Nome do Projeto

Projeto Tecnomotor

Núcleo

Engenharia de Produção

Solução

Indústria

Cliente

Tecnomotor

Consultores

Marcelo Penatti, Ana Carolina Vieira e Bruna Ribeiro

Ano do projeto

2018

Sobre o projeto

Entenda como otimizamos o rendimento da empresa, com base na renovação da gestão de estoque e de tudo que ela envolve.

A Tecnomotor é uma importante empresa nos setores de scanners automotivos, máquinas de diagnóstico diesel e alinhadores veiculares, que está no mercado desde 1980, considerada líder do ramo em que atua. A empresa se interessou pelo trabalho da EESC jr. na missão de crescer e notabilizar-se ainda mais no Brasil e no mundo.

Durante nossa visita de diagnóstico à empresa, concluiu-se que o ponto central de atuação da EESC jr., que alcançaria os melhores resultados, seria a avaliação e reorganização do almoxarifado de matérias-primas. O cliente simpatizou com a proposta e depositou toda sua confiança nesse projeto desafiador.

Quer saber mais? Confira nosso artigo “Gestão de estoque – os 3 erros mais comuns das empresas”.

Através de entrevistas com os funcionários e de uma observação detalhada e crítica do espaço, nossos consultores entenderam o funcionamento do almoxarifado, inclusive suas principais dores. A Tecnomotor era muito afetada pela indistinção, no sistema, entre almoxarifado e linha de produção. O tempo gasto para fazer inventário também era um grande problema, bem como a quantidade de produtos ociosos.

Considerando tempo de produção, valor e condições especiais de armazenamento das matérias-primas, para cada inconveniente levantado, a EESC jr. propôs soluções criativas, pensando em implementações com menores custos. Por exemplo, para reduzir as perdas de tempo e capital com o inventário, foram apresentadas estratégias eficientes na adoção de tipos variados de inventário rotativo. As relações do almoxarifado com outros setores do organograma, como o PCP e a Engenharia de Produto, também foram analisadas. Melhor compreendidas, foram essenciais na identificação de problemas inicialmente atribuídos ao almoxarifado, mas que dependiam, em primeira instância, de fatores externos a ele.

O grande destaque do projeto, entretanto, foi a alteração na disposição das matérias-primas e na separação de ordens de produção dentro do almoxarifado. Para cada matéria-prima dos principais produtos, foi definido um dispositivo adequado de armazenamento, bem como a localização que tornaria as separações mais rápidas e menos desgastantes.

A qualidade na entrega do projeto garantiu-se através das ferramentas de priorização que a EESC jr. utilizou para determinar quais seriam as soluções mais efetivas em termos de alcance, custo-benefício e gravidade do problema. A apresentação final do projeto ofereceu saídas viáveis e alinhadas às necessidades e desejos do cliente.

E aí, gostou do projeto? Resultados análogos ou parecidos seriam bem-vindos na sua empresa? Busca uma gestão de estoque eficaz e não sabe por onde começar? Entre em contato conosco e solicite um diagnóstico gratuito! Podemos ajudá-lo com essa iniciativa!

“Só elogios a equipe da EESC jr. Vi o profissionalismo ao trabalho desempenhado, são muito focados e atenciosos desde a negociação inicial, feita com o Vinicius e o Julio, e o trabalho de levantamento de dados, feito pela equipe formada pelo Marcelo, a Bruna e a Ana. Os relatórios apresentados por eles foram muito bem explicados, claros, detalhados. Foram feitas várias sugestões de melhoria, abordaram com excelência todos os pontos do projeto superando em muito minhas expectativas. Com certeza um trabalho nota 10. Espero estar trabalhando com vocês no futuro.”

- Claudemir Donisete Fazzani

Gerente Industrial, Tecnomotor