Blog

Descubra como as Vending Machines podem ajudar em suas vendas e alavancar o seu negócio!!
29 de abril de 2021
Descubra como as Vending Machines podem ajudar em suas vendas e alavancar o seu negócio!!

O que são vending machines e como elas funcionam? Quais produtos podem ser vendidos nesse tipo de máquina? Quais são os benefícios de uma vending machine? Como desenvolver uma máquina para o meu tipo de serviço? Continue lendo para entender mais sobre o assunto.

O que são Vending Machines?

Vending machines são, como o próprio nome já diz, máquinas de venda autônomas. Nelas, a mercadoria pode ser vendida 24 horas por dia, 7 dias por semanas, sem exceção e sem a necessidade de interação entre vendedor e cliente — é apenas o usuário e a máquina.

Vending machine

Portanto, são instrumentos de venda simples e rápido, no qual o usuário consegue escolher o produto e realizar a compra em questão de segundos. Com um layout bem expositivo, o pagamento pode ocorrer de diferentes formas, como dinheiro, cartão ou até mesmo um QR Code lido pelo smartphone.

O abastecimento da vending machine acaba se tornando a única preocupação do fornecedor. As máquinas possuem sensores que fazem essa comunicação entre o abastecedor e o estoque que ainda está disponível no equipamento, podendo assim ser facilmente reposto.

Quer saber um pouco mais sobre o desenvolvimento de uma máquina? Clique no link e acesse o artigo exclusivo!!

O que pode ser vendido nesse tipo de negócio?

Os tipos de vending machine podem variar muito, indo desde alimentos como snacks, refrigerantes, cafés, até equipamentos eletrônicos como fones de ouvido, power banks e cabos. Existem também aquelas que fornecem produtos de higiene pessoal ou até mesmo flores.

Vending machine

Tudo depende de onde o equipamento vai ficar exposto, que vai de acordo com o tipo público que o vendedor deseja alcançar. As vending machine são normalmente usadas por pessoas que precisam de algo, no entanto, não tem o tempo para se deslocarem até uma loja específica daquele produto.

Desta forma, entende-se por que esse tipo de equipamento é mais facilmente encontrado em lugares cotidianos, onde há uma grande circulação de pessoas, como estações de ônibus ou metrô, aeroportos, corredores de escritórios e até hospitais.

Vending machine

Variações nas vending machines:

Como a variedade de produtos que podem ser vendidos em uma máquina automática são quase que infinitos, algumas especificações internas são alteradas com base nas necessidades das mercadorias.

As mudanças consideradas são principalmente em relação a temperatura, se os produtos precisam se manter gelados ou quentes. Além disso, no caso de aparelhos eletrônicos, existe o cuidado para que a queda da prateleira não seja muito brusca para não danificar o produtor.

Venda de refrigerante da Pepsi e da Coca-Cola

As máquinas que fazem café ou pipoca, por exemplo, também possuem um mecanismo interno um pouco mais complexo do que uma vending machine de snacks que apenas empurra a embalagem para o vão aonde o usuário retira o produto.

Os benefícios nas máquinas de vendas automática:

Este tipo de negócio oferece inúmeras vantagens ao proprietário que possui uma visão empreendedora, por ser um uma forma de venda com horário flexível para as reposições.

Um fator bem positivo é o fácil gerenciamento, levando em conta que não requer funcionários ligados à venda, o que já diminui significativamente a burocracia de uma empresa de vendas. Assim, a vending machine tem um custo-benefício consideravelmente bom se comparado a um quiosque tradicional.

Pensando nisso, adiciona-se que a expansão da marca acontece mais rapidamente, já que só é preciso encarregar responsáveis pelo abastecimento em diferentes regiões, que serão acionados com base nos sensores já existentes no mecanismo.

No quesito marketing, a sua máquina fala por si. É um ótimo expositor da sua marca, que pode alcançar um grande público de acordo com o local de exposição, diminuindo custos com publicidade.

Comprando em uma máquina de compras

 Como desenvolver minha própria vending machines?

Partindo do princípio que o produto a ser oferecido é uma ideia viável para este tipo de venda, é preciso realizar um estudo para reconhecer o público-alvo e entender qual seria o melhor lugar para que o equipamento fosse instalado com base nas demandas do usuário. 

Antes de pensar em desenvolver uma vending machine é essencial um estudo de viabilidade para que seus investimentos sejam assertivos. Clique no link e acesse nosso artigo!!

O estudo também abrangeria qual seria a interface ideal para a melhor interação do seu produto com o cliente. Entende-se que quanto mais acessível e inovador o produto seja, mais ele torna-se mais atrativo para o cliente, atingindo assim pessoas além do público-alvo, que acabaram se interessando pela marca.

Como podemos ajudar?

A EESC Jr. possui profissionais qualificados e com experiência no desenvolvimento de vending machine personalizadas para desenvolver a sua própria vending machine. Dessa forma, podemos encontrar uma solução que atenda a sua demanda da melhor forma possível. Ficou interessado? Clique no botão abaixo e agende um diagnóstico gratuito!

Texto escrito por Raquel Telesse, consultora do núcleo de Engenharias Mecânica e Mecatrônica da EESC jr. – Empresa Júnior da USP São Carlos.

Caroline Kanehira

2 Comentários

  1. Bárbara

    Bom dia!

    Estou com um projeto para o desenvolvimento de uma vending machine de pizza, de que forma vcs podem me ajudar?

    Responder
    • Caroline Kanehira

      Olá, Bárbara! Entre em contato conosco pelo formulário do nosso site. Estamos à disposição para conversarmos com você!

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Produção & Ambiental

Categorias