Blog

Selo Verde: tudo que você precisa saber!
18 de maio de 2021
Selo Verde: tudo que você precisa saber!

O que é selo verde?

O selo verde é uma certificação voluntária que identifica produtos, empresas e serviços que se desenvolvem de forma sustentável (processos e organizações que possuem reduzidos impactos ambientais e preocupações com o desenvolvimento social).Portanto, ele serve como orientação para os consumidores que desejam consumir produtos ambientalmente e socialmente corretos

O que é a ISO 14020?

A ISO é sigla para International Organization for Standardization (Organização Internacional de Padronização). Essa instituição tem o papel de normalizar serviços e produtos, a partir da criação de normas e requisitos. Desse modo, o resultado são ferramentas capazes de regulamentar produtos e serviços de forma a atender as necessidades dos clientes e a ganhar sua confiança.

Nesse contexto, a ISO 14020, também conhecida como Programa de Rotulagem Ambiental, trata das normas acerca dos rótulos e declarações ambientais e seus princípios básicos. Assim, sendo o selo verde um rótulo ambiental, ele se enquadra nessas normas, e seus princípios e critérios são orientados por esse programa.

Quais são os tipos de selo verde?

A ISO 14020 define três tipos de selos verdes: 

  • Tipo I: certificação concedida por entidade terceira com base na análise de múltiplos critérios, baseados em informações técnicas claras e confiáveis. Dessa maneira, a ISO 14024 traz mais detalhes sobre os princípios e procedimentos para a Rotulagem ambiental tipo I, orientações para o desenvolvimento dos programas de rotulagem e critérios a serem avaliados. Aqui estão alguns exemplos:
Exemplos de selo verde
  • Tipo II: autodeclarações ambientais da própria empresa a respeito do produto. Sendo assim, a ISO 14021 trata das Diretrizes, definição e uso de termos das Autodeclarações ambientais, que dá permissão a divulgação dos benefícios socioambientais do produto. Além disso, a norma também trata sobre um método avaliativo de verificação das declarações selecionadas, de forma a evitar o greenwashing e o exagero.

Exemplos: “Produto Natural”; “Não Poluente”; “Reciclável”; “Sem geração de fumaça”; “Reciclável”; “Ético”; “Isento de petróleo”; “Isento de pesticida”; “Uso eficiente de energia”; “Socielamente responsável”; “Não corrosivo”; “Reutilizável”; “Uso eficiente de recursos”; “Compostável”; “Produto de longa vida”; entre outros…

  • Tipo III: fornecimento de informações que quantificam características do produto, envolvendo a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV), sendo mais completo que os selos Tipo I. Além disso, os selos tipo 3 envolvem terceiros e exigem um estudo mais complexo. Desse modo, a ISO 14025 se trata dos Princípios e procedimentos da Rotulagem ambiental tipo III.
Selo de economia de energia

Quais são os benefícios do selo verde para a sua empresa?

Redução dos custos

Para obtenção do selo verde, é preciso utilizar práticas de redução de uso de recursos ambientais. Por exemplo, redução de água, energia, embalagens… A consequência disso é a redução do desperdício e assim dos custos. 

Se destacar na concorrência e ganhar competitividade

O mundo atual conectado permite que os clientes pesquisem mais, criando-se assim um ambiente de grande concorrência onde ter um diferencial é essencial. Além disso, a preferência por produtos e serviços mais amigáveis ao meio ambiente e a sociedade tem sido cada vez mais presente no dia a dia dos consumidores. Assim, um selo verde pode ser o diferencial da sua empresa, melhorando sua imagem e podendo a destacar na concorrência e atrair mais clientes

Credibilidade no mercado

Primeiramente, além de poder se destacar entre outros produtos e concorrência, a obtenção do selo verde pode dar mais credibilidade e visibilidade à empresa e ao serviço no mercado. Por fim, o selo verde pode abrir portas a mercados nobres e melhorar exportações, podendo, inclusive, melhorar o valor da empresa na bolsa de valores.

Fortalecer a cultura de sustentabilidade em sua empresa

A obtenção do selo verde envolve o desenvolvimento e adoção de práticas sustentáveis. Desse modo, o próprio processo de retirada do selo em si põe o assunto em evidência na empresa. Além disso, é possível fortalecer uma cultura socioambiental no ambiente do empreendimento, valorizando a diminuição de desperdícios e crescendo valores empresariais.

Com o aumento da busca por produtos sustentáveis, o marketing verde é uma das principais estratégias para a atração de novos clientes. Saiba mais clicando no link!!

4 passos para conseguir o selo verde

1- Diagnóstico da demanda e seleção do melhor selo verde

Primeiro é importante saber os objetivos e propósito desejados a ser atingidos com o selo, assim como a verificação da categoria em que se encaixa e os selos disponíveis e sua credibilidade. A partir disso, então é possível realizar a análise de qual selo seria mais adequado ao seu negócio, produto ou empresa.

2- Pesquisa dos critérios necessários e exigidos pelo selo em questão

Tendo o conhecimento do selo desejado, o próximo passo é se informar de todos os critérios e adequações necessárias para que se consiga retirar a certificação. Cada selo tem suas exigências próprias e específicas, estar com todas em linha é essencial para obtenção do selo verde em questão.

3- Ajustes e adequação

Sabendo tudo que é necessário para obtenção do selo verde, o próximo passo é analisar em sua empresa, mantendo o que está de acordo e melhorando o que precisa se adequar. Com base nas necessidades faltantes para estar em acordo com todos os critérios, elabora-se procedimentos que permitam que se enquadre nos padrões necessários.

4- Certificação

Finalmente, com tudo em ordem, é possível retirar a certificação do selo com a instituição terceira responsável, a partir do procedimento exigido pela entidade em questão. Qualquer possível falta de adequação a algum critério pode ser corrigido analisando as possíveis soluções e implementando-as ao seu negócio.

Como a EESC jr. pode te ajudar na obtenção do selo verde?

Como visto anteriormente, o processo de obtenção do selo verde envolve diversas etapas que necessitam de pesquisas, análises e possíveis procuras de soluções. Nesse contexto, a EESC jr. pode te ajudar no passo a passo do processo, realizando a análise do melhor selo, do seu processo empresarial e/ou ciclo de vida do seu produto, ajuda na procura de soluções para adequação dos critérios… Podemos te dar o suporte e orientação para, assim, conseguir o selo verde que vai dar o diferencial a sua empresa, fazê-la crescer no mercado e em seus valores socioambientais. Marque uma reunião gratuita e sem compromisso!!

Texto escrito por Natália Carvalhinho Windmöller, Consultora do Núcleo de Engenharia Ambiental da EESC jr. – Empresa júnior de Engenharia e Arquitetura da USP de São Carlos.

Caroline Kanehira

2 Comentários

  1. Felícia Lima

    Boa tarde,

    gostaria de entender melhor como funciona esses selos e qual melhor se encaixaria na empresa.

    Responder
    • Caroline Kanehira

      Olá, Felícia!

      Para mais detalhes sobre Selo Verde, preencha o formulário em https://eescjr.com.br/quem-somos/#contato ou entre em contato pelo botão do WhatsApp que está no canto inferior direito do nosso site!

      Estaremos à disposição para te atender!

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Produção & Ambiental

Categorias