Blog

Realidade Aumentada e o Futuro da Construção Civil
23 de agosto de 2022
Realidade Aumentada e o Futuro da Construção Civil

Você provavelmente já deve ter escutado alguma vez a sua família ou amigos falando sobre realidade aumentada, mas você sabe o que significa esse termo e a gama de possibilidades atrelados a ele?

Principalmente no que diz respeito à construção civil (uma das ciências mais antigas e menos inovadoras do mundo), o impacto dessa tecnologia vem agregar e aprimorar processos dentro dos canteiros de obra e de nossas casas.

Neste artigo, explicamos tudo o que você precisa saber sobre essas mudanças!!!

O que é Realidade Aumentada?

A tecnologia da realidade aumentada, também chamada simplesmente como RA, pode ser entendida como uma técnica de sobreposição de objetos virtuais no campo de visão de um ambiente real por meio de algum aparelho digital.

Na prática, isso significa que por meio dessa tecnologia é possível utilizar as câmeras dos dispositivos do nosso dia a dia, como celulares e tablets, para ver informações completamente digitais posicionadas virtualmente sobre os lugares em que estamos e frequentamos. 

Como as informações e objetos virtuais são informações complementares, que não se encontram no espaço de verdade, podemos considerar que eles “aumentam” o mundo real. Dessa forma, é criado o termo “Realidade Aumentada”, pensando nessa técnica específica de sobreposição do virtual em uma base real.

Já vimos que a realidade aumentada é acessível por smartphones, sendo uma tecnologia que muitos podem explorar. Mas quais outros dispositivos podem ser usados para isso?  

Principais dispositivos utilizados

Para colocar toda essa inovação em prática, alguns dispositivos e softwares são essenciais. Dentre os mais comuns, temos:

  • Óculos 3D: os óculos são responsáveis por criar o ambiente em 3D e levar o usuário para onde ele quiser;
  • Sensores de Manipulação: para maior precisão e consequentemente, uma imersão mais realista, utilizam-se sensores capazes de capturar o movimento de todas as partes do corpo do usuário;
  • Aplicativos de celular: hoje, há milhares de apps que fazem uso da realidade aumentada, em inúmeras áreas, seja para construção civil, como o Augin, ou até para entretenimento e games, como o Pokémon Go. 

Além disso, há ainda tecnologias que ainda estão sendo implementadas em outros países, e que em breve devem chegar ao Brasil em breve, como o DAQRI Smart Helmet, que se configura como um capacete que permite a visualização de projetos e modelos 3D em realidade aumentada. Desse modo, é possível comparar o trabalho em andamento com o projeto original e manter o andamento do trabalho em sintonia.

Trabalhadores utilizando o DAQRI Smart Helmet para visualização em obra. Fonte: Dezeen.

Quais são as aplicações na construção civil?

Existem diversas aplicações para essa tecnologia na área da construção, as principais delas são:

Tours Virtuais

Através dessa função é possível não somente apresentar o projeto final  para o cliente, mas fazer com que ele se sinta dentro da edificação.

Auxílio em Canteiros de Obras

Atualmente, há aplicativos disponíveis no mercado que exibem o passo a passo dos procedimentos a serem realizados, e auxiliam na compatibilização entre projetos, diminuindo a ocorrência de erros, e consequentemente, de gastos inesperados.

Design de Interiores

Dúvidas em qual móvel utilizar, qual cor adotar e qual a melhor disposição das peças no ambiente são muito comuns durante projetos de design de interiores. Dessa forma, através da realidade aumentada, a decisão para o cliente será muito mais fácil, uma vez que o usuário pode visualizar os elementos novos virtuais no ambiente real, obtendo uma noção exata de como eles ficarão após a execução.

Há ainda uma gama de possibilidades inexploradas e que devem ser aprimoradas nos próximos anos, trazendo ainda mais utilidades à realidade aumentada.

Fonte: i.blogs.

Como essa tecnologia impactará o mercado nos próximos anos?

A realidade aumentada, pensando na realidade de obras, está fortemente relacionada ao aprimoramento de seus processos por meio da integração do projeto do edifício com a real situação do canteiro de obras. Dessa forma, com as aplicações citadas no item anterior, será possível evitar incompatibilidades, reduzir tempo gasto com possíveis dúvidas na leitura do projeto, minimizar erros construtivos de forma geral e, consequentemente, trazendo uma economia na construção muito maior. Tendo em vista a construção de grandes obras como conjuntos habitacionais, edifícios de grande porte, usinas e barragens dentre outros, a economia alcança facilmente a casa de milhões de reais.

Além da parte econômica, uma das possibilidades tratadas e que já demonstra ter resultados é a possibilidade de modelagem do interior das nossas casas. Através de aplicativos os quais permitem a visualização prévia da mudança que gostaríamos de fazer ou da mobília que gostaríamos de comprar, uma experiência melhor é dada à nossa jornada de compra, resultando em novos hábitos de consumo da população; hábitos os quais passam a ser um novo fator a ser estudado e trabalhado dentro das empresas e seus serviços. 

Quer aplicar essa tecnologia em seu projeto?

E você, agora que viu todas as vantagens da realidade aumentada para construção civil, quer aplicá-la sem seus projetos? Nós podemos te ajudar!

A EESC Jr. atua há mais de 30 anos levando soluções de arquitetura e engenharia com excelência USP aos nossos clientes. Além disso, a empresa conta com profissionais certificados em softwares de Realidade Aumentada, o que nos confere know-how necessário para implementar a tecnologia à qualquer projeto.

Clique abaixo e faça um orçamento conosco, será um prazer atendê-lo!

Texto escrito por João Vítor Ferreira de Oliveira, Eduardo Galbes Breda de Lima e Pedro Henrique de Lima Bertoli, consultores do Núcleo de Engenharia Civil e Arquitetura da EESC jr. – Empresa Júnior de Engenharia e Arquitetura da USP de São Carlos.

Postado por:

Caroline Kanehira

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Produção & Ambiental

Categorias