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Viabilidade de mercado: tudo o que precisa saber
15 de março de 2022
Viabilidade de mercado: tudo o que precisa saber

Neste artigo você vai descobrir o que é Estudo de Viabilidade de Mercado, suas vantagens, objetivos e como fazer de forma simplificada.

Mas antes de tudo, já pensou em lançar um produto novo no mercado que consiga solucionar a dor que seus clientes reclamam? Entretanto, ficou com um certo receio dessa solução não alavancar no mercado? Ou ainda, está sem saber como estabelecer estratégias significativas para seus resultados por falta de conhecimento do seu público alvo e seus concorrentes?

Se as respostas forem sim, continue lendo e entenda como o estudo de viabilidade pode ajudar o seu negócio, maximizando resultados e minimizando os riscos em protótipos.

O que é:

Nesse sentido, o Estudo de Viabilidade representa uma solução que estabelece diretrizes e um panorama completo acerca do mercado e/ou produto que está sendo estudado, expondo informações pontuais do público alvo, concorrentes e necessidade de demanda, propondo a viabilidade do produto por meio da análise de custos e de todo cenário econômico envolvido na ideia.

É importante destacar que há diferenças entre o Estudo de Viabilidade e o de Mercado. Para se chegar ao primeiro é necessário previamente realizar o segundo, uma vez que tendo ciência dos seus clientes, concorrentes e demanda é possível determinar se a ideia se encaixa ou não no cenário em que a empresa está inserida.

Além disso, o serviço de Viabilidade inclui a análise de custos sobre o protótipo estudado, já que é preciso analisar se o produto será escalável.

Quais as vantagens?

Sendo assim, uma vez dito o que a solução representa, como isso pode beneficiar você que pretende abrir seu negócio? Ou colocar no mercado uma ideia em prototipação? Segue alguns tópicos que vão ampliar seu entendimento a respeito:

  • Conhecimento aprofundado do público alvo: descobrindo ou se aprofundando no seu público alvo, é possível atingir as principais dores e emoções, fazendo com que haja percepções de melhorias e adequações para se alcançar a demanda desse público.
  • Análise do cenário competitivo: obtendo uma análise adequada sobre os principais concorrentes acerca do produto ou serviço oferecido, fica mais fácil de se notar padrões do que é comum entre eles, descobrindo percepções sobre um diferencial em que pode alavancar sua ideia ou negócio já estabelecido.
  • Análise se é viável ou não: estabelecendo diretrizes em relação ao público alvo, concorrentes e demanda, se discorre um estudo a respeito de um plano financeiro, visando definir a taxa de lucro que será possível obter em razão do investimento colocado. Dessa forma, obtendo uma conclusão mais assertiva sobre a ideia possuir viabilidade no mercado.
  • Estar um passo à frente: por meio do levantamento de dados de um estudo de mercado conjuntamente estruturado com um plano financeiro, há uma facilidade no desenvolvimento de estratégias e insights compostos por diferenciais e demanda clara.

Quais são os objetivos:

Nesse contexto, as vantagens são descritas de forma a mostrar quais são as consequências de atingir um Estudo de Viabilidade completo. Sendo assim, quais seriam os principais objetivos para se realizar essa solução?

  • visão amplificada sobre características do público estudado;
  • qual público seu produto pode atingir;
  • conhecimento sobre determinada região possuir demanda da ideia estudada;
  • análise de stakeholders, inclusive concorrência;
  • descoberta de diferenciais e adequações de produto ou negócio já estabelecido;
  • projeção de custos e viabilidade de investimento.

Todos tópicos são circundados de um propósito geral projetado: apresentar todas as dificuldades que podem estar no entorno da inserção de uma ideia no mercado.

Além disso, detalhar as considerações acerca do público alvo daquele projeto em prototipação e/ou negócio, diminui imprevistos e riscos que podem surpreender ou desfavorecer o empreendimento.

Elementos para realizar a viabilidade:

Portanto, para se deixar ainda mais claro o potencial e até onde o serviço pode chegar, abaixo são pontuados alguns elementos que podem despertar insights e permitem visualizar muito bem os principais pontos da solução:

  • Mercado

    O Estudo de Mercado, previamente estabelecido para se alcançar a viabilidade, mapeia todas as características presentes ao redor do que será entregue ao público ou do empreendimento já inserido no mercado.

    Como resultado, há a estruturação de vantagens e desvantagens em volta do que se está em pauta no estudo, além de informações variadas sobre stakeholders (necessidades do público, fornecedores, concorrentes e dados gerais considerados importantes estabelecidos pelo cliente e grupo envolvido no serviço).
  • Produto

    Conforme dito no tópico anterior, entender as necessidades do público é essencial para aumentar as chances de viabilidade de um produto e/ou serviço. Deste modo, são realizadas muitas entrevistas com o público direcionado a se atrair por aquela ideia. Compilando essas respostas numa análise detalhada com identificação de padrões, é essencial encontrar a dor principal desse público e suas necessidades em torno disso.

    Por conseguinte, com os dados analisados em mão, há a adequação da ideia para com o público em potencial.
  • Concorrentes

    Em relação à concorrência, é por meio dela que serão encontrados os diferenciais que sua empresa e/ou ideia vão obter preferência. Este elemento está muito ligado ao público, uma vez que não basta saber o que o público necessita, mas sim o que ainda não está sendo feito para atendê-lo.
  • Plano financeiro

    Por fim, a viabilidade financeira é tão importante quanto às anteriores. Nessa etapa, são postos os custos necessários para inserção no mercado, considerando a análise quantitativa de quanto o público estaria disposto a aderir a ideia e o lucro em cima disso.

    Sendo assim, são considerados parâmetros como: investimentos iniciais, estimativa de demanda e faturamento, despesas operacionais, fluxo de caixa e ROI (Retorno sobre o investimento).

    Vale lembrar que qualquer etapa e parâmetro pode ser adaptado de acordo com a situação do cliente e seu projeto.

Como fazer?

Examinando os tópicos anteriores, são geralmente seguidos os passos abaixo para a solução:

  1. Conheça o público alvo

    Nesse início, é preciso realizar uma habituação à ideia em questão, pesquisando cases e informações gerais sobre o protótipo, visando conhecer o que ele tem a oferecer.

    Após isso, começa-se a conhecer mais sobre o público alvo, utilizando de ferramentas como Golden Circle, Mapa de Empatia, Value Proposition Canvas e Usuário Extremo. Como dito antes, esse não deve ser um trabalho fixo podendo retirar ou acrescentar outros recursos.

    Definida a persona ideal, é permitido partir para a próxima etapa.
  2. Pesquisas Qualitativas

    Etapa destinada à elaboração de perguntas que instiguem o cliente a relatar suas dores e necessidades acerca do assunto trabalhado. Neste momento, também deve-se definir uma amostra para atendimento da pesquisa. Contudo, há um instante em que é possível perceber uma certa padronização de informações, sendo assim alcançando o ponto ideal da pesquisa.

    Para finalizar, é importante analisar esses dados de forma a estabelecer conexões e padrões que vão dar o formato do que o público sente e deseja, documentando por meio de um relatório parcial.
  3. Estudo dos concorrentes

    Nesse contexto, deve-se conhecer os pontos fortes e fracos bem como suas oportunidades e ameaças frente aos principais players em atuação no mercado.

    Para isso, é utilizada uma análise macro das concorrências e definição de uma matriz SWOT, propondo uma visualização crítica para o estudo.
  4. Plano financeiro

    Finalizando o roteiro de como é realizado o Estudo de Viabilidade, utiliza-se as informações buscadas anteriormente, baseadas no público e por demais stakeholders, para o plano financeiro. Informações como por exemplo: faixa econômica do público alvo, preço de produtos similares já inseridos no mercado e custo para desenvolvimento da ideia.

    Por meio disto, deve ser feito uma projeção dos custos e despesas, assim como o ROI e outros parâmetros que podem ser acrescentados de acordo com a ideia e cliente.

    Portanto, todas as etapas postas nesse tópico não são fixas e podem ser acrescentadas outras, dependendo dos interesses do cliente e isso deve ser muito bem alinhado. Sendo assim, a cada etapa finalizada é muito importante realizar um relatório parcial e uma reunião de validação, visando estabelecer esse contato próximo.

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Escrito por Diogo Mota Alves, consultor de Engenharia de Produção na EESC Jr.

Caroline Kanehira

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