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Como o plano de Marketing pode salvar a sua empresa?
2 de setembro de 2016
Como o plano de Marketing pode salvar a sua empresa?

Entendemos que o Brasil passa por um momento econômico de recessão e inflação. Alinhado a isso, existe cada vez mais concorrência em todos os setores da indústria. Como podemos então, concorrer com todas essas adversidades e melhorar as vendas das nossas empresas? O plano de marketing pode surgir como uma solução diante desse cenário. 

 

Em por que as MPEs fecham as portas quando pré maturas pudemos entender um pouco mais da realidade de pequenas empresas no cenário atual brasileiro. Percebemos que o cenário para as pequenas empresas não é favorável e discutimos algumas das principais causas e soluções. Entre as soluções está a implantação de um Plano de Marketing.

Como o plano de marketing pode salvar a sua empresa?

Mas afinal, como eu sei que preciso de um plano de marketing?

 

A maior parte das empresas percebe que tem um problema quando os resultados financeiros são afetados. Quando as vendas diminuem e os gastos permanecem o mesmo. Há então, desespero por parte dos empresários e é necessário tomar decisões para sobreviver no ambiente que estão inseridas.

Mas mesmo apresentando sintomas na parte financeira, suas causas podem ser outras. E uma causa muito comum é relacionada ao conhecimento do mercado em que as empresas estão inseridas. Muitas vezes não há conhecimento dos principais concorrentes, público alvo e como atingi-lo de forma eficaz.

Ainda que afete financeiramente a empresa, é possível identificar quando falta um conhecimento de mercado antes do agravamento desse problema. Apresentaremos alguns sintomas que chamam um pouco menos de atenção dos empresários que as deficiências financeiras:  

  1. Há esforços e gastos com divulgações que não estão trazendo resultados. Nesse caso, as campanhas de marketing não estão sendo eficientes. Isso ocorre, muitas vezes, porque as empresas não tem real conhecimento de seu público alvo. Nesse caso, o marketing é voltado para pessoas que muito dificilmente se tornaram consumidoras de seus produtos.  
  2. Há inovação e acompanhamento com a tendência do mercado. Entretanto, os produtos lançados não são bem acolhidos pelo mercado. Assim, a procura dos novos produtos não superam as expectativas de sua empresa. 
  3. Os funcionários trabalham constantemente, mas não sabem ao certo se estão atingindo os resultados que precisam. Dessa forma, não há metas bem estabelecidas. Assim, é difícil identificar se as pessoas estão dando o enfoque correto para o atingimento dos melhores resultados da empresa. Há dificuldade, então, em estabelecer mudanças necessárias para aumentar o desempenho da mesma.
  4. Não há planejamento de como atingir os objetivos da empresa. Há vontade de crescer e aumentar os lucros, mas não sabe-se ao certo os passos para atingir esse resultado.
  5. A empresa não tem conhecimento de seus clientes. Assim, os esforços para a produção de conteúdo de divulgação e inovação dos produtos são voltados para as pessoas erradas. A principal consequência é a falta da venda de seus produtos. 
  6. Muitas vezes os produtos da empresa são de boa qualidade e correspondem com as necessidades de seus clientes. Entretanto, não há o conhecimento da concorrência. Isso acarreta problemas como a diferença de preço e inovações que prejudicam a sua venda. 
  7. As empresas querem crescer, mas não definiram um curso de ação para isso. Nesse caso, é difícil saber quais são os próximos passos e como fazer para atingi-lo. 
  8. Quando se tem uma empresa, imprevistos fazem parte do dia a dia dela. O problema é que a maioria das empresas não possui planos para lidar com os imprevistos. Assim, elas tem que gastar muito tempo e esforço para lidar com eles. Estes poderiam ser voltados para o atingimento de metas e melhoria de produtos.

Falamos um pouco mais a respeito das principais práticas erradas em relação a atração de novos clientes no texto ‘principais motivos da redução de vendas’. 

E, como funciona o Plano de Marketing e quais sues principais benefícios?

 

Um plano de Marketing tem como principal objetivo conhecer melhor seu mercado. Nele estão inclusos os clientes, concorrência e fornecedores. Ou seja, diversos fatores definitivos para o sucesso de uma empresa.

O primeiro passo para elaborar um Plano de Marketing é a coleta de dados para a realização de diversas análises. A partir disso as estratégias citadas a baixo serão traçadas para que a sua empresa alavanque os resultados de forma expressiva.

A partir desse conhecimento são elaborados planos de ação. Assim, sua empresa terá um Plano tático que definirá como ela deve proceder para aumentar as chances de sucesso no mercado. É feito também um Plano de Contingência. Este evitará que sua empresa sofra grandes impactos negativos com a presença de imprevistos.

Por ultimo o Plano de Marketing define ferramentas que possibilitam saber o progresso da sua empresa. Você pode saber então como está o atingimento de objetivos. Há facilidade com o controle das atividades. 

Conheça também quais são os principais benefícios de um plano de marketing

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Caroline Kanehira

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