O que é o Marketing Verde?
Nos últimos séculos a humanidade obteve diversos avanços, como a criação de novas tecnologias, o desenvolvimento de novos produtos e ferramentas e a globalização. Consequentemente se facilitou a vida humana e ao mesmo tempo favoreceu a sua integração. Contudo, tais avanços não trouxeram apenas benefícios: desenvolveram-se diversos transtornos, sendo um dos principais a deterioração do meio ambiente. Dessa forma, o Marketing Verde foi criado como uma resposta aos problemas e as cobranças da sociedade em relação aos transtornos citados. O Marketing Verde busca utilizar-se de ideais sustentáveis, econômicas, sociais, culturais e ambientais da apropriação segura e consciente de recursos naturais, para alavancar comercialmente um empreendimento.
Onde o Marketing Verde se aplica?
Tendo em vista as tendências atuais do mercado e a busca pela atualização e adequação aos novos padrões, os mais diversos setores buscam essa estratégia de negócios, incluindo indústrias, eventos, feiras, produtos e serviços. Esses empreendimentos visam a sustentabilidade, sendo eles influenciados pelos benefícios que a mesma lhes é capaz de gerar.
Mas a dúvida que surge é como tais setores podem implementar o Marketing Verde e, mais especificamente, quais aspectos podem ser corrigidos ou modificados para que se alcancem padrões sustentáveis. Sendo assim, é englobado uma série de requisitos e aspectos a serem cumpridos e analisados. Vale ressaltar que eles variam conforme cada empreendimento e necessitam do auxílio de apoiadores especializados, como a EESC jr.
Entretanto há também um conjunto de características básicas dentro de cada setor, comum a todos os seus integrantes, que podem ser discutidas previamente e serão listadas a aqui a seguir:
1) Indústrias:
Muitas vezes as indústrias são vistas como inimigas do meio ambiente em decorrência do histórico das mesmas no planeta e dos diversos transtornos já gerados. Dessa forma, as indústrias caminham cada vez mais para superar tal reputação negativa, integrando a sustentabilidade a seus ideais produtivos.
Medidas que podem ser tomadas para alcançar tais objetivos incluem:
- Adequação a leis e normas ambientais estabelecidas em seu local de atuação, obtendo todos os requisitos legais e documentações exigidas.
- Garantir e respeitar os direitos de todos os seus funcionários, colaboradores e consumidores.
- Dar atenção especial a fornecedores e produtos locais dentro do possível, auxiliando assim a economia de suas proximidades.
- Uma utilização mais consciente dos recursos energéticos, seja com um melhor aproveitamento ou através de energias renováveis como solar, a eólica e a até mesmo a hidráulica.
- Utilização consciente da água.
- Cuidado especial a emissões de gases do efeito estufa.
- Descarte correto dos resíduos gerados.
Uma infinidade de indústrias, muitas delas famosas mundialmente ou com uma credibilidade muito alta, são adeptas e utilizam-se do marketing verde e da sustentabilidade, como exemplo disso temos a Natura. Ela é uma empresa brasileira renomada no setor de cosméticos que faz questão de declarar, sejam em campanhas ou até mesmo em seus produtos, sua aliança com o meio ambiente, o que ajuda a impulsionar ainda mais a mesma perante seus consumidores.
Outra empresa em um ramo completamente diferente ao da brasileira e mundialmente famosa por sua produção sustentável é a norte americana do ramo automotivo Tesla, que promove o desenvolvimento, a produção e a venda de veículos elétricos estando a mesma presente inclusive em rankings mundiais que elegem as empresas mais sustentáveis, como o da Forbes.
2) Eventos e Feiras
Práticas sustentáveis, incluindo o marketing verde, podem se mostrar muito vantajosas ao mercado de eventos e feiras, uma vez que são uma excelente vitrine de divulgação as organizações responsáveis, podendo agregar uma imagem ainda mais positiva aos envolvidos.
Soluções e mudanças que podem ser tomadas para adequar esse setor a sustentabilidade incluem:
- Obter todos os laudos de funcionamento e alvarás pertinentes a realização do evento.
- Checar o cumprimento também de legislações trabalhistas, sociais e antidiscriminatórias.
- Priorizar locais que possam receber e dar suporte a todos os envolvidos e que ao máximo possível ofereçam a possibilidade de usufruir de recursos naturais como a iluminação e a ventilação.
- Dar preferência também a economia local para fornecedores e produtos.
- Utilizar a divulgação digital para o evento, através de mídias ou redes sociais.
- Realizar o gerenciamento de todos os resíduos gerados.
Empreendimentos mundialmente famosos podem ser enquadrados nesse tópico, é o caso do Rock in Rio, um dos maiores festivais de música do mundo, que possui o projeto “Por um mundo melhor”, visando através de mudanças cotidianas, melhorias de vida, entre outras medidas, como o plantio de árvores e o investimento em saúde e educação.
3) Produtos
Existe no mercado uma infinidade de produtos autoproclamados sustentáveis, que muitas vezes fazem questão de deixar isso claro em suas embalagens, entre eles canudos, ecobags e até mesmo materiais de construção como tijolos e telhas considerados verdes.
Um produto sustentável é aquele que dada sua avaliação de ciclo de vida possui o menor impacto ambiental. Contudo, quais características garantem isso? Entre elas podemos citar as seguintes:
- Um produto sustentável deve possuir a maior durabilidade possível.
- Possuir matérias primas sustentáveis, tanto em relação ao meio ambiente como materiais reciclados e reutilizáveis, quanto no seu apelo social e no seu benefício econômico.
- Não conter substâncias prejudiciais a saúde e ao meio ambiente ou tóxicas.
- Ser ecoeficiente, ou seja utilizar menos recursos em sua fabricação.
- Favorecer ao máximo possível pequenos fornecedores e comerciantes e consumidores locais.
4) Serviços
Caracterizado como atividades desenvolvidas para suprir alguma necessidade humana, sem ser algo material, o setor de serviços engloba uma infinidade de práticas, o que inclui desde manutenção em aparelhos eletroeletrônicos até a limpeza e decoração de ambientes. Por ser um mercado tão vasto, é natural e fundamental que tal setor também tenda a se adequar às tendências, incluindo o marketing verde.
Entre as práticas que podem ser desenvolvidas para se atingir a sustentabilidade podemos citar:
- Dar atenção especial a todos os requisitos legais envolvidos.
- Otimizar o uso de recursos, incluindo materiais e utensílios.
- Promover a qualidade de vida e sobretudo o respeito aos direitos de todos os envolvidos.
- Realizar uma gestão financeira saudável, evitando problemas econômicos.
Conclusão
Em todas as organizações citadas pode-se utilizar também de meios como a obtenção de Selo Verde para alavancar ainda mais seus propósitos sustentáveis, além é claro dos já conhecidos 3 Rs, Reduzir, Reciclar e Reutilizar, e dos 4 Ss, aceitação social, satisfação do consumidor, segurança e sustentabilidade.
Segundo pesquisa realizada pela Opinion Box, empresa responsável pela realização de pesquisas de opinião, 55% dos consumidores brasileiros dão preferência por empresas conhecidas por cuidar do meio ambiente, enquanto apenas 9% não se preocupam com a sustentabilidade ao consumir algo, o que confirma a autenticidade do marketing verde para alavancar a imagem de um empreendimento. Leia mais sobre os resultados da Opinion Box!
Por fim ressalta-se que é de suma importância a transparência da empresa, e transmitir tais dados a seus clientes e consumidores se mostra muito vantajoso, sendo fundamental portanto que após colocar em prática todos os ideais sustentáveis se invista em meios para expor os mesmos ao mercado.
Quer implementar o Marketing Verde em sua empresa? Nós da EESC Jr. contamos com um núcleo de Engenharia Ambiental capaz de desenvolver tais medidas e te auxiliar na implementação! Agende uma converse com um de nossos consultores para saber mais e ir adiante com seu projeto!
[av_button label=’Agende agora!’ link=’manually, https://eescjr.com.br/contato’ link_target=” size=’x-large’ position=’center’ icon_select=’no’ icon=’ue800′ font=’entypo-fontello’ color=’orange’ custom_bg=’#444444′ custom_font=’#ffffff’]
Texto escrito por Bianca Soares, consultora do Núcleo de Engenharia Ambiental da EESC jr. – Empresa Júnior de Engenharia e Arquitetura da USP São Carlos.
0 comentários