7 fatores para a escolha do melhor material para seu produto
No ambiente industrial, o engenheiro de materiais tem a responsabilidade de controlar a qualidade do produto que será fabricado e colocado no mercado, para isso ele deve tomar as decisões corretas em relação a qual é o melhor material para cada aplicação proposta pela organização para qual trabalha. Dessa forma, identificar as características físicas, químicas e mecânicas são de extrema importância para que o material responda de maneira satisfatória aos ensaios e análises ao quais serão submetidos. Além disso, é sua função também, verificar a viabilidade de cada material, conhecendo seu valor no mercado, e os cuidados a serem tomados no manuseio do mesmo.
Confira os nossos serviços em Engenharia de Materiais! Entre em contato e ganhe um diagnóstico de forma gratuita! Clique aqui
A partir disso, para que uma empresa possa produzir seus produtos de maneira satisfatória, é fundamental que diversos aspectos sejam levados em conta no memento de escolher o melhor material que fará parte da composição dos produtos finais. Esta escolha deve fazer parte integral do projeto, pois estabelece parâmetros que determinam a qualidade do produto.
Esta seleção pode ser feita para a formulação de um novo produto, para melhoria de produtos já existentes, para substituição de produtos que apresentam falhas, entre outros.
Desta forma, listam- se abaixo 7 fatores que influenciam a escolha do melhor material para a função que você procura:
1. Resistência mecânica
Fonte da imagem: http://www.cronicadodia.com.br/2015/12/correntes-carla-dias.html
Para que se conheça a resistência mecânica de um material, é necessário que se saibam os limites de resistência e de escoamento do material, assim como sua ductilidade, resistência à fluência e à fadiga, tenacidade, dureza e módulo de elasticidade. Todos estes parâmetros são obtidos através de ensaios mecânicos (tração, flexão, impacto, etc).
2. Serviço
Fonte da imagem: http://olhares.sapo.pt/corrosao-foto4754701.html
Aspectos relacionados a serviço aqueles que especificam a temperatura de operação do material; os fluidos em contato e sua ação sobre o material, como corrosão, a composição química, concentração de impurezas, toxidez, etc.; os níveis de tensões resultantes da pressão do fluido; e a natureza dos esforços (tração, compressão, flexão, torção, etc.).
3. Fabricação
Fonte da imagem: https://www.mecanicaindustrial.com.br/classificacao-dos-processos-de-soldagem/
É importante que fatores relacionados à fabricação do material sejam conhecidos, uma vez que influenciam na aplicação que se deseja. Assim, a facilidade ou dificuldade de soldagem é um fator importante, assim como uma possível necessidade de tratamento térmico, usinabilidade e facilidade de conformação do material.
4. Disponibilidades
Fonte da imagem: https://www.valortributario.com.br/creditos-de-pis-e-cofins-importacao-sobre-auto-de-infracao/
Para uma organização escolher os melhores materiais para a fabricação de seus produtos, é importante também que se conheça a facilidade de obtenção de tais materiais, assim como a necessidade ou não de importação, quantidades necessárias e existência de estoque. Isso porque estes fatores influenciam nos custos deste produto e consequentemente a viabilidade de cada material a ser selecionado.
5. Custo
Fonte da imagem: http://www.diariodaamazonia.com.br/mercado-financeiro-mantem-projecao-da-economia-em-275/
Os aspectos econômicos que as organizações devem se atentar são os custo diretos, custos de fabricação, o tempo de vida do material, o custo de reposição e de montagem
6. Forma e dimensões
Fonte da imagem: http://fisicacomanavalentina.blogspot.com.br/2015/09/dilatacao-termica-e-seus-efeitos.html
Conhecer como o material a ser escolhido responde fisicamente (variações de forma) a deformação, dilatação térmica, desgaste e abrasão é importante, uma vez que as diversas aplicações possam exigir precisão e resistência a certos fatores. Além disso, variações de dimensões também devem ser levadas em conta no momento de se fazer a seleção, visto que materiais podem precisar de ajuste mecânico e possuir peças montáveis.
7. Segurança
Fonte da imagem: http://eqpro.com.br/seguranca-no-trabalho/o-que-e-seguranca-do-trabalho/
Por fim, prevenir riscos aos funcionários que manuseiam o material e usuários finais é importante. Portanto, devem–se verificar os riscos de existência de fluidos inflamáveis, tóxicos ou explosivos na composição do material; os possíveis riscos dos locais de instalação dos equipamentos em que este material será usado e das reações com a atmosfera em que ele se encontra.
Está com um produto em mente? Saiba mais como Desenvolver o seu Produto!
Conclusão:
Selecionar um bom material pode ser intrínseco ao sucesso do seu produto e da sua empresa. Contar com todos os 7 fatores que listamos acima pode ser um bom indício de que você acertou no material escolhido. Caso não esteja seguro de que você tem um material de qualidade em mãos, faça uma identificação e seleção de materiais através de uma consultoria em Engenharia de Materiais! Uma boa opção no mercado é procurar uma Empresa Júnior!
A EESC jr. oferece soluções em engenharia ambiental e pode te ajudar! Leia mais sobre o que é uma empresa júnior e entenda o porque contratar uma pode ser a melhor opção.
Se interessou sobre “seleção de materiais”? Podemos selecionar o melhor material para você! Confira nossa página lendo mais aqui.
Texto Escrito por Giovanna Rezende, graduanda de Engenharia de Materiais e Consultora da EESC jr. – Empresa Júnior de Arquitetura e Engenharia da USP São Carlos
Pesquisando sobre o asunto encontrei esse post, achei bem interessante, vou acompanhar o blog de agora em diante.
Ficamos felizes que gostou Lucio! se quiser ajuda com algo relacionado ao tema, conversa com a gente!
Gostei muito do seu post, o conteúdo além de ser bem explicado tem me ajudado muito, vou acompanhar mais suas postagens.