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Matriz QFD: como utilizar no desenvolvimento de produtos
17 de dezembro de 2020
Matriz QFD: como utilizar no desenvolvimento de produtos

Criada no Japão a ferramenta Quality Function Deployment (QFD) ou Desdobramento da Função da Qualidade vem pra revolucionar a forma como se desenvolve um produto. Seu uso tem como princípio a melhoria de qualidade, essa se dá através da escuta do usuário e aplicação dos resultados ao processo, a fim de prever qualquer erro que possa surgir no produto final. 

Atualmente no processo desenvolvimento de produto, um dos desafios é a gestão de qualidade, ou seja, desenvolver algo de qualidade e agregar valor ao produto final, gerando maior competitividade no mercado. Assim, o uso de QFD vem como uma solução para esse obstáculo. 

O que é o QFD?

A técnica traça aspectos qualitativos que o usuário explicita e os transforma em medidas qualitativas. Assim, a partir do que o usuário final espera do produto, é metrificado o processo de Voz do cliente (VoC). Resultando na incorporação e otimização do processo de concepção do produto. 

Dessa maneira, o processo organizacional do QFD estabelece uma ordem entre as necessidades do usuário que serão atendidas, considerando as respostas e em como será incorporada no processo.

Dentro do processo de manufatura o uso da ferramenta é bem amplo. Uma vez que cobre desde a controle e processo de produção, logística, estocagem, entre outras áreas do mapa de fluxo de valor.  

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Como Usar QFD

Divido em 4 etapas principais, o processo garante a visão completa do sistema de produção. As etapas são: Planejamento do produto, Projeto de componentes/produto, Planejamento do processo e Planejamento do controle do processo.

1. Planejamento do produto

Primeiramente, é preciso montar a matriz QFD. Essa etapa também é chamada de “Casa de Qualidade”, pelo formato que ela apresenta. Dessa maneira, a partir das etapas apresentadas, a matriz é composta como na exemplificação abaixo. 

casa de qualidade
Fonte: Kitemes.

As micro etapas são as seguintes: 

  1. Anotar as necessidades do cliente
  2. Transformar a VoC em CCR (Requisitos Crítico do Cliente) 
  3. Pontuar a matriz de inter-relação
  4. Comparar seu desempenho com concorrentes
  5. Pontuar a matriz de correlação
  6. Analisar os alvos prioritários

Quer saber mais sobre essas micro etapas? clique aqui.

2. Projeto de componentes/produto

Assim que achados, transformados e ordenados os aspectos necessários para o cliente, inicia a etapa de tirar o produto do papel e analisar a aplicabilidade considerando os aspectos encontrados na fase anterior, garantindo a qualidade, visando a produção (engenharia de produto).

3. Planejamento do processo

Essa etapa consiste em analisar o processo e otimizar de acordo com o resultado obtidos nas fases anteriores, sempre presando pela qualidade. Por isso, o processo define como o produto vai ser produzido, transportado, estocado, os recursos necessários, ordem de produção etc. 

4. Planejamento do controle do processo

A última etapa consiste na gestão dos processos, uma vez estabelecidos é necessário ter com que cada passo do processo de fabricação ocorra de acordo com o pensado, daí surge a necessidade do monitoramento das partes, tendo importância para o gerenciamento total da qualidade. Um exemplo muito adotado pelas empresas hoje é o Six Sigma.

Aplicação dentro da EESC jr.

Com todos os benefícios que essa ferramenta agrega, aplicamos em diversos serviços, seja apenas uma etapa ou a técnica inteira. Além, de englobar diversas engenharias presente na empresa, como materiais, produção e mecânica. 

No desenvolvimento de um produto ou processo, utilizamos diversas ferramentas de forma a buscar sempre entregar a solução mais completa e de qualidade para o cliente. 

Texto escrito por Guilherme Sauchuk, consultor do Núcleo de Engenharia de Materiais da EESC jr. – Empresa Júnior de Engenharia e Arquitetura da USP São Carlos.

Caroline Kanehira

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