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Decoração de Ponto Comercial: 7 Dicas para você ser campeão em vendas!!
3 de agosto de 2021
Decoração de Ponto Comercial: 7 Dicas para você ser campeão em vendas!!

A decoração de ponto comercial é uma grande responsável pelo sucesso do seu empreendimento. Com uma ampla concorrência em diferentes setores comerciais, a organização e decoração do espaço são estratégias que atraem clientes. Além disso, são capazes de valorizar sua marca, demonstrando o potencial no mercado e reforçando sua credibilidade diante do público. 

Mesmo indiretamente, lojas funcionais, confortáveis e bem decoradas atraem mais clientes. Todos já nos sentimos  convidados a entrar em uma loja e consumir aquele produto influenciados por uma bela arquitetura e design de interiores, não é mesmo? 

Por isso, para alavancar o seu negócio e valorizar sua marca,  descubra quais os benefícios que um bom design de interiores traz para sua empresa neste post de 7 dicas de como decorar seu ponto comercial!

1) Conheça o perfil do seu cliente

Um passo importante é estudar qual o seu público alvo e mapeá-lo. Estudar o perfil do seu cliente ajuda a criar estratégias  de venda e entender os gostos, hábitos e preferências e, dessa forma, customizar o ambiente para atraí-lo. 

O resultado de conquista dos clientes será mais assertivo, melhor definido e com melhores resultados. Por isso, ao planejar e elaborar a loja física, defina qual sua prioridade de público e invista no local adequado para atendê-los e atraí-los. Dessa forma, pense em quais são os elementos que o espaço deve ter e crie um projeto de decoração adequado.

2) Defina sua identidade visual

A sua marca deve ser o foco do seu negócio, ou seja, os elementos devem transparecer a sua identidade na decoração de ponto comercial. Nesse sentido, escolha componentes de decoração que demonstrem qual o intuito e significado do seu produto ou serviço, como um logotipo, cores, prêmios ou até cheiros. 

Desse modo, você garantirá que o foco e os sentidos dos seus clientes identifiquem a identidade da marca na decoração de pontos comerciais, tornando os valores da empresa mais transparentes ao público.

3) Defina a paleta de cores sua marca

O conjunto de cores utilizado na decoração de ponto comercial pode tanto atrair quanto afastar os seus clientes. 

As cores possuem grande influência nas sensações e humor das pessoas naquele espaço, por exemplo:  o azul traz a sensação de segurança e tranquilidade, o preto provoca o senso de poder, já o amarelo e vermelho são cores energéticas e estimulantes.  

Por esse motivo, ao definir tons para paredes, itens decorativos e móveis, saiba qual o tipo de impressão que deseja construir e qual tipo de sentimento pretende aguçar em seu público. Essa questão está diretamente relacionada à identidade da marca, da qual falamos acima.

4) Iluminação correta para o ambiente 

A iluminação correta valoriza qualquer tipo de produto e ambiente. Portanto, o cuidado com a escolha e elaboração da luminosidade é indispensável para garantir que o estabelecimento comercial seja convidativo e confortável para todos que passam por aquele local, inclusive os funcionários. 

A iluminação também interfere na impressão do cliente e, por isso, devemos ser cuidadosos e sempre que possível fazer o uso da luz natural, além da atenção à escolha das temperaturas em caso de iluminação artificial. Desse modo os cômodos de maior produtividade, a iluminação deve ser fria (branca), enquanto em locais de relaxamento a iluminação, quente (amarela). 

Além disso, é preciso assegurar que a iluminação esteja adequada ao ambiente de trabalho e, para isso, há o laudo de luminância, que é um estudo realizado para avaliar se a iluminação não causará nenhum impacto na sua saúde ou na saúde dos funcionários.

5) Construa um ambiente confortável para estar e tráfego de clientes

O planejamento do trajeto que o cliente realizará no interior da loja é imprescindível para o mapeamento da distribuição do espaço pela mobília tanto quanto com os produtos a serem ofertados. 

Dessa maneira, é importante que não haja obstáculos para seu tráfego, uma vez que qualquer dificuldade para alcançar produtos, provar peças ou acessar o caixa pode interferir na boa experiência e na compra do cliente. 

Opte por móveis funcionais, que não ofusquem a atenção do comprador em relação ao produto específico e que realmente tenham uma função no espaço. Dessa forma, é necessário analisar o local, característica do negócio, além do espaço disponível. Plantas e peças de arte também auxiliam a compor a decoração e dão vida e um ar mais sofisticado para o seu estabelecimento.

6) Invista na fachada do seu negócio

A fachada é o marco inicial da experiência do cliente com seu ponto comercial. Por esse motivo é necessário que a fachada traga consigo o convite à entrada e vivência da marca, à compra dos produtos ou serviços oferecidos. As fachadas simples são uma ótima opção, pois levam o olhar do consumidor ao que está exposto na vitrine e espaço interno, aumentando a curiosidade e interesse por aquilo que o espaço oferece.

7) Não tenha medo da transformação

Investir tempo e dinheiro na decoração do ambiente comercial pode parecer arriscado, mas elaborá-lo com estratégia e consciência é uma das melhores formas de alcançar o público certo e aumentar as vendas

Nesse sentido, conheça bem o perfil dos seus clientes, invista em cores e móveis que contribuirão para a venda e contrate um grupo de arquitetos da EESC Jr. para a elaboração de um projeto de design de interiores que garanta a melhor experiência do seu cliente e a transformação da sua marca, seu avanço, crescimento e sucesso. Para isso é importante a presença do arquiteto, pois o profissional poderá ajudar a identificar as necessidades e traduzi-las em elementos do design de interiores que impulsionem o seu comércio. Está na hora de ser a diferença do mercado, de se destacar em relação à concorrência. Marque uma reunião sem compromisso agora mesmo!

Texto escrito por Ana Maria Menegassi Palotta, Consultora do Núcleo de Engenharia Civil e Arquitetura da EESC jr. – Empresa Júnior de Engenharia e Arquitetura da USP São Carlos.

Caroline Kanehira

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