Blog

Certificação ISO 14001: saiba tudo sobre
11 de maio de 2022
Certificação ISO 14001: saiba tudo sobre

Importância da ISO 14001

A ISO 14001 trata dos principais requisitos para as empresas identificarem, controlarem e monitorarem seus aspectos ambientais, através de um sistema de gestão ambiental. A criação da norma foi importante para o desenvolvimento e manutenção de Sistemas de Gestão Ambiental (SGA) em empresas de forma padronizada, servindo de base para a readequação em busca do desenvolvimento sustentável e da preservação ambiental de acordo com práticas utilizadas internacionalmente.

Diferencias de uma empresa com a ISO 14001

O gerenciamento ambiental e a implementação de certificações também são instrumentos de competitividade e diferencial. A empresa que busca esta certificação demonstra preocupação com as causas ambientais. As certificações ambientais são as responsáveis por atestar que a empresa está em conformidade com bons padrões ambientais, dando mais segurança na hora de efetivar uma venda e melhorando a imagem da marca no mercado.

Impacto da certificação ISO 14001 nas empresas

O investimento em SGA e na certificação ISO 14001 por organizações, além de seu uso correto, são importantes passos para a responsabilidade ambiental e o desenvolvimento sustentável. A partir desta iniciativa, que garante aos consumidores que a empresa está em conformidade com padrões ambientais, as empresas podem aumentar o fluxo de vendas e manter sempre a qualidade dos processos produtivos estipulados pela ISO, impulsionando os indicadores e gerando ótimos benefícios para o negócio, além de reduzir os custos operacionais através da otimização de recursos, tais como água, energia e matérias-primas.

A ISO 14001 contém requisitos de gestão baseados no processo dinâmico e cíclico do PDCA (planejar, implementar, verificar e analisar criticamente) de forma a promover a melhoria contínua do sistema. A associação do método PDCA com a norma NBR ISO 1400 se dá a partir dos seguintes processos/atividades:

  1. Planejar: definição da política ambiental, impactos ambientais e metas ambientais;
  2. Executar: implementação do SGA e documentação, treinamento;
  3. Verificar: auditorias ambientais e avaliação de desempenho ambiental e
  4. Agir: ações de melhoria contínua.
Essa imagem mostra, ao fundo, terra com folhas por cima, e na frente, uma mão segurando uma muda de uma planta.

Por que contratar empresas com esta certificação?

Contratar empresas que possuem a certificação da norma ISO 14001 é mais um diferencial na hora de verificar se os serviços ou produtos prestados estão em conformidade com os requisitos de qualidade e sustentabilidade do próprio cliente, além de legislações ambientais.

Utilização da norma na prática

No mundo, existem mais de 250 mil certificados, fortemente concentrados na Europa e no leste asiático. No Brasil, a adoção da ISO 14001 vem aumentando continuamente nos últimos anos, indicando amadurecimento das questões ambientais empresariais na direção de uma gestão sustentável. Na última pesquisa realizada pela ISO (2010), o país destaca-se entre os 10 países com maior aumento no número de certificações, com mais de 4.000 certificados emitidos.

Os setores com maior número de certificações são o de serviços, o automotivo, o de metalurgia e o químico. Considerando os impactos ambientais de cada setor estabelecidos na Lei 10.165/2000, apenas o de metalurgia e o químico enquadram-se como atividades de alto impacto ambiental, demonstrando que a preocupação ambiental também está muito forte em setores de médio e pequeno impacto.

Passo a passo para implementar na sua empresa:

Essa imagem mostra um carimbo escrito "ISO 14001 Certified" carimbando em um papel.

1º passo – Definir objetivos.

É preciso ter em mente o que deseja alcançar com a ISO 14001. E para isso é importante que o corpo gestor da organização saiba claramente quais objetivos são pretendidos com esta norma, isto porque será feito um investimento de recursos e de tempo na sua implementação. Deverão ser estabelecidos objetivos claros como: zerar o passivo ambiental, ter 100% de conformidade à legislação ambiental, conseguir o contrato X de um cliente que exige certificação e etc.

2º passo – Obter a confiança da alta gestão para se ter apoio e um SGA eficiente e comprometido com o processo

Sem a confiança da alta gestão da empresa, dificilmente um projeto de implementação da ISO 14001 obtém sucesso. Isto porque a nova versão da norma envolve muito a alta direção, uma vez que trata a questão ambiental como parte da estratégia organizacional. Sem pelo menos um integrante da alta direção ativamente envolvido no projeto, é difícil que ele obtenha sucesso.

3º passo – Obter perspectiva dos processos e sistemas existentes que influenciam no impacto ambiental, ajudando a identificar eventuais falhas

Este último passo já é parte do processo de implementação da norma. Ele deverá considerar todos os tópicos da norma e identificar quais pontos não estão sendo atendidos, estes pontos são as falhas a serem tratadas ao longo da execução do plano de implementação. 

O processo de implementação da ISO 14001 é bastante parecido com o das demais normas do sistema ISO. A empresa executa um diagnóstico para entender o nível de atendimento a cada requisito, posteriormente ela cria um plano de ação para atender aos requisitos identificados com não conformidades e por último, após a execução de todo o plano, a auditoria externa atestará se a implantação da norma foi bem sucedida.

Quando a empresa está se certificando pela primeira vez, a auditoria externa realiza as pesquisas e dá à empresa um prazo para corrigir eventuais pendências identificadas. A empresa, corrigindo estas pendências dentro do prazo, recebe o certificado. Dentro de um ano, pode ser realizada uma auditoria de manutenção e se espera que, até a recertificação, a empresa mantenha seu SGA e busque a melhoria contínua, um preceito da norma.

Precisa de ajuda com a implementação da ISO 14001 na sua empresa? 

Todas as pessoas da EESC jr.

Não se preocupe, a EESC jr. pode te ajudar! Fazemos todo o processo de implementação da ISO 14001 na sua empresa, a manutenção da certificação e sua respectiva renovação, visando o melhor para a você e sua organização. Agende um diagnóstico conosco!

Texto escrito por Julia Paschoal Lopreto, Consultora do Núcleo de Engenharia Ambiental da EESC jr. – Empresa Júnior de Engenharia e Arquitetura da USP São Carlos.

Caroline Kanehira

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Produção & Ambiental

Categorias