis através da App Store de da Google Play Store.
Se implementados corretamente, os aplicativos para o período remoto garantem que a continuidade dos serviços empresariais ocorra da melhor forma possível em tempos de isolamento.
0 comentários