Blog

UX & UI: Importância do design na agregação de valor
13 de abril de 2020
UX & UI: Importância do design na agregação de valor

Entenda mais de UX & UI e saiba como elas podem ajudar suas vendas

Será que UX/UI é só uma moda passageira? Não, UX/UI ou Experiência do Usuário (UX) e Interface de Usuário (UI) são conceitos que vieram para ficar e têm sido aplicados cada vez mais por desenvolvedores de produtos ao redor do mundo. O termo User Experience (UX) foi cunhado nos anos 90 por Don Norman – um dos maiores gurus do Design, tendo feito carreira na Apple – e logo se difundiu pelas comunidades de desenvolvedores de software.

Demonstra o uso de UX & UI no dia a dia.

Todos nós conhecemos exemplos de produtos ruins com design desastroso, como o Windows Phone e o lacre de copos de água descartável. Como também conhecemos exemplos produtos que fizeram história como a emblemática página inicial do Google, uma visita memorável à Disneyland e o disruptivo iPod. Eles fizeram história garantindo boa experiência do usuária por meio de design, tecnologia, inovação e sobretudo pelo foco no usuário.

Quer entender mais sobre IoT e a como isso pode ser aplicado ao seu negócio? Confira nosso artigo!

O campo de aplicação do design é muito abrangente, podendo ir da criação projetual de utensílios domésticos,  passando por moda, arquitetura e chegando na criação de identidade visual de marcas. O fator que une o UX/UI com todos esses domínios de aplicação do design é o foco no ser humano, no usuário; com a intenção de garantir a usabilidade e a harmonia estética do produto ou serviço.

UX & UI em websites.

Fazer uma boa definição de UX & UI é desafiadora ao querer separar completamente uma coisa da outra, UX depende de UI e vice-versa; comecemos pelo o que há em comum entre eles. A primeira intenção de UX & UI é garantir uma boa experiência ao usuário, experiência essa podendo ser a ida de um pessoa a uma loja de departamento, ou podendo ser a interação de uma pessoa com uma máquina de café ou com um software.

UX & UI são meios de se projetar em que o ser humano está no centro das decisões; assim, para que a experiência seja boa os pontos de contato devem ser naturais, intuitivos e fluídos. Partindo do ponto em comum entre Experiência & Interface de Usuário podemos falar sobre as características individuais deles.

A eletrônica é parte fundamental do nosso dia a dia. Aprenda a usá-la em seu favor!

Experiência do usuário (UX)

Experiência do usuário (UX), de acordo com Don Norman, engloba todos os aspectos da interação do usuário final com a companhia, seus serviços e produtos. Um UX designer projeta como a experiência de interação com o usuário o fará sentir, e também se preocupa em facilitar a tarefa que o usuário terá que fazer naquela experiência.

Ele pensará, por exemplo, como tornar mais fácil a experiência de um usuário ao comprar livros online, ou como tornar mais fácil o processo de encontrar passagens aéreas por meio de uma plataforma web, e até como tornar mais prazeroso o ato de dirigir um carro.

Interface de usuário (UI)

Interface de usuário (UI) trata exclusivamente do ponto de interação do produto com o usuário, na dimensão da estética, da beleza. Enquanto o UX tem uma dimensão de projeto, que pode abordar o mundo analógico, com máquinas e experiências do mundo real, a UI trata exclusivamente da interface digital.

As ferramentas que o UI designer tem em mãos são ferramentas gráficas como cor, tipografia, espaçamento entre letras, imagens, design responsivo etc. Sendo assim, o objetivo da UI é guiar o usuário pela interface do produto, garantindo uma boa experiência. A partir dos conhecimentos sobre arquitetura da informação, design visual e design de interação, o designer de UI escolherá como organizar a disposição das informações ao usuário.

Conheça algumas ideias de sucesso sobre aplicativos mobile aplicadas ao empreendendorismo!

Você deve estar se perguntando, entretanto, “Como que UX/UI agrega valor ao meu negócio ou ao meu produto?”. Pois bem, a Amazon fez um estudo e concluiu-se que a probabilidade de efetuar uma venda cai em 1% a cada décimo de segundo que uma página demora para carregar no celular.

E o que isso tem a ver com o UX/UI? O designer de UX deve saber como melhorar a experiência dos usuários em diversos aspectos.  Exemplificando, deve saber que plataformas mobile precisam ser otimizadas para mobile, a fim de se obter um carregamento mais dinâmico.

Uma plataforma web deve ser pensada para se comunicar o que é relevante, portanto deve permitir a inserção de dados de forma facilitada ao usuário. Para mais dicas sobre técnicas para ter um melhor site mobile acesse esse documento feito pela Google.

 UX & UI em smartphones.

 

Como a EESC jr. lida com UX & UI em seus projetos?

Como procuramos sempre entregar projetos com a melhor qualidade para nossos clientes, desde o primeiro contato do cliente até a entrega do projeto aplicamos conceitos de UX. Sendo algumas das abordagens:

  1. Primeiro o cliente chega com sua ideia de projeto. Então, um consultor da EESC jr. busca modelar o projeto partindo de questionamentos sobre como será a interação dos usuários com o sistema;
  2. Usamos ferramentas de prototipação de interface para projetos de software mobile ou plataforma web, como o AdobeXD, a fim de validarmos a ideia da equipe de UX com nosso cliente;
  3. Aliamos metodologias ágeis de desenvolvimento, como Scrum,  com UX/UI. Uma vez que no Scrum o foco de cada Sprint é o alinhamento das necessidades do cliente com o que foi entregue por nossos Desenvolvedores. Assim, entregamos partes do projeto que nosso cliente pode testar em campo, validando se a solução implementada é a que melhor funciona para sua realidade;
  4. Oferecemos pesquisa de mercado, através de empresas parceiras, para validação do mercado do projeto a ser desenvolvido. Para garantirmos que o projeto a ser desenvolvido terá adesão do público, e de acordo com os dados gerados por essa pesquisa o designer UX pode ter insigths sobre como adequar o projeto às reais necessidades dos possíveis usuários.

Se interessou? Agende um diagnóstico gratuito com a EESC jr. e converse com um dos nossos consultores para saber mais!

[av_button label=’Agende agora!’ link=’manually, https://eescjr.com.br/consultoria-em-engenharia-de-computacao/’ link_target=” size=’x-large’ position=’center’ icon_select=’no’ icon=’ue800′ font=’entypo-fontello’ color=’orange’ custom_bg=’#444444′ custom_font=’#ffffff’]

Texto escrito por Matheus Fonseca Piris, consultor do Núcleo de Tecnologia da EESC jr. – Empresa Júnior de Engenharia e Arquitetura da USP São Carlos.

Caroline Kanehira

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Produção & Ambiental

Categorias