Blog

Aplicativo personalizado: um diferencial no mercado.
28 de maio de 2020
Aplicativo personalizado: um diferencial no mercado.

Atualmente, o mercado tem oferecido um conjunto cada vez maior de opções. Dentre elas, o aplicativo personalizado se mostra uma alternativa inovadora e funcional para se destacar em relação aos concorrentes e atrair  mais compradores.

Você sabia que o número de brasileiros que já realizaram compras dentro de aplicativos subiu de 46% para 58% em dois anos, segundo a pesquisa do Opinion Box? Isso evidencia que cada vez mais os brasileiros buscam praticidade e agilidade na hora de realizar suas compras. Assim, as empresas têm investido cada vez mais nessa ferramenta para captar mais clientes e, consequentemente, oferecer um serviço inovador e prático, melhorando sua competitividade.

Segundo um estudo realizado pela App Annie, o Brasil é o país que mais utiliza aplicativos de celular por dia no mundo,  sendo em média 12 a cada 24 horas. Dessa forma,  os números mostram que o brasileiro está cada vez mais conectado, e um aplicativo personalizado pode ser o diferencial competitivo que sua empresa precisa para alavancar os resultados.

Além disso, ao falarmos sobre vendas,  uma das suas maiores preocupações deve ser fornecer a melhor experiência para o seu público. E, por que isso é tão importante? Quando ocorre a fidelização do cliente ocasionada pela excelência do produto ou pelo atendimento personalizado, ele é mais propenso a comprar novamente. Além disso, por meio da confiabilidade no seu trabalho, ele dará mais Feedback honestos e poderá indicar os seus serviços para outras pessoas.

Aplicativo personalizado: Imagem de uma mulher com uma blusa roxa sentada em um restaurante olhando para seu celular. Sobre a mesa, um  computador portátil.

FONTE: PEXEL

Aplicativos podem ser feitos pela sua perspectiva

Smartphones estão cada vez mais acessíveis para o público, abrindo espaço para novos interessados nos produtos que sua empresa tem para oferecer. Entretanto, as pessoas buscam se identificar com o que a marca representa e comunica, e não apenas pelo que é oferecido.  Desse modo, um aplicativo personalizado é a oportunidade de vender não só seu produto, mas o que você acredita.

Por exemplo, os seus serviços visam causar impacto social, ou atingem um dos “Objetivos de desenvolvimento Sustentável” da ONU, criados para um novo modelo global voltado para promover prosperidade e bem-estar social e proteger o meio ambiente.  Por que não inspirar pessoas que buscam meios de ser mais sustentáveis e querem um planeta mais consciente através da sua marca?

Com a flexibilidade na construção de um aplicativo personalizado, é possível criar diversas oportunidades e cenários para se conectar com seu público. Dessa forma,  isso se torna possível através de uma área de avaliação para inspirar confiança nos seus serviços, ou uma seção “fale conosco”,  evidenciando a opinião do cliente. Esses são apenas alguns exemplos do que pode ser elaborado.

Assim, a personalização abre margem para ideias inovadoras, podendo consolidar o seu segmento, por meio do tratamento diferenciado com os seus clientes.

O aplicativo personalizado ser aplicados  internamente

Você pode estar imaginando que aplicativos servem apenas para solucionar questões externas, como em vendas ou na divulgação. Porém eles abrem possibilidade para resolver problemas internos,  melhorar a experiência de seus funcionários, ou ser usado para mensurar os resultados . Assim, podendo ser um investimento com benefícios para os funcionários, que se sentem mais valorizados e para os gerentes, que conseguem mais engajamento da equipe.

Ademais, é possível criar diversas oportunidade de acordo com o tipo de gestão que sua empresa apresenta. No caso de uma mais horizontal,  uma plataforma de comunicação interna para os funcionários publicarem suas atividades diárias, facilita a comunicação interna entre os membros de diversas áreas. Também, ele pode ser essencial para otimização de processos de sua empresa, como no aprimoramento das etapas de fabricação e no mapeamento da sua produção .

Algumas empresas já utilizam aplicativos personalizados para melhorar seu funcionamento interno. Sendo ferramentas eficientes pela facilidade de acesso, além de ser um meio de fortalecer a cultura sem mover muitos esforços. Desse modo, é possível solucionar problemas internos, e focar energias em outras demandas para expansão do seu negócio.

Entenda como a Pro Junior ajudou o Juliano a otimizar o seu tempo de trabalho e a gestão de comunicação dentro da sua empresa.

Aplicativo personalizado: Imagem de uma mão feminina utilizando um celular e em outra mão ela está fazendo anotações no caderno. No fundo há uma mesa com um notebook, e uma vasilha com laranjas.

FONTE: PEXEL

Conquiste seu cliente dia após dia!

Pense nos aplicativos que utilizamos no cotidiano, como o iFood e seus cupons de desconto que nos incentivam a comprar ou olhar o aplicativo frequentemente. Ou até mesmo o Uber, que facilita a nossa locomoção de forma mais prática e mais barata.

Os aplicativos oferecem a oportunidade de evoluir junto com o cliente e atraí-lo cada dia mais. Portanto, é possível utilizar da criatividade para fidelizar mais seu público e melhorar a divulgação, proporcionando formas de incentivos por meio de benefícios.

Porém, não pense que apenas grandes empresas precisam de aplicativos, médias e pequenas também podem utilizar da ferramenta para aproximar seus consumidores. Por meio da divulgação das suas soluções é possível ganhar espaço no mercado, evidenciando seu diferencial, seja o seu serviço, o seu relacionamento com o cliente ou o marketing do seu negócio. Dessa forma, lembre-se: um aplicativo, é a oportunidade de modelar a imagem que você deseja para sua marca .

A tecnologia criou um cenário de opções para seu negócio alavancar e expandir junto com o mercado. Logo, o aplicativo personalizado, quando bem planejado, pode ser um forte aliado do seu negócio, possibilitando uma série de benefícios e melhorando a sua performance diante da concorrência.

Independente se você é micro, pequeno, médio ou grande empreendedor, renovar os meios, internamente ou externamente, pode ser o que faltava para impulsionar o empreendimento. Sendo para fortalecer a relação com seu seus clientes, melhorar a comunicação interna entre seus colaboradores ou acompanhar de perto seus resultados, a inovação é o caminho certo.

Quer um aplicativo personalizado?

A Pro Junior oferece soluções completas, através do desenvolvimento de aplicativos personalizados, suprindo as necessidades de inovação da sua empresa por meio da tecnologia, além de atender as demandas de modernização do mercado. Entre em contato e solicite sua reunião diagnóstica gratuita!

Artigo escrito por Matheus Lopes, assessor de projetos elétricos da Pro Junior, Empresa júnior de Engenharia e Arquitetura da Unesp de Bauru.

Caroline Kanehira

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Produção & Ambiental

Categorias