Atualmente, o uso de aparelhos digitais como celulares, computadores, tablets, etc. vem aumentando de maneira expressiva. No decorrer desse uso, quase todas as pessoas já foram beneficiadas por uma Application Programming Interface – API – sem ao menos se dar conta.
O que você deve estar se perguntando é: se essas APIs são tão importantes, por que eu nunca nem ao mesmo ouvi falar sobre? O fato é que a resposta é bem simples: por mais que as APIs sejam de extrema importância, você não percebe a atuação delas.
Isso ocorre porque elas fazem parte do que chamamos de back-end. Ou seja, o que ocorre por trás do funcionamento de um site ou aplicativo e é essencial para o bom desempenho do sistema.
Bom, mas o que seria uma API? Uma API é uma espécie de “ponte” que conecta duas plataformas, aplicativos, sistemas ou sites. Por meio dela, você consegue usar uma função de algum aplicativo ou sistema em outro que seja do seu interesse.
Imagine que, ao tentar fazer login em alguma plataforma, você já se deparou com a opção de entrar com seu cadastro do Facebook. Ou, até mesmo, visitou algum site comercial que disponibiliza a localização da empresa utilizando o Google Maps. Essas facilidades são possibilitadas graças às APIs.
Os exemplos são diversos, e a grande maioria possui o mesmo objetivo: facilitar e melhorar a experiência do usuário no site ou plataforma, o que é conhecido como UX – User Experience, ou, em português, Experiência do Usuário. Esse conceito, atrelado à UI – User Interface, Interface do Usuário -, é essencial para quem deseja melhorar a experiência do seu cliente ou usuário com o seu sistema digital.
Tem interesse em saber mais sobre UX & UI? Basta conferir nosso artigo!
Quais são os benefícios de usar uma API?
As APIs vêm ganhando popularidade ao redor do globo e mostrando-se cada vez mais presente nos aplicativos e sites, inclusive no contexto nacional, de modo que 50% das empresas brasileiras de médio e grande porte utilizam essa tecnologia atualmente.
Elas são utilizadas com diversos fins, dentre eles: otimização dos processos e controles empresariais e melhorias na experiência do usuário para com os sites e/ou plataformas. Por outro lado, criar uma API para o serviço que você oferece pode aumentar significativamente o seu raio de atuação e até mesmo o número de acessos ao seu sistema digital.
Como uma API pode melhorar o desempenho da minha empresa?
De maneira prática, uma API oferece diversos benefícios. Acredito que você, empresário, que possui um website ou aplicativo institucional, deve ter grande interesse em tornar disponível a localização de sua sede aos seus clientes, não? Para isso, você pode utilizar uma API de geolocalização, disponibilizada pelo Google Maps, por exemplo.
Outro uso é para aqueles que fazem transações financeiras virtualmente, como validação de pagamentos (compras, aplicativos pagos, e-Commerce, etc.). Nesse caso, há a necessidade de proteger as informações que transitam na rede. Isso é possibilitado graças à segurança oferecida por uma API Gateway, que funciona como uma espécie de porta, da qual só a empresa reguladora daquele serviço possui a chave e pode disponibilizá-la conforme seu desejo.
É possível ainda utilizar uma API para automatização de processos, como o contato com os usuários que demonstraram interesse e podem vir a se tornarem clientes. Realizar contato com pessoas que se mostraram interessadas pelo seu serviço, uma a uma, pode ser um processo extenuante e que demanda muito tempo.
Porém, com essa finalidade, pode ser estabelecida uma API para enviar um e-mail para um usuário da sua plataforma toda vez que ele interaja de alguma forma específica com ela.
Como a EESC jr. pode lhe ajudar com essa tecnologia?
Se você está interessado em contratar um serviço da nossa empresa, envolva ele um sistema web ou desktop, provavelmente usaremos uma API. Como dito anteriormente, por meio delas e outros artifícios, visamos oferecer ao seu cliente ou usuário uma plataforma dinâmica e fácil de ser utilizada.
O resultado é bastante expressivo: sistemas web e aplicativos 100% interativos, confeccionados com tecnologias de última geração. Além disso, suas partes de UX/UI são totalmente desenvolvidas para que seus usuários tenham a melhor experiência possível.
E o que nossos clientes ganham com isso? Ora, otimizar a experiência dos usuários com o seu sistema é uma maneira de aumentar a eficiência dele, obtendo uma maior taxa de conversão e melhorando seu desempenho virtual. Ficou interessado? Entre em contato conosco e nos conte mais sobre a sua ideia!
[av_button label=’Agende agora!’ link=’manually, https://eescjr.com.br/consultoria-em-engenharia-de-computacao/’ link_target=” size=’x-large’ position=’center’ icon_select=’no’ icon=’ue800′ font=’entypo-fontello’ color=’orange’ custom_bg=’#444444′ custom_font=’#ffffff’]
Texto escrito por Gustavo Romanini, consultor do núcleo de Tecnologia da EESC jr. – Empresa Júnior de Arquitetura e Engenharia de São Carlos.
0 comentários