Blog

5 problemas que podem ser evitados com a Gestão de Estoque
6 de fevereiro de 2019
5 problemas que podem ser evitados com a Gestão de Estoque

Você dá a atenção devida ao estoque da sua empresa?

O estoque é um armazenamento e acumulação de recursos materiais envolvidos em um sistema de produção. É uma parte central de diversos negócios, concentrando capital, e é local de trabalho de diversas pessoas. Dessa forma, é muito importante que o estoque seja gerido de forma correta, uma vez que é o ponto crítico para que uma empresa tenha um bom desempenho, e caso contrário, o estoque pode chegar até a falir um negócio. Curioso para saber se o estoque da sua empresa está sendo bem gerido ou está te trazendo riscos? Confira os 5 problemas que a má gestão de estoque pode causar.

Falta de produtos importantes

Alguma vez, pouco tempo após repor seu estoque, você percebeu que faltaram produtos, porque saíram muito?Essa situação é muito comum em empresas de pequeno e médio porte, que não possuem uma gestão de estoque padronizada. Ela tem como causa a falta de informação da pessoa que realizou a compra.

Ao realizar um pedido para repor produtos, normalmente só são solicitadas coisas que você sabe que estão em baixa no estoque. Isso é um problema para o andamento do seu negócio pois desconsidera dois importantes fatores da gestão de estoque:

  • Possibilidade de você não saber que faltam certos produtos. Erros acontecem e dados, normalmente, não são guardados e coletados da forma mais adequada ou padronizada. Sendo assim, em um formato de gestão que dependa demasiadamente do funcionário e não haja uma metodologia adequada, é normal que faltem dados. Com isso, a possibilidade de a empresa deixar de comprar um produto que na verdade está escasso é grande.

Quer ter um sistema de gestão que impeça problemas como esse? Confira nosso artigo sobre 5 negócios automatizados com sistema de gestão.

  • O segundo fator é a falta de dados sobre as preferências do cliente. Sem uma previsão de demanda adequada, o quanto que os produtos comprados durarão no estoque é uma incógnita. Isso faz com que, em muitos casos, produtos acabem logo após a reposição, reduzindo as vendas. Dessa forma, é necessário que haja algum sistema que ajude a prever o comportamento dos clientes. É nesse nicho de atuação que entra um bom sistema de gestão de estoque.

estoque

Perda de produtos

A principal funcionalidade de um estoque é armazenar os produtos de forma que possam ser comercializados, ou utilizados, posteriormente. Sendo assim, é natural perceber a importância da capacidade de um estoque guardar produtos sem que ocorram danos ou perdas.

O que acontecem em muitos lugares, no entanto, é a perda de produtos devido a um manuseio e armazenamento em condições inadequadas. Esse problema pode parecer ser causado pela falta de competência dos funcionários, mas isso é um engano comum. Na verdade, a raiz do problema está no treinamento inadequado dos funcionários e, consequentemente, num sistema ruim de gestão do estoque. Não apenas pela falta de treinamento ao funcionário, mas as condições de armazenamento são, na verdade, definidas pela gestão de estoque. Além disso, o treinamento dos funcionários deve ser pautado nas diretrizes da gestão, o que mostra que o sistema que foi adotado, ou a ausência dele, são a principal causa da perda de produtos.

Confira Como treinar funcionários torna sua empresa tão produtiva quanto a Starbucks!

estoque

Perda de tempo dos funcionários

Um aspecto muito importante de qualquer estoque é o fácil entendimento de seu funcionamento. Isso envolve diversos aspectos operacionais, como: facilidade de encontrar mercadorias procuradas; fácil organização; formas simples de checar o estado em que se encontra e a quantidade de produtos.

Sendo assim, é extremamente necessário que o estoque seja bem planejado, e que os funcionários possam entender esse planejamento. Esse é mais um dos pontos no qual atua um bom sistema de gestão de estoque. Havendo mapas, e instruções de como proceder ao realizar cada uma das checagens, funcionários demoram menos ao realizar suas tarefas.

estoque

Dessa forma, percebe-se a relação entre um bom sistema de gestão e a produtividade de seu negócio.

Capital parado

Embora um estoque seja muito importante para diversos tipos de negócio, ele também pode representar um grande problema. Isso porque um estoque com muitos produtos significa muito dinheiro parado no formato de mercadorias. Esse é um grande fator para muitos dos sistemas de produção e logística, atualmente, prezarem pela redução de estoques.

Nesse contexto, um bom sistema de controle do estoque mostra a sua importância. Ao registrar a entrada e saída de produtos, pode-se perceber quais produtos não estão sendo vendidos. Com esses registros em mãos, é possível saber quais produtos estão ficando muito tempo no estoque, antes de serem vendidos, podendo diminuir a sua compra.

Problemas com funcionários

O trabalho dentro de um estoque grande é pesado para os funcionários, tendo que carregar materiais com peso elevado durante todo o dia. Essa situação é piorada pelo fato de, todos os dias, grandes cargas serem movimentadas pelo almoxarifado algumas vezes penduradas, passando por cima do local de trabalho de muitos funcionários. Essas são situações, muitas vezes, de risco e podem trazer problemas em relação a segurança dos funcionários. Dessa forma, um estoque pode se tornar um foco de litígios trabalhistas, devido a problemas de saúde e acidentes.

estoque

Nesse âmbito, é necessário grande planejamento, cuidado ao planejar o comportamento adequado e sempre considerar questões de segurança do estoque. Essa é mais uma das importantes funções de um bom modelo de gestão do estoque, reduzindo o perigo aos funcionários.

Considerando esses 5 pontos, percebe-se a importância de uma boa gestão de estoque. Não importa o porte da sua empresa, você com certeza tem um estoque que merece atenção. Analisando o seu tipo de produto, espaço, modelo de estoque, entre outras coisas, é possível definir práticas, comportamentos e formas de organização que são adequados ao seu negócio evitando assim, perda de lucro, falta de segurança aos funcionários , baixa produtividade ou capital parado.

A EESC jr aceitou o desafio de mudar a realidade da Tecnomotor, empresa de São Carlos, que passava por problemas com o seu estoque. Confira os resultados do projeto.

Está interessado em realizar um projeto de Gestão de Estoque? Nós podemos te ajudar! Entre em contato com um de nossos consultores e faça o primeiro diagnostico gratuitamente!

[av_button label=’Entre em contato e faça uma consultoria!’ link=’manually,https://conteudo.eescjr.com.br/quero-solucao-producao’ link_target=” size=’x-large’ position=’center’ icon_select=’yes’ icon=’ue832′ font=’entypo-fontello’ color=’green’ custom_bg=’#444444′ custom_font=’#ffffff’]

 

Texto Escrito por Matheus Lins Adler, graduando de Engenharia Aeronáutica da EESC jr. Empresa Júnior de Arquitetura e Engenharia da USP São Carlos

 

Luiza Furlan

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Produção & Ambiental

Categorias